Logo Hardware.com.br
gcfrancoso
gcfrancoso General de Pijama Registrado
3K Mensagens 116 Curtidas

Manual: Escolhendo o seu notebook - Atual. 10/11/10 - Diferenças entre Onboard e Off?

#1 Por gcfrancoso 03/11/2008 - 13:01
Uma das coisas que mais vejo nos forums da net é gente pedindo ajuda para comprar este, ou aquele notebook. Pensando em contribuir com estas pessoas, resolvi criar um pequeno "manual", que, espero eu, ajude as pessoas a escolherem seus equipamentos.

A primeira coisa a fazer é perguntar-se qual será o uso deste equipamento. As pessoas tendem a se influenciar pela "grife" do notebook, e poucas vezes tem uma análise mais crítica sobre esta questão. Por este motivo, comumente se decepcionam com máquinas de marcas mais famosas, que embora bonitas deixam a desejar em performance, ou não atendem plenamente as necessidades do usuário. Já ouvi gente dizendo: "Não entendo como não roda esse programa, paguei uma fortuna" (como se a marca e o preço fossem um selo mágico que torna o equipamento capaz de rodar qualquer coisa). Então vamos responder a algumas perguntas sobre o uso que serão importantes na escolha da configuração:


O HARDWARE:

Esqueça marcas e grifes e pergunte-se: O uso será para...

Renderização?
Modelagem 3D?
Games?

Se sua resposta for sim, então a primeira coisa a fazer é escolher um modelo com placa dedicada. Não importa qual, os modelos mais básicos de vídeo dedicado são bem mais potentes que uma placa compartilhada, ou seja, incorporada ao chipset da placa mãe do notebook. Outra coisa a se considerar, é que se você faz uso intensivo destes tipos de programas, provavelmente precisará de espaço na tela. Modelos com menos de 15 polegadas podem até ter mobilidade, mas quanto menor a tela, mais difícil e cansativo será de trabalhar.

Vale lembrar também que quanto mais potente a placa de vídeo, menos CPU será necessário. Por este motivo pouco importa qual o processador (evidentemente que quanto mais potente, melhor). Concentre-se na placa de vídeo. Um processador mais fraco com uma placa devídeo de última geração será BEM mais eficiente que o contrário.

Programação?
Modelagem de Dados?
Virtualização?
Editoração Gráfica?

Aqui o que importa é a força bruta. Se você não fará uso de aplicativos que requeiram poder de vídeo, então concentre-se em poder de processamento e memória. Lembre-se que quanto mais velozes forem o processador e a memória, mais rapidamente você concluirá as tarefas solicitadas. Aqui, o que manda é a largura da banda... Processar um banco de dados com 20 mil linhas em um processador antigo, de núcleo único, é sofrido e doloroso.

Internet?
Aplicativos de escritório?
Fotos e Vídeos domésticos?

São aplicações leves e teoricamente qualquer máquina vendida hoje em dia tem poder mais que suficiente para rodar estes aplicativos, então no seu lugar eu me preocuparia com preço.


O SOFTWARE:


Antes de falar sobre isso, quero dizer que sou entusiasta do software livre. Na minha própria máquina eu tenho um dual boot com Vista x64 e Ubuntu 8.10, mas o meu nível de conhecimento é mais avançado. Se você, ao contrário de mim, é iniciante no uso da informática, ou simplesmente não precisa de mais do que usar a internet e programas básicos e não tem paciência (nem vontade) de aprender outros usos, então pense bem antes de aquirir modelos de baixo custo, com distribuições do Linux instaladas. Muitas pessoas compram estas máquinas pensando em instalar um windows mais tarde (para o qual estão mais habituadas ao uso). Se esta é sua intenção, então certifique-se de que existem os drivers para o sistema operacional que você pretende instalar. Vejo muitas pessoas desesperadas nos fóruns, porque não conseguem fazer funcionar este ou aquele periférico. Se o problema atinge a webcam ou o fingerprint, por exemplo, ainda vá lá, o uso não fica tão prejudicado. Mas e se não houver driver para o vídeo, como você fará?

Certifique-se ainda que você tem um disco de restauração, caso se arrependa e queira voltar para o sistema original (muito comum para enviar o equipamento à assistência técnica em caso de defeito, por exemplo). Se você "queimou" a partição de restauração ou não fez o backup dos drivers, dançou...

Ainda falando de software, se informe sobre as diferenças entre as distribuições do Windows. Alguns modelos são vendidos com o Vista Starter Edition, que é uma versão bem limitada do Windows. Uma das limitações que mais chama minha atenção é que não se pode abrir mais do que três programas diferentes simultâneamente. Se você, como eu, é daquele tipo que enquanto navega na net, ouve músicas, recodifica um DVD, usa o MSN e ainda por cima baixa músicas na rede P2P, além do cliente de e-mail que atualiza suas caixa postal, então esta definitivamente não é a distribuição correta para você. Vai te fazer passar nervoso...


O PREÇO:

Tenho um amigo que diz que dinheiro não é problema, é solução. Na realidade não há dinheiro que resolva sua frustração com um equipamento que não atende sua necessidade. Por este motivo eu não considero valores absolutos na hora de investir num notebook. Por exemplo, a última máquina que comprei não era a mais barata com a configuração que eu queria, mas é a que oferecia a melhor condição de pagamento (fiz um review aqui. Dê a sua opinião!)

Aqui vale a regra de ouro. Depois de escolher a aplicação, a configuração, e a disponibilidade de dinheiro, é fuçar na internet atrás do equipamento escolhido e correr pro abraço.


NÃO SE DEIXE ILUDIR

É comum, ao visitarmos as lojas de departamentos como o Extra, Fastshop e Wallmart, que vejamos equipamentos expostos com vídeos de games 3D de última geração rodando. Só que aquele equipamento, na maioria dos casos, está bem longe de ter os recursos necessários para rodar games e aplicações 3D daquela forma fluída. Este é um recurso "pega-trouxa" que as grandes lojas utilizam para estimular a compra por parte de pessoas menos informadas sobre tecnologia.

Se você foi pego por artifício destes, saiba que você pode, em alguns casos, ter direito a desistir da compra.

Segundo o código de defesa do consumidor:



Art. 39 - É vedado ao fornecedor de produtos ou serviços:
I - condicionar o fornecimento de produto ou de serviço ao fornecimento de outro produto ou serviço, bem como, sem justa causa, a limites quantitativos;
II - recusar atendimento às demandas dos consumidores, na exata medida de suas disponibilidades de estoque, e, ainda, de conformidade com os usos e costumes;
III - enviar ou entregar ao consumidor, sem solicitação prévia, qualquer produto, ou fornecer qualquer serviço;
IV - prevalecer-se da fraqueza ou ignorância do consumidor, tendo em vista sua idade, saúde, conhecimento ou condição social, para impingir-lhe seus produtos ou serviços;
V - exigir do consumidor vantagem manifestamente excessiva;
VI - executar serviços sem a prévia elaboração de orçamento e autorização expressa do consumidor, ressalvadas as decorrentes de práticas anteriores entre as partes;
VII - repassar informação depreciativa, referente a ato praticado pelo consumidor no exercício de seus direitos;
VIII - colocar, no mercado de consumo, qualquer produto ou serviço em desacordo com as normas expedidas pelos órgãos
oficiais competentes, ou, se normas específicas não existirem, pela Associação Brasileira de Normas Técnicas ou outra entidade credenciada pelo Conselho Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial - CONMETRO;
IX - deixar de estipular prazo para o cumprimento de sua obrigação ou deixar a fixação de seu termo inicial a seu exclusivo critério;
X - elevar sem justa causa o preço de produtos ou serviços;
XI - aplicar fórmula ou índice de reajuste diverso do legal ou contratualmente estabelecido.
Parágrafo único - Os serviços prestados e os produtos remetidos ou entregues ao consumidor, na hipótese prevista no inciso III, equiparam-se às amostras grátis, inexistindo obrigação de pagamento.
Art. 40 - O fornecedor de serviço será obrigado a entregar ao consumidor orçamento prévio discriminando o valor da mão-de-obra, dos materiais e equipamentos a serem empregados, as condições de pagamento, bem como as datas de início e término dos serviços.
§ 1º - Salvo estipulação em contrário, o valor orçado terá validade pelo prazo de 10 (dez) dias, contados de seu recebimento pelo consumidor.
§ 2º - Uma vez aprovado pelo consumidor, o orçamento obriga os contraentes e somente pode ser alterado mediante livre negociação das partes.
§ 3º - O consumidor não responde por quaisquer ônus ou acréscimos decorrentes da contratação de serviços de terceiros, não previstos no orçamento prévio.
Art. 49 - O consumidor pode desistir do contrato, no prazo de 07 (sete) dias a contar de sua assinatura ou do ato de recebimento do produto ou serviço, sempre que a contratação de fornecimento de produtos e serviços ocorrer fora do estabelecimento comercial, especialmente por telefone ou a domicílio.
Parágrafo único - Se o consumidor exercitar o direito de arrependimento previsto neste artigo, os valores eventualmente pagos, a qualquer título, durante o prazo de reflexão, serão devolvidos, de imediato, monetariamente atualizados.
Para procurar seus direitos, será necessário a apresentação da nota fiscal, por isso não deixe de pedir SEMPRE este documento no momento da compra.


DIREITO DE DESISTÊNCIA

Nos negócios normais, levados a efeito pelo consumidor dentro do estabelecimento de comércio não há direito de desistência, ou seja, o consumidor comprando um determinado produto não tem o direito de, sem motivo, desistir da compra e pedir o seu dinheiro de volta.

Entretanto, quando se trata de venda domiciliar, ou venda realizada na rua ou em qualquer local em que não seja o estabelecimento do fornecedor, o consumidor tem o direito de desistir da compra e receber o seu dinheiro de volta, sem descontos e sem despesas de qualquer natureza.

É que o legislador entendeu que o consumidor pode ser envolvido pela habilidade de vendedores e no momento de empolgação, ou por força da técnica de persuasão, adquirir qualquer produto que efetivamente não queira ou não possa comprar.
Assim, com a finalidade de desestimular o marketing agressivo, foi editado o artigo do código de Defesa do Consumidor que permite a desistência, sem quaisquer ônus, de qualquer compra efetivada fora do estabelecimento comercial do fornecedor, desde que manifestada dentro do prazo de 07 (sete) dias.


NOTEBOOK NÃO É SÓ PROCESSADOR E MEMÓRIA!!!

Tem chipset - Este é um dos principais componentes lógicos de uma placa-mãe, dividindo-se entre "ponte norte" (northbridge, controlador de memória, alta velocidade) e "ponte sul" (southbridge, controlador de periféricos, baixa velocidade). A ponte norte faz a comunicação do processador com as memórias, e em alguns casos com os barramentos de alta velocidade AGP e PCI Express. Já a ponte sul, abriga os controladores de HDs (ATA/IDE e SATA), portas USB, paralela, PS/2, serial, os barramentos PCI e ISA, que já não é usado mais em placas-mãe modernas.

Muitas vezes, como em algumas implementações de controladores para processadores AMD K8 (Athlon 64 e Athlon X2, nos quais o controlador de memória está embutido no processador), as duas pontes (bridges) são substituídas por um único chip, o que reduz custos para os fabricantes.

O chipset é quem define, entre outras coisas, a quantidade máxima de memória RAM que uma placa-mãe pode ter, o tipo de memória que pode ser usada (SDRAM, DDR-SDRAM, Rambus, etc.), a freqüência máxima das memórias, o suporte ao dual-channel e do processador e o padrão de discos rígidos aceitos.

Os mais comuns, em ordem de preferência pessoal são: (última escolha) SIS, VIA, nVIDIA e INTEL (primeira escolha).

Tem Barramento de Memória - que é responsável pela conexão da memória principal ao processador. É um barramento de alta velocidade que varia de máquina para máquina. Normalmente vão de 533 a 1066Mhz. Evidentemente, quanto mais, melhor, pois o chipset transferirá mais informações de cada vez entre a memória e o processador.

Há o FSB - Em PCs, o barramento frontal (Front Side Bus ou FSB em inglês) é o barramento de transferência de dados que transporta informação entre o processador e o northbridge da placa-mãe.

Alguns computadores também possuem um barramento traseiro (ou backside bus) o qual conecta o processador à memória cache interna. Este barramento e a memória cache associada à ela podem ser acessados muito mais rapidamente do que a RAM do sistema através do barramento frontal (essa memória também pode ser conhecida como memória cache)

A largura de banda ou throughput teórico máximo do barramento frontal é determinado pelo produto da largura da via de dados, frequência de clock (ciclos por segundo) e a quantidade de transferências de dados realizadas por ciclo do clock. Por exemplo, um FSB com largura de 32 bits (4 bytes) operando a uma frequência de 100 MHz e que realize 4 transferências por ciclo, possui uma largura de banda de 1600 megabytes por segundo (MB/s).

A quantidade de transferências por ciclo de clock é dependente da tecnologia usada. Por exemplo, a GTL+ realiza uma transferência/ciclo, a EV6 2 transferências/ciclo e a AGTL+ 4 transferênciass/ciclo. A Intel denomina a técnica de 4 transferências por ciclo de Quad Pumping.

Deve ser observado que muitos fabricantes hoje em dia anunciam a capacidade do FSB em megatransfers por segundo (MT/s), não na frequência do clock do FSB em megahertz (MHz). Isto se deve ao fato de que a frequência real é determinada pela quantidade de transferências que podem ser realizadas a cada ciclo de clock, bem como pela frequência do clock. Por exemplo, se uma placa-mãe (ou processador) possui um FSB de 200 MHz e realiza 4 transferências por ciclo de clock, o FSB é dito como de 800 MT/s.

Com o lançamento dos novos i3, 5 e 7, deixou-se de falar em FSB, que até então era um gargalo importante de desempenho, como conseqüência da inclusão de um controlador de memória integrado, assim como temos nos processadores AMD. O controlador de memória integrado reduz substancialmente o tempo de latência da memória, resultando em um ganho de desempenho considerável. Um dos grandes motivos o Athlon X2 ter se mantido competitivo em relação ao Core 2 Duo, apesar de possuir bem menos cache, era justamente devido ao fato de utilizar o controlador dedicado, enquanto o Core 2 Duo dependia do trabalho do chipset.

A grosso modo, podemos dizer que o Athlon X2 precisa acessar a memória com mais frequência (devido ao cache menor) mas que em compensação perde menos tempo a cada acesso devido ao controlador de memória integrado. A Intel bem que resistiu, mas acabou tendo que ceder à ideia.

FONTE: https://www.hardware.com.br/tutoriais/intel-core-i7-i5-i3/pagina3.html

Tudo isso deve e PRECISA ser levado em conta na hora de escolher o equipamento para a sua necessidade, já que o melhor desempenho será obtido através da otimização e harmonia entre todos estes componentes.

QUEM FABRICA?

É bom lembrar que mesmo as marcas mais famosas não fabricam suas máquinas. Este trabalho é feito por empresas OEM, que são as verdadeiras responsáveis pela produção propriamente dita. A maioria destas marcas não divulga o fabricante. Pesquisando bastante, é possível identificar alguns deles. Esta tabela mostra esta relação:

Imagem
By gcfrancoso at 2009-09-15

Embora a maioria dos fornecedores não revele quem é o fabricante OEM de seus produtos, há programas que podem decodificar o FCC_ID e fornecer estes dados. No linux, há o dmidecode, e no windows o Everest. Veja abaixo um exemplo com Acer Travelmate 430 (dmidecode - Linux) e um exemplo com um AmazonPC L93 (Everest - Windows):

Imagem
By dmidecode - Ubuntu 9.04 x64 at 2009-09-15

Imagem
By Everest Ultimate 5.02 - Windwos 7 x64 at 2009-09-15


DIFERENÇAS ENTRE ONBOARD E OFF

Existem dois "tipos" de placa de vídeo: As soluções embarcadas diretamente no chipset da placa mãe, também chamadas de onboard (a bordo, na tradução literal), são soluções direcionadas para um mercado entry-level, ou de baixo custo. Este tipo de tecnologia, também chamada IGP, embora tenha seu próprio núcleo gráfico, utiliza parte dos recursos disponíveis no sistema para "dividir" com o processador central o trabalho derenderização ou decodificação. Normalmente, os recursos mais compartilhados são parte da banda de transferência do chipset (as informações torcadas entre processador e memória RAM) e a memória RAM propriamente dita, utilizada para armazendar texturas e imagens. O resultado é uma queda na performance geral da máquina.

A maior e mais difundida fabricante destas soluções é a Intel, com os chipsets gráficos X3100 e HD4500 (não, não é ATI. Te enganaram!). O restante do mercado é dividido entre nVidia, ATI, Via e SIS.

Dependendo dos recursos disponíveis no seus sistema, estas placas são mais que suficientes, se você tiver um bom conjunto, para atividades do dia-a-dia. Ambiente 2D, Office, internet, vídeos (exceto os HD) e fotos, entretanto, a coisa aperta quando a necessidade de vídeo for maior, porque estas soluções embarcadas começam a transferir para o processador central a maioria do trabalho, sobrecarregando-o.

as placas de vídeo dedicadas, ou offboards, além dos núcleos gráficos bem mais potentes, possuem recursos extras que podem contribuir de forma importante para o desempenho geral da máquina, tais como decodificadores de vídeo por hardware (H.264, VC-1, WMV e MPEG-2 são exemplos), que liberam o processador para outras tarefas. Para falar a verdade, elas podem até benefíciar o desempenho do sistema com tecnologias como o CUDA, que pode tornar sua máquina um supercomputador como este. Isto se dá porque normalmente a memória da placa de vídeo é mais rápida que a a memória do sistema (já existem placas de vídeo equipadas com DDR5, para se ter idéia) e os processadores de vídeo são muito mais rápidos que as CPUs. Uma placa de vídeo recente, como a 260M GTX, tem 112 processadores paralelos, que podem ser utilizados através do CUDA para processamento paralelo do sistema, tornando a renderização de uma animação, por exemplo, até 250 vezes mais rápida (haha, e eu que achava o Quad Core fenomenal).

Outro bom exemplo é a minha atual Mobility Radeon 5870. Ele tem, nada mais, nada menos, que 800 processadores paralelos de 700MHz, cada um. Isso resulta em uma capacidade de mais de 1.12 TERAFLOPS (1 TERFLOP = 1000 GHz). E você achando o seu Core i7 poderoso, né?


VANTAGENS x DESVANTAGENS

Além do desempenho 3D, obviamente, a coisa é simples: quanto mais potente for o seu sistema, mais consumo de energia. Em sistemas portáteis, energia é um ponto importante, já que por definição a mobilidade é levada em consideração no projeto destes equipamentos. Desta forma, uma placa de vídeo dedicada consome em média 75W de energia, ao passo que a tecnologia embarcada consome a metade disto, no mínimo.

Os chipsets mais recentes estão tentando, embora com limitações, unir o melhor dos dois mundos. Tecnologias como o Hybrid SLI, da nVidia e o ATI Hybrid Crossfire, são bons exemplos.

ONDE OBTER INFORMAÇÕES?

Além do Guia do Hardware (minha primeira escolha aqui no BR), há diversas outras fontes de informação sobre hardware. No caso dos notebooks, eu particularmente gosto do Notebookcheck (disponível em português de portugual, ora pois) e do Tom´s Hardware (apenas em inglês e alguns outros idiomas, mas está aí o Tranlator do Google).

Todos oferecem reviews, benchmarks e análises bem completas. Normalmente, quando vou me decidir pelo novo equipamento, consulto os dois para saber o que tem se falado das máquinas que estou considerando na compra.

ASSISTÊNCIA TÉCNICA E SUPORTE PÓS-VENDA

Esse é o tipo de coisa que passa batido no momento da negociação. Afinal, como em um casamento, ninguém compra uma máquina esperando que vá ter problemas, mas o que fazer se tiver?

Há empresas mais renomadas e outras que são uma verdadeira catástrofe. Antes de comprar, certifique-se de duas coisas: o equipamento escolhido conta com uma autorizada na sua cidade? Qual é o índice de reclamações em fóruns e sites como o RECLAME AQUI? Qual o histórico de problemas no modelo que escolheu?

Vou dar um exemplo: Vamos supor que depois de toda a análise proposta neste tópico, você tenha escolhido uma máquina do modelo XPTO. Uma simples busca no Google pelo modelo lhe trará páginas e mais páginas. Escolha as que mais lhe chamarem a atenção e leia com atenção. Um caso famoso de problemas foi o DV6120br, da HP. Este computador era equipado com o combo AMD (Sempron 3100+) + nVidia (nForce 410/430 + GeForce 6150M) que apresentava problemas na solda BGA do chipset. Com o calor, trepidação e o tempo, a solda rompia e se soltava, causando a parada completa do equipamento.

Naquela ocasião a HP realizou uma atualização de BIOS (que mudava a forma como a motherboard gerenciava os coolers) e estendeu a garantia por mais um ano gratuitamente. Esse posicionamento demonstra a preocupação com seus clientes e foi muito bem recebida pelo mercado, SE a rede de autorizadas estivesse preparada para esta demanda. A ineficiência e a demora nos reparos pela rede simplesmente acabaram com a imagem da empresa para usuários, que como eu, tiveram problemas com seus PCs.

O que eu quero evidenciar com o exemplo acima, é que não importa a marca. Há muitas variáveis em torno do pós-venda.


É isso pessoal...

Espero ter ajudado de alguma forma.

EDIT: Você pode ter sua dica aqui! Mande MP!

LEIA TAMBÉM: Migrando de Desktop para Notebook



-------------------------------------

Ice2642

Qualidade de LCD, maiora nunca pensa nisso, mas nao adianta vc ter um super note que calcule tudo e jogue super jogos se depois de 30 minutos vc esta com olhos lacrimejando. é uma das primeiras coisas que eu vejo quando vo comprar um note, pq alem do conforto ao usar, tem ai sua saude tambem.

Qualidade do teclado - pior coisa eh programar algo com teclas que enroscam, ou sao pequenas e fora de padrao ou com mapa estranho que vc se perde, sempre procuro um teclado bom tb, acho importante isso.
Hoje em dia tem uns teclas saem pulando quando se escreve ehheheheh.

Qualidade de assistenca tecnica e suporte - as vezes da pra chutar isso fora se o preço valer muito a pena, mas eh sempre bom ter um note q te ajude, e nao atrapalhe. tipo algumas marcas que se der um problema, ou vc espera meses pela peça ou vai atraz do procom pra receber o donheiro de volta. fordz mas tem muitas assim hoje em dia pelo q se ve nos foruns.
er
Responder
T-Rodman
T-Rodman Tô em todas Registrado
2.3K Mensagens 49 Curtidas
#2 Por T-Rodman
03/11/2008 - 14:07
... daí se passa 1 ano, a bateria do note morreu e onde a gente compra a bateria do JFL92?

Enquanto isso, temos:
Bateria para o Vostro 1510
Acer Aspire 5000
Thinkpad T60
Dentre outras.

O método que mais utilizo na hora de se comprar um notebook é averiguar se existe acessórios à parte para se comprar em um notebook. E o método de busca mais barato é procurar no ebay.
Até o Intelbrás N6000W (aka. i35 ou Vostro 1200) tem acessórios no ebay

Os ítens que mais acharia básico em se encontrar seria: teclado, LCD, fonte e bateria. Se não há esses ítens, praticamente você perde o note. A placa-mãe realmente não compensa a troca. Se quebrar esse ítem, é melhor vender o resto das peças e sair procurando um outro note. Com 1 ano de uso, a garantia até cobre a maioria das peças. Fora dela, é bom saber se o note tem disponibilidade boa de peças.
Quad Xeon 3400 series + X5750 8GBDDR3 | Thinkcentre 6086A-12 Core2 Duo + GTS250 3D | Macbook Pro 13" | Thinkpad X61s | PS3| Wii | N800 | Nokia 5800 | Motorola Milestone 2.0.1
http://forumpcs.myminicity.com/ind
gcfrancoso
gcfrancoso General de Pijama Registrado
3K Mensagens 116 Curtidas
#3 Por gcfrancoso
03/11/2008 - 14:34
T-Rodman,

O foco não era o L93, mas mesmo assim, a Amazon fornece a bateria através de seu canal e atendimento direto (0800 7097 609). Sai por 320,00 + 45,00 de frete (São Paulo / SP) e entregam na sua casa em até 10 dias (segundo a Nataly, que me atendeu agorinha mesmo - bem simpática ela). Onde está o problema?
REVIEW:SAGER NP8760
i5-540M
4GB 1333MHz
Radeon 5870 1GB DDR5
320GB 7.2k rpm
Manual: Escolha o seu note
http://kchintarus.myminicity.com
T-Rodman
T-Rodman Tô em todas Registrado
2.3K Mensagens 49 Curtidas
#5 Por T-Rodman
03/11/2008 - 14:52
Eu sei o preço de uma tela LCD, de uma bateria extra, do teclado e de outros componentes, e pago 1/3 do preço por eles pelo menos, se compararmos a bateria dos Amazon frente a um Dell, por exemplo, sem contar a garantia inicial que é de 1 ano nos Amazon e de 1 a 3 anos nos Dell ou Gateway e 3 anos nos IBM/Lenovo.
Quad Xeon 3400 series + X5750 8GBDDR3 | Thinkcentre 6086A-12 Core2 Duo + GTS250 3D | Macbook Pro 13" | Thinkpad X61s | PS3| Wii | N800 | Nokia 5800 | Motorola Milestone 2.0.1
http://forumpcs.myminicity.com/ind
João Marcelo
João Marcelo Geek Registrado
3K Mensagens 71 Curtidas
#6 Por João Marcelo
04/11/2008 - 16:40
T-Rodman, ainda tem o problema da confiabilidade da empresa, essa crise pelo visto já derrubou a positivo:

" É, meus caros, a vida se torna cada vez mais difícil nesses tempos de crise. Segundo o Portal EXAME, a Positivo Informática — maior fabricante de PCs e afins do Brasil — poderá, em breve, ver seu comando migrar para uma corporação estrangeira. Entre os potenciais interessados estariam a Dell e a HP, com a Acer e a Lenovo também no páreo."

fonte: http://macmagazine.com.br/blog/2008/11/02/bye-bye-positivo/
Melhor que ficar esperando resposta é pesquisar e ter a resposta na hora. isso_ai.png

Up The Irons!



gcfrancoso
gcfrancoso General de Pijama Registrado
3K Mensagens 116 Curtidas
#7 Por gcfrancoso
09/11/2008 - 14:47
Mas João,

Não penso nisso não. Esta é a grande sacada em aduirir notebooks barebones, como o caso da Amazon, da Dell e da Intelbrás. As peças são padronizadas. Eu, por exemplo, posso usar bateria da Dell...
REVIEW:SAGER NP8760
i5-540M
4GB 1333MHz
Radeon 5870 1GB DDR5
320GB 7.2k rpm
Manual: Escolha o seu note
http://kchintarus.myminicity.com
João Marcelo
João Marcelo Geek Registrado
3K Mensagens 71 Curtidas
#8 Por João Marcelo
09/11/2008 - 15:41
Realmente é uma vantagem, seu note é muito bom, tive a oportunidade de vê-lo em seu tópico, excelente custo/benefício.

Porém acontece que uma empresa fabricar para diversas outras não quer dizer que o produto é igual. Trabalho na indústria como Eng Mec. e alguns produtos fabricados sob encomenda possuem especificações e procedimentos descritos pelo contratante que normalmente não usamos nos produtos fabricados.

A Apple por exemplo atualmente usa solda sem chumbo em seus notes, mas a mesma empresa fabrica para n outros contratantes ainda utilizando solda com chumbo, mas com especificações diferentes. Não estou dizendo que o produto que sai da mesma fábrica é ruim, pois se fosse a Dell, HP ou Apple não teriam contratado tal fabricante, porém nem sempre é exatamente o mesmo produto.

Abraços
Melhor que ficar esperando resposta é pesquisar e ter a resposta na hora. isso_ai.png

Up The Irons!



gcfrancoso
gcfrancoso General de Pijama Registrado
3K Mensagens 116 Curtidas
#9 Por gcfrancoso
10/11/2008 - 14:12
Entendi... Mas e no caso dos Barebones prontos?

Por exemplo, o meu note é o Barebone da Compal que é vendido pela Dell como Vostro 1510. Usa os mesmos componentes, a mesma placa mãe (IFT0X), entre outros coisas. Acredito que o que possa variar aqui é a marca das memos, do LCD, e, no máximo, do HD.

Você acha realmente que a Compal manteria duas linhas de produção para fazer a mesma máquina? É viável economicamente?
REVIEW:SAGER NP8760
i5-540M
4GB 1333MHz
Radeon 5870 1GB DDR5
320GB 7.2k rpm
Manual: Escolha o seu note
http://kchintarus.myminicity.com
T-Rodman
T-Rodman Tô em todas Registrado
2.3K Mensagens 49 Curtidas
#10 Por T-Rodman
10/11/2008 - 14:31
Pronto. Agora você viajou.
Veja essa foto, por exemplo, do 1510 e compare com seu notebook. É o mesmo?
http://www.dell.com/downloads/global/corporate/imagebank/notebooks/vostro_1510_back_300.jpg
A Compal fabrica coisas sob encomenda para a Dell. Ajuda a desenhar o modelo desejado por ela, e não a fabrica. Se fabrica, fabrica somente para a Dell Taiwan. Não é porque o Vostro 1200 da Dell/Tw é o Intelbrás N6000W que o seu Amazon L93 já virou o Vostro 1510.
Aliás, se tem uma coisa que a Dell já é diferenciada para com outros Compal é a interface gráfica. O Compal usa o MXM, enquanto a Dell usa uma conexão totalmente proprietária. Você não compra a VGA de um notebook Dell e instala em seu Compal. E nem dá pra instalar uma VGA MXM em um Dell.
Quad Xeon 3400 series + X5750 8GBDDR3 | Thinkcentre 6086A-12 Core2 Duo + GTS250 3D | Macbook Pro 13" | Thinkpad X61s | PS3| Wii | N800 | Nokia 5800 | Motorola Milestone 2.0.1
http://forumpcs.myminicity.com/ind
gcfrancoso
gcfrancoso General de Pijama Registrado
3K Mensagens 116 Curtidas
#11 Por gcfrancoso
10/11/2008 - 14:36
aiaiai...

T,

É a mesma MB (motherboard, neste caso a IFTXX), não notebook... Você leu o que eu escrevi?
Tanto é que a bateria é exatamente a mesma, o chpset também (PM965)... O que a Dell faz é modificar a interface do PCI-E para a VGA, mas ainda assim ela é PCI-E. A carcaça também muda, mas a estrutura do note é a mesma...
REVIEW:SAGER NP8760
i5-540M
4GB 1333MHz
Radeon 5870 1GB DDR5
320GB 7.2k rpm
Manual: Escolha o seu note
http://kchintarus.myminicity.com
T-Rodman
T-Rodman Tô em todas Registrado
2.3K Mensagens 49 Curtidas
#12 Por T-Rodman
10/11/2008 - 14:39
Só pelas saídas de VGA, localização das USB's, etc, já não pode ser a mesma MB, pois são soldadas na mesma. A outra coisa é em relação à VGA em si. Para se conectar a VGA do Compal é necessário o soquete MXM. E o da Dell, é um conector proprietário. Então é a mesma motherboard?
Quad Xeon 3400 series + X5750 8GBDDR3 | Thinkcentre 6086A-12 Core2 Duo + GTS250 3D | Macbook Pro 13" | Thinkpad X61s | PS3| Wii | N800 | Nokia 5800 | Motorola Milestone 2.0.1
http://forumpcs.myminicity.com/ind
gcfrancoso
gcfrancoso General de Pijama Registrado
3K Mensagens 116 Curtidas
#13 Por gcfrancoso
10/11/2008 - 14:57
Sim... É a mesma... Mas como você mesmo colocou, com componentes proprietários. Este é o motivo, por exemplo, que os conectores de VGA estão em posição diferente. Em contra partida, conectores de áudio, firewire, expansão, CD-ROM, painel touch, teclado, entr outras coisas, estão EXATAMENTE na mesma posição.

Não entendo a tua agressividade mano... Pega leve...
REVIEW:SAGER NP8760
i5-540M
4GB 1333MHz
Radeon 5870 1GB DDR5
320GB 7.2k rpm
Manual: Escolha o seu note
http://kchintarus.myminicity.com
Flashcooler
Flashcooler Geek Registrado
2K Mensagens 74 Curtidas
#14 Por Flashcooler
10/11/2008 - 20:12
T-Rodman disse:
Pronto. Agora você viajou.
Veja essa foto, por exemplo, do 1510 e compare com seu notebook. É o mesmo?
http://www.dell.com/downloads/global/corporate/imagebank/notebooks/vostro_1510_back_300.jpg
A Compal fabrica coisas sob encomenda para a Dell. Ajuda a desenhar o modelo desejado por ela, e não a fabrica. Se fabrica, fabrica somente para a Dell Taiwan. Não é porque o Vostro 1200 da Dell/Tw é o Intelbrás N6000W que o seu Amazon L93 já virou o Vostro 1510.
Aliás, se tem uma coisa que a Dell já é diferenciada para com outros Compal é a interface gráfica. O Compal usa o MXM, enquanto a Dell usa uma conexão totalmente proprietária. Você não compra a VGA de um notebook Dell e instala em seu Compal. E nem dá pra instalar uma VGA MXM em um Dell.

"se tem uma coisa que a Dell já é diferenciada para com outros Compal é a interface gráfica".
Exatamente. A estrutura principal pode até ser a mesma, mas os detalhes fazem a diferença...o preço de custo da DELL é superior AMAZON, isto pois na industria para baratear o custo dos produtos eles variam alguns componentes, normalmente os mais caros.

T mais
Society, you are a crazy breed I Hope you are not lonely without me... mostrando_lingua.png

When you want more than you have You think you need... !!

gcfrancoso
gcfrancoso General de Pijama Registrado
3K Mensagens 116 Curtidas
#15 Por gcfrancoso
10/11/2008 - 21:53
Mas eu não estou defendendo a AMZ... Por quê encasquetaram com isso?
O tópico não é sobre a qualidade da AMZ, ou da Dell... Mas sim sobre como avaliar a sua necessidade real, e fazer uma compra adequada. Independentemente da marca...

Além do mais, prefiro que o meu sistema tenha MXM. Desta forma poderei escolher entre uma gama maior de dispositivos VGA. Até na hora do up, ou do reparo, não fico refém de uma única empresa (e do preço dela... rsrrsr).
REVIEW:SAGER NP8760
i5-540M
4GB 1333MHz
Radeon 5870 1GB DDR5
320GB 7.2k rpm
Manual: Escolha o seu note
http://kchintarus.myminicity.com
Responder Tópico
© 1999-2024 Hardware.com.br. Todos os direitos reservados.
Imagem do Modal