Mageia: fork do Mandriva

A situação da Mandriva não é das melhores. Muitos afirmam que a distro não vai acabar, mas toda essa onda de preocupação, demissões e incertezas deixam o Mandriva Linux numa situação embaraçosa, sem tantas esperanças. Entre os desiludidos estão inclusive ex-funcionários, desenvolvedores demitidos, além de inúmeros colaboradores, que não trabalhavam para a empresa mas ajudavam a desenvolver e testar o sistema. Seria o fim de uma das maiores distros, conhecida especialmente pelo Mandrake, e no Brasil pela fusão com a Conectiva?

Se é o fim ou não, não se sabe. Os ex-funcionários e colaboradores não querem largar o que fazem, isso é certo. Estão unindo esforços para compor um fork do Mandriva, uma continuação do sistema no ponto em que ele está, sem depender da empresa por trás da distro.

Com isso foi anunciada a Mageia. Um fork do Mandriva com espírito de comunidade. Segue trecho do anúncio:

Paris, 18 de setembro de 2010

Como você deve ter ouvido falar, o futuro do Mandriva Linux é incerto.

A maioria dos empregados que trabalhavam na distribuição foram demitidos quando a Edge-IT foi liquidada. Nós não confiamos mais nos planos da Mandriva SA e não acreditamos que a empresa (ou qualquer outra empresa) seja um porto seguro para tal projeto.

Muitas coisas aconteceram nos últimos 12 anos. Algumas foram muito boas: a comunidade em torno do Mandriva Linux é grande, motivada e experiente, a distribuição se tornou uma das mais populares e premiadas, fácil de usar e inovadora. Alguns outros eventos tiveram consequências realmente muito ruins, que fizeram as pessoas ficarem não tão confiantes quanto a viabilidade de sua distribuição favorita.

As pessoas que trabalham nisto apenas não querem ser dependentes da economia flutuante e errática, e os inexplicáveis movimentos estratégicos de uma empresa.

Fork do Mandriva Linux? Sim!

Fazer um fork de um projeto de código aberto existente nunca é uma decisão fácil de ser tomada, e fazer um fork do Mandriva Linux é um trabalho imenso.

Isto não foi uma decisão impulsiva. Nós todos conversamos: ex-empregados, contribuidores do Cooker e a comunidade de usuários. Nós coletamos opiniões e reações nas últimas semanas pois precisávamos de algum tipo de acordo global e garantias para uma base inicial antes de seguirmos adiante.

Acreditamos que um fork é a melhor solução e decidimos criar uma nova distribuição: Mageia.

Eles ainda estão nos passos iniciais, definindo algumas coisas de como será a continuação. Mais detalhes sobre isso devem aparecer em breve.

Tomara que dê certo para continuar com os ideais da distro, mesmo sabendo que chegamos num nível onde não é mais necessário ter tantas distribuições. Acontece que o Mandriva não era uma distro pequena, não era “só mais uma” como tantas outras que nascem e não duram um mês, era algo tradicional que sempre teve o foco em “ser fácil de usar”, e seria muito chato ver o sistema “morrer”. Pela quantidade de gente envolvida é capaz que dê certo, mas só o tempo mesmo poderá dizer.

Site do grupo (e da distro, futuramente): http://mageia.org/

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X