Mandriva se recupera com controladores russos, a distro continua

A Mandriva foi comprada por um grupo russo, NGI, que anteriormente já havia comprado uma pequena parte da empresa (5%). Com isso até um post no blog oficial da Mandriva foi feito, porém sem dar detalhes da aquisição, falando apenas do futuro da empresa e da distro de mesmo nome.

O post deixa claro que o Mandriva pretende ser A MELHOR DISTRIBUIÇÃO COM KDE DO MUNDO (em negrito e em maiúsculas no anúncio), sendo fácil de usar, estável, cheia de recursos e com excelentes traduções. O foco do grupo está na Europa e BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China). Com isso a distro não morrerá, a empresa se recupera de uma situação difícil.

A Mandriva ainda divulga alguns dados interessantes, como o número de desenvolvedores. O sistema conta com 7 desenvolvedores no Brasil (espera ter 20 até o ano que vem) e 5 na França. Na Rússia cerca de 15 pessoas participarão do projeto em áreas de testes e QA.

Os objetivos do sistema pretendem continuar sendo uma distro competitiva e fácil de usar, abrangendo inclusive detalhes em pauta como tablets, computação em núvem, etc. A loja virtual da Mandriva também será expandida. Alguns boatos foram desmentidos, como a mudança de RPM para DEB e alterações no Cooker, além do maior de todos, de que a distro estava condenada à morte. Vida longa ao Mandriva!

Ah, um outro assunto relevante, é sobre o fork anunciado por ex-desenvolvedores, o Mageia. Os colaboradores do projeto já passam de 50. Resta saber como será a distro e qual será sua relação com o Mandriva oficial, já que o Mandriva continuará a ser desenvolvido.

Veja ainda o anúncio oficial em português.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X