Logo Hardware.com.br
Lord Enigm@
Lord Enigm@ Zerinho Registrado
5K Mensagens 642 Curtidas

Software de rastreamento da Phorm por provedores brasileiros não passa desapercebida.

#1 Por Lord Enigm@ 02/04/2010 - 21:56
Introdução sorrateira do software de rastreamento da Phorm por provedores brasileiros não passa despercebida.



O acordo realizado pela empresa norte-americana Phorm com diversos provedores de acesso brasileiros (Oi,UOL. Ig, Estadão e Terra), tratado em post anterior, começa a dar mostras de que não passará desapercebido e que a reputação no mínimo duvidosa de que a empresa goza no exterior pode acompanhá-la na sua vinda ao Brasil.


O colunista Elio Gaspari, em texto publicado hoje (31/03/2010) e intitulado “A trapaça do rastreador Oi na Velox” [acesso pago], enfatiza a forma como uma ferramenta de rastreamento, que pode apresentar problemas para a privacidade dos usuários, é ativada automaticamente pela Oi para os seus clientes, que não recebem informações suficientes sobre suas características afora o habitual discurso ufanista sobre suas vantagens. Segue trecho:
"A Oi trapaceia na maneira como oferece o “Navegador”. O sujeito liga a máquina, aciona o Velox e vê uma tela que lhe apresenta a “facilidade” (em relação a quê?). A lisura recomendaria que a empresa mencionasse, de saída, a função rastreadora do “Navegador”.
Até aí, manipulam a comunicação. No lance seguinte, recorrem a uma pegadinha para capturar clientes. Quando a tela do “Navegador” aparece, o mimo é oferecido com o aviso de que ele “já está ativo”. A tela do “Navegador” permite que o consumidor desative a ferramenta, mas não é assim que se faz. Uma pessoa não pode ser obrigada a desativar algo que não solicitou."
Matéria completa: http://habeasdata.doneda.net/


----------------------------------------------------------

Enquanto a grande maioria de nós se preocupa com privacidade e outros quesitos em segurança, provedores estão criando mecanismos para invadir a privacidade de seus clientes(?).


A Phorm e o Brasil. Em busca de mercados que recebam mais calorosamente seus produtos, a Phorm começou a atuar na Coréia do Sul e anunciou a parceria com os provedores brasileiros para oferecer ser produto Navegador (originalmente denominado Web Discover), que também exibe publicidade dirigida aos seus usuários através do monitoramento de seus hábitos de navegação, utilizando-se de técnicas de DPI (Deep Packet Inspection).
Responder
A6_INFO
A6_INFO Cyber Highlander Administrador
56K Mensagens 4K Curtidas
#2 Por A6_INFO
03/04/2010 - 17:57
okokokokok
Progressista gourmet, esquerda caviar, querem o controle e atacar as liberdades, ignoram opinião alheia e se fazem de vítimas quando confrontados. ©®²³
Com uma besta quadrada comunista (Paulo Freire), patrono da educação, criamos apenas militantes socialistas, bestas quadradas e analfabetos funcionais.
Quem votou no Ladrão, candidato da criminalidade e do establishment (que vibraram com sua vitória), é ladrão, cúmplice ou apenas um imbecil.
TerraSkilll
TerraSkilll Zumbi Moderador
4K Mensagens 1.2K Curtidas
#2 Por TerraSkilll
05/04/2010 - 12:17
Lord Enigm@
Deixa eu ver se entendi: Esta tal de Phorm (que nomezinho, ein...) está, através de provedores de acesso, "fornecendo" um sistema (spyware?) para que eles tenham acesso ao conteúdo que eu navego e que através dele possam fazer "publicidade dirigida" a mim? E que, em alguns casos, o recurso vem previamente ativado, independente de minha solicitação quanto a ele?

Se você postasse isso dia 1, acharia que era piada, mas isso é "maluquice" (pra não dizer crime, já que não sei se se enquadra). Daqui a pouco você vai ser obrigado a aceitar isso, senão não navega. Mais interessante é que esse tipo de coisa é banida lá fora e eles correm pra cá.

Ridículo. E o pior é que, de certa forma, isso já é feito por outros serviços, mas não tão descaradamente.
Contribua para um fórum melhor: pense antes de postar.
"It isn't a contest. Just enjoy the ride." -> Seth Vidal
Hardware.com.br no Youtube!
Bertotto
Bertotto Geek Registrado
3.1K Mensagens 89 Curtidas
#4 Por Bertotto
05/04/2010 - 16:44
A mais perfeita definição para a palavra sacanagem:
Nenhum dicionário seria mais claro.

Structure search results into convenient hierarchies,
Show what pages link to found pages,
Show the pages linked from those pages,
Display the tree and branch relationship of all these,
Narrow search with a semantic tag cloud visual interface,
Widen search with an analysis of pages to find more tags,
Keep a history of searches and navigations,
Display PDFs, MS Word, presenueretations and spreadsheets,
Highlight search keywords in any document or page displayed,
Accomplish all this with simple, adjustable page views.


A internet aqui no BR já é um esterco, ainda os caras ficam desperdiçando a pouca banda que tem com um negócio desses?

Sem falar no perigo que isso representa á todos. Por mais que vc tome cuidado, vai ser impossível manter-se seguro fisicamente, vou explicar porque:

1- Se alguém quiser te sequestrar, extorquir, chantagear etc. E tiver as ferramentas adequadas pode te ferrar mesmo a quilometros de distancia.

2- Querem marcar as pessoas como se marca gado, ninguém mais tem liberdade de fazer nada, sem que esteja sendo vigiado, sabe-se lá, por quem/pelo que.

3- Vai virar um inferno as caixas de e-mail do povo, msn, paginas de internet etc.


E quem tiver as ferramentas, pode facilmente formar DB`s de CC`s Nos de Contas, senhas de tokens e senhas pessoais.
BlackPhone - Especialistas em reparo de placas de iPhone


Ilkyest
Ilkyest Super Zumbi Registrado
5.8K Mensagens 715 Curtidas
#5 Por Ilkyest
05/04/2010 - 17:16
pq fazer esse tipo de esterco. Se o cara quer ser rastreado, basta entrar num site porno que terá muita diversão com certeza.

Já não basta uma concessão das teles, que mais parece um 'se ver livre e o consumidor que se lixe', e agora esse tipo decensurado.pngPara que tudo isso?

E depois têm, eles, a cara de vender anti-vírus para proteger o computador.

pelo amor de deus
ASUS 1151 ATX PRIME Z270-K/ Intel i7 7700k / 16Gb Kingston HyperX FURY 2133Mhz DDR4 /Radeon RX570 Powercolor 4Gb // Corsair TX 750W modular // Air Cooler Stock
SpecialForcesBR
SpecialForce... Tô em todas Registrado
1K Mensagens 66 Curtidas
#6 Por SpecialForce...
08/04/2010 - 16:10
ATUALIZAÇÃO (29/03): Dos provedores mencionados, o IG manifestou-se publicamente sobre o acordo com a Phorm, através de noticia publicada em seu site IG Tecnologia, confirmando que o Navegador entrará em fase de testes na cidade do Rio de Janeiro até, ainda em 2010, estar disponível no resto do Brasil.
Só faltava essa..... Q censurado.png !!!!!!
BRASIL!
Lord Enigm@
Lord Enigm@ Zerinho Registrado
5K Mensagens 642 Curtidas
#9 Por Lord Enigm@
01/03/2011 - 11:22
... Levanta-te e andas!!


Parece que não foi só a IG a usar este artifício inescrupuloso para rastrear a navegação de usuários.

Na época, a OI também entrou nessa e acabou arrumando para cabeça, leiam o artigo abaixo:

http://habeasdata.doneda.net/tag/phorm/

http://oglobo.globo.com/economia/mat/2010/06/07/parceria-entre-oi-phorm-na-mira-do-cade-da-justica-por-causa-de-ferramenta-que-identifica-preferencia-de-usuarios-916810763.asp


Tem mais aqui:


Existe um programa de computador que registra tudo o que você faz na internet. Acionado, ele sabe que você entrou no Orkut, digitou o nome de uma ex-namorada no campo de busca, depois visitou o perfil dos amigos dela. Também viu que entrou num site de vendas e procurou uma nova torradeira. Anotou as opções que você comparou. Acompanhou sua visita ao site do banco para consultar o saldo. Seguiu seus passos no site de e-mail enquanto você abria cada mensagem. Viu que você entrou no Facebook. E quando você clicou num vídeo divertido que alguém recomendou. Esse programa anota quanto tempo você gastou em cada uma dessas atividades. E transmite toda essa informação a uma empresa que analisa seu comportamento e o classifica de acordo com algum rótulo. Soa amedrontador? Pois é real. Esse tipo de invasão de privacidade ameaça os internautas brasileiros.
(...)
Sua chegada foi discreta no Brasil. A primeira rodada de testes com o Navegador foi anunciada em março pela Oi, dona do provedor de banda larga Velox e do portal iG. De acordo com a Oi, ele começou a ser oferecido a internautas do Rio de Janeiro. A intenção da Oi é expandir aos usuários de todo o Estado até o final de 2010. O Navegador é um rastreador remoto (não fica instalado na máquina do usuário) dos passos que um internauta dá na rede. No início dos testes, Oi e Phorm anunciaram uma parceria com os portais Terra, UOL e Estadão. Procurada por ÉPOCA, a assessoria do Grupo Estado afirmou que “a parceria nunca existiu e o nome da empresa foi usado à revelia”. A Oi confirmou a parceria com UOL e Terra.






Parece que as empresas realmente adotaram esse ultraje, flagrante de invasão de privacidade. Certamente outras operadoras estão praticando a mesma barbárie e a tefonica não fica à trás.

Estamos de olho...
MetroidFelipe
MetroidFelip... Geek Registrado
1.7K Mensagens 160 Curtidas
#11 Por MetroidFelip...
01/03/2011 - 13:29
Tem alguma forma de se proteger dessa censurado.png.

Não falta + nada ja estou vendo que logo terremos pessoas capturando esses 24 digitos. Eles guardam todas suas info, não gosto disso isso e crime com certeza e igual eu invadir alguem instalar Keylogger e monitorar tudo.
Invasão de Privacidade e Crime. Ta e aonde são salvas essas infos...
Uma pessoa gera muita informação não parece mais geramos muitas informações dia a dia. Agora eles garantem 10% de sua banda e o resto eles usam para tamanha sujeira.
Logo viraremos uma China da vida.

Valeu excelente Post
veja.pngNesClassicMiniUS/JP,GameCube,Wii&WiiUveja.pngPlaystation 3&Playstation 4
veja.pngPSP 3001 veja.pngXbox One veja.pngMSX HotbitHB8000 PC GAMER
Steam,Origin,PSN & LIVE: MetroidFelipe
BattleNetTag:MetroidFelip#1995
PHIRON
PHIRON Zumbi Registrado
6K Mensagens 418 Curtidas
#12 Por PHIRON
01/03/2011 - 14:22
Pelo que eu entendi é um programa para windows que grava e envia essa informações, então teoricamente, se eu usar o programa nativo de autenticação disponível no sistema operacional eu estou livre desse spyware?
Pessoalmente eu nunca gostei de usar aqueles discadores dos provedores, as ferramentas nativas funcionam muito bem, obrigado! big_green.png
Lord Enigm@
Lord Enigm@ Zerinho Registrado
5K Mensagens 642 Curtidas
#13 Por Lord Enigm@
01/03/2011 - 22:37
PHIRON disse:

(...)Pelo que eu entendi é um programa para windows que grava e envia essa informações(...)

[quote="PHIRON, post: 5332999"]
(...), então teoricamente, se eu usar o programa nativo de autenticação disponível no sistema operacional eu estou livre desse spyware?
Pessoalmente eu nunca gostei de usar aqueles discadores dos provedores, as ferramentas nativas funcionam muito bem, obrigado! big_green.png (...)

[/quote]

Não, não é "um programa para windows", creio que você ainda não entendeu a gravidade do assunto.

Teoricamente e comprovadamente você não está livre em usar um navegador nativo em qualquer plataforma, em suas andanças pela grande rede.

O projecto inicial se limitava apenas aos discadores, porém:


(...)Phorm's technology is a tracking solution for ISPs that would enable the display of contextual advertisements. When ISP subscribers browse the web, their content will be "deep packet" scanned to gather information about their interests. Advertisement banners will then be selected based on those interests(...)



(...)Phorm's system, like many websites, uses HTTP cookies (small pieces of text) to store user settings. The company said that an initial web request is redirected three times (using HTTP 307 responses) within their system, so that they can inspect cookies to determine if the user has opted out. The system then sets a unique Phorm tracking identifier (UID) for the user (or collects it if it already exists), and adds a cookie that is forged to appear to come from the requested website.[28]

In an analysis titled "Stealing Phorm Cookies", Clayton wrote that Phorm's system stores a tracking cookie for each website visited on the user's PC, and that each contains an identical copy of the user's UID(...)


Para concluir, vejam:


http://www.google.com.br/GET / HTTP/1.1Host: www.google.com.brUser-Agent: Mozilla/5.0 (Windows; U; Windows NT 6.1; en-US; rv:1.9.2.13) Gecko/20101203 Firefox/3.6.13Accept: text/html,application/xhtml+xml,application/xml;q=0.9,*/*;q=0.8Accept-Language: en-us,en;q=0.5Accept-Encoding: gzip,deflateAccept-Charset: ISO-8859-1,utf-8;q=0.7,*;q=0.7Keep-Alive: 115Cookie: PREF=ID=ef1a2f860ee44ba4:FF=0:TM=1298596811:LM=1298596811:S=_CLPCwtZYiWclJPZ; NID=44=mspBlQC2kNeqpB3jp_aJJsE0ZTJBY8OvYshObM9Fxo8zFagagxt8Imurm59q2CJhAoZ3GXD4mD0VeLNrlmDEUTLqf6LbE5yljSSaKhL8TOzLL7LrZeotnRXOvJNt3gg0DNT: 1Connection: keep-aliveHTTP/1.0 307 Temporary RedirectServer: PxSPragma: no-cacheCache-Control: no-cacheExpires: Thu, 01 Jan 1970 00:00:00 GMTConnection: closeDate: Fri, 25 Feb 2011 01:20:42 GMTContent-Type: text/plainLocation: http://a.oix.net/services/invite?eorig=GQB4AcsoKSmw0tcvLy_XS8_PT89J1UvOz9VLKtIHAHf7CQc.&tok=2TNeK8aHVcUkD6-Pz6N2RwAFContent-Length: 1



Host Name a.oix.netIP Address 91.205.220.40Country United KingdomNetwork Name PHORM-NETOwner Name PHORM-INCFrom IP 91.205.220.0To IP 91.205.223.255Contact Name Phorm Admin TeamAddress Phorm UK Inc. Liberty House 222 Regent Street London W1B 5TREmail ripe@phorm.com Whois Source RIPE NCC



Para aqueles que conhecem sobre o assunto, sabem o que significa os codes.

Para os incrédulos, isso não passa de uma simples teoria da conspiração. wink.png
Responder Tópico
© 1999-2024 Hardware.com.br. Todos os direitos reservados.
Imagem do Modal