Logo Hardware.com.br
icefly
icefly General de Pijama Registrado
4.1K Mensagens 157 Curtidas

Instalando Windows XP em hd Sata

#1 Por icefly 28/07/2008 - 18:20
Os notebooks fabricados, nos últimos anos só usam hd´s Sata, uma tecnologia recente.
Isso faz com que o XP lançado em 2002 não consiga identificar o disco conectado na controladora Sata quando o recurso AHCI - NCQ está ativado no setup (BIOS), por falta de drivers nativos no cd de instalação.
Aos curiosos em saber o que essa dupla faz, indico a leitura do artigo sobre NCQ do GDH Press.

Imagem

Essa é a combinação que faz o instalador do Windows XP não identificar o disco Sata ou causar uma tela azul durante sua instalação.
Mas existe solução para contornar esse problema, podendo ser usado dois métodos.


**********
* MÉTODOS *
**********
1. Desabilitar temporariamente o suporte SATA no BIOS ou
2. Integrar os drivers numa do cópia do cd de instalação do XP com o conhecido programa N-Lite.

No método 1 o uso do driver SATA é opcional.
Já no método 2 é obrigatório: você terá que achar os drivers da controladora SATA do seu notebook na página de suporte/downloads do fabricante do seu laptop ou no [U]fabricante do chipset da placa-mãe (Intel, VIA, SIS, ATI, ou NVidia). Em alguns casos esses drivers, também podem ser achados com o nome de AHCI, Matrix Storage, Mass Storage ou RAID, e podem vir junto com o do chipset; essa dúvida, você tira na página do fabricante.


1º Método: Desabilitando o SATA - AHCI no BIOS (setup):
Esse método permite desabilitar o suporte AHCI para fazer com que o HD seja reconhecido durante a instalação do XP, desde que naturalmente exista essa opção no BIOS, a qual também pode ser encontrada com o nome de AHCI, IDE, Sata, C3, ou até mesmo Windows XP ou Vista.
Na imagem abaixo segue o exemplo de um BIOS com as opções AHCI e IDE:

Imagem

Os passos são os seguintes:

- Acessar o setup (BIOS) do notebook e desabilitar o suporte Sata, mudando o AHCI para disabled, ou deixando o hd como IDE ou IDE Combined (com já falado acima, o nome desse parâmetro varia de BIOS para BIOS);
- Reiniciar o notebook e o HD passará a ser reconhecido pelo cd do XP (o que possibilita começar sua instalação);
* Obs: os próximos 3 passos são opcionais:
- Depois de instalado o XP, instalar os drivers Sata para maximizar o desempenho do hd;
- Reiniciar o notebook e;
- Acessar o BIOS para habilitar novamente o suporte Sata e pronto!

Obs: Se não conseguir achar o driver SATA, você pode optar por deixar o suporte SATA desabilitado mas com o Windows XP funcionando (parando no segundo passo descrito acima, o que já é uma vitória e tanto); mas existem relatos de que com o suporte SATA desativado, há uma perda no desempenho do Hd, a qual eu sinceramente, no dia a dia eu não notei (deu pouca diferença apenas em benchmarkings).

Pode ser que não exista no BIOS um parâmetro que desabilite o suporte AHCI, para fazer com que o Hd Sata seja detectado pelo XP; se for esse o seu caso, passe para o 2º Método.


2º Método: Integrando drivers SATA no cd de Instalação do XP:
Aqui a opção para permitir a instalação do XP em laptops com Hd Serial Ata (SATA) é usar o programa N-Lite para gerar uma cópia do seu cd de instalação do XP, já com os drivers SATA do seu notebook integrados; esse programa é uma mão na roda e permite personalizar completamente o cd do XP, retirando programas e recursos desnecessários, adicionando drivers, integrar o Service Pack 3 - SP3 (para quem ainda tem o Windows XP Home ou Pro com o SP1 ou SP2 ou até mesmo sem SP), etc.

Geralmente os arquivos .inf da controladora Sata vêm zipados ou dentro de um arquivo executável; para extraí-los vamos precisar de um descompactador de arquivos; aqui eu uso o WinRar. Com o arquivo baixado, extraia o seu contéudo para uma pasta de fácil acesso e na hora de customizar com o NLite para integrar os drivers, basta indicar o caminho para a pasta onde eles foram extraídos.


*******
* Dicas *
*******
1. Descobri esta dica aqui: existe este pacotão de drivers de MassStorage (4.8Mb), que depois de integrados ao cd do XP, pode criar um cd de XP capaz de reconhecer inúmeros hd´s Sata.
Depois de baixado, basta extrair o contéudo, com um programa do tipo 7Zip ou Winrar e mandar integrar ao cd do XP com o programa NLite.

2. Dica nova! Um jeito mais fácil de pegar os drivers ACHI dos Intel é baixar o Utilitário de 32 bits para configuração de disquete (neste link aqui); isso baixa um arquivo chamado f6flpy----; depois é só extrair o contéudo do arquivo com um Winzip, WinRar ou programa similar. Como podem ver é o mesmo contéudo do arquivo iata87enu.

Atualização 10.04.2010: agora o nome da tecnologia da Intel é Rapid Storage Technology (link para download) , o nome não é mais Matrix Storage Manager.
O método pra extrair os drivers permance o mesmo do descrito acima na dica 2, basta baixar o f6flpy96x86.zip (32-bit Intel® RST Driver Files for F6 Install) para Windows 32 bits (x86) ou o f6flpy96x64.zip (64-bit Intel® RST Driver Files for F6 Install) para a versão 64 bits (x64) - em Português o nome é Arquivos de driver Intel® RST de 32 (ou 64) bits para instalação F6.

Esses drivers também servem pro Windows Vista e pro Seven (instalação via Gerenciador de Dispositivos), pois o driver que é instalado nativamente é básico e com os drivers da Intel o desempenho do HD SATA melhora.

Imagem

Esses drivers servirão para placas-mãe com:
* Chipset Intel® 5.000V
* Chipset Intel® 5000P
* Chipset Intel® 5000X
* Chipset Intel® 955X Express
* Chipset Intel® 975X Express
* Chipset Intel® E7230
* Chipset Intel® X58 Express
* Chipsets Intel® série 3
* Chipsets Intel® série 4
* Família de chipsets Intel® 945 Express
* Família de chipsets Intel® 965 Express
* Família de chipsets para portáteis Intel® 45 Express
* Família de chipsets para portáteis Intel® 945 Express
* Família de chipsets para portáteis Intel® 965 Express


3. Nos notebooks CCE, o ajuste no BIOS que permite o XP ser instalado sem problemas é chamado de C3; basta deixá-lo como Enabled.


********
* N-Lite *
********
O programa a ser usado na customização do cd de instalação do Windows XP é o NLite (link), o qual para funcionar precisa necessariamente pelo menos da versão 2.0 do Microsoft .NET Framework instalada(link para a Microsoft) (no Vista já vem instalada a versão 3.0, mas no XP não vem instalado nenhuma, por isso a necessidade de instalar o .Net Framework). Logicamente, precisamos também do cd de instalação do XP, para copiar todo o seu contéudo para uma pasta do computador.

Existem diversos tutoriais na web explicando como usar o NLite (não copiei o contéudo de nenhum para não aumentar o tamanho do tópico e deixar chato de ler):

- Tópico-tutorial no Forum do Baboo
- Artigo no GDH - nLite: Gerando um CD de instalação do Windows personalizado
- Tópico no Baboo sobre inclusão de drivers com o NLite
- Blog do Eko W., em inglês
- Tutorial no UOL
- The How to Geek, em inglês

[]´s
icefly.
Responder
OP
OP Cyber Highlander Registrado
38K Mensagens 4.8K Curtidas
#6 Por OP
10/04/2010 - 22:02
icefly disse:
Atualizando o tópico; a Intel mudou o nome da tecnologia que ativa o AHCI, agora é Rapid Storage Technology (não é mais Matrix Storage Manager); os relatos são de melhoras em relação aos drivers antigos.

E esses drivers estão disponíveis mesmo para os chipsets mais antigos?
Você tem mais informações do que alterou, além do nome?
"De onde menos se espera, daí é que não sai nada"(Barão de Itararé)

FUI...
icefly
icefly General de Pijama Registrado
4.1K Mensagens 157 Curtidas
#7 Por icefly
11/04/2010 - 22:51
Sim, os drivers do novo Rapid Storage mantêm suporte aos antigos chipsets que o Matrix Storage dava suporte.
O Rapid Storage também adicionou suporte ao chipset da família 5 Series, que parece não ser suportado pelo antigo Matrix Storage (pelo menos é que os docs da Intel informam).

Pra quem instala o pacote completo, e não apenas os arquivos .inf o painel de controle muda de visual:
Matrix Storage x Rapid Storage
Imagem x Imagem

Aqui comigo passar da versão antiga pra mais nova (de Matrix Storage pra Rapid Storage), não mudou muito os números no HD Tune, mas só com os drivers nativos do Windows Seven, o desempenho é menor; por isso vale pena instalá-los pra instalar o AHCI e ativar o NCQ (e deve valer mais ainda pra quem faz RAID ou tem SSD):

Driver Nativo x Driver do Rapid Storage
Imagem x Imagem

O HD que rodei o HD Tune é um Western Digital WD3200-BEVT de notebook, Sata 300, 5400rpm e buffer de 8Mb.
jorgeribeiro
jorgeribeiro Novo Membro Registrado
1 Mensagem 0 Curtidas
#9 Por jorgeribeiro
04/08/2010 - 14:10
olha eu estava tendo problemas na instalação do xp em um acer 4740 dei uma lida nas dicas e me aventurei mudei na bios de ahci para ide instalei o xp tranquilo depois abri o gerenciador de dispositivos ,aonde consta controlador ide tem o primario e secundario logo abaixo tem outro uns constam como porta 4 e 5 depende da versão do xp o meu é 64 bits bom cliquei na terçeira opçãode cima pra baixo e mandei trocar os drives instalou reiniciei troquei na bios para ahci o xp reiniciou numa boa ta funcionando em dual boot com o seven ha o drive que eu instalei foi o ahci que tem rolando na net pra xp tambem serve o que vem no cd do acer.
H_TM
H_TM Zumbi Registrado
4.5K Mensagens 547 Curtidas
#10 Por H_TM
02/11/2010 - 10:10
icefly disse:
...


Esses drivers servirão para placas-mãe com:
* Chipset Intel® 5.000V
* Chipset Intel® 5000P
* Chipset Intel® 5000X
* Chipset Intel® 955X Express
* Chipset Intel® 975X Express
* Chipset Intel® E7230
* Chipset Intel® X58 Express
* Chipsets Intel® série 3
* Chipsets Intel® série 4
* Família de chipsets Intel® 945 Express
* Família de chipsets Intel® 965 Express
* Família de chipsets para portáteis Intel® 45 Express
* Família de chipsets para portáteis Intel® 945 Express
* Família de chipsets para portáteis Intel® 965 Express


3. Nos notebooks CCE, o ajuste no BIOS que permite o XP ser instalado sem problemas é chamado de C3; basta deixá-lo como Enabled.


Além das dicas serem muito boas, o amigo icefly age com transparência, quando fala que funcionam apenas com estas placas com chipset da Intel... É um tipo de informação que nos dá a certeza de que a dica funcionará 100%.
Falo isso porque encontramos algumas dicas por aí onde as informações são incompletas e quando vamos fazer em casa, não dá certo.

Novamente parabens icefly!!

OBS.: Seria bom se mais users ( ou o proprio icefly ) continuassem com dicas para placas maes com chipset(s) diferentes.

Fica aí a minha sugestão!

Um abraçao para todos!!!!!
T Mais.
Jesus está voltando para levar aqueles que o aceitaram e procuram andar em seus caminhos. Que todos estejam preparados em sua vinda ....Como está sua vida? ...Está preparado?
RJR Informática
RJR Informát... Tô em todas Registrado
2.8K Mensagens 25 Curtidas
#11 Por RJR Informát...
16/01/2011 - 20:08
Uma duvida, e curiosidade, se eu por na BIOS em IDE instala... OK.
Logo volto na BIOS e mudo para ACHI, o que vai acontecer?
CCE 745B - Core i7 2630QM 6MB 2.0GHz | 8GB (2 X2GB) DDR3 1333MHz | 500GB HD SEAGATER MOMENTUS XT 7200RPM | GMA 3000 | 14" LED 1366x768
LG R490 - Core i3 M370 2.4GHz | 4GB DDR3 1333MHz | 640GB HD | 14" LED 1366X768
CCE T23L - Core i3 M350 | 4GB DDR3 1333MHz | 320GB SAMSUNG | 14' LED 1366X768.
OP
OP Cyber Highlander Registrado
38K Mensagens 4.8K Curtidas
#12 Por OP
16/01/2011 - 20:17
RJR Informática disse:
Uma duvida, e curiosidade, se eu por na BIOS em IDE instala... OK.
Logo volto na BIOS e mudo para ACHI, o que vai acontecer?


Você receberá uma tela de erro e o sistema vai reiniciar.
Existe um método para conseguir rodar como ACHI um sistema previamente instalado em um HD como IDE, mas eu nunca consegui fazer funcionar dessa forma.
Aqui tem um tópico sobre isso.
"De onde menos se espera, daí é que não sai nada"(Barão de Itararé)

FUI...
RJR Informática
RJR Informát... Tô em todas Registrado
2.8K Mensagens 25 Curtidas
#14 Por RJR Informát...
16/01/2011 - 22:28
OP disse:
Você receberá uma tela de erro e o sistema vai reiniciar.
Existe um método para conseguir rodar como ACHI um sistema previamente instalado em um HD como IDE, mas eu nunca consegui fazer funcionar dessa forma.
Aqui tem um tópico sobre isso.



Ta, mas eu instalo como IDE e logo finalizado, passo para ACHI, ai para nao da erro de tela azul onde eu instalo tal driver SATA? lá no F6???
CCE 745B - Core i7 2630QM 6MB 2.0GHz | 8GB (2 X2GB) DDR3 1333MHz | 500GB HD SEAGATER MOMENTUS XT 7200RPM | GMA 3000 | 14" LED 1366x768
LG R490 - Core i3 M370 2.4GHz | 4GB DDR3 1333MHz | 640GB HD | 14" LED 1366X768
CCE T23L - Core i3 M350 | 4GB DDR3 1333MHz | 320GB SAMSUNG | 14' LED 1366X768.
OP
OP Cyber Highlander Registrado
38K Mensagens 4.8K Curtidas
#15 Por OP
17/01/2011 - 10:01
RJR Informática disse:
Ta, mas eu instalo como IDE e logo finalizado, passo para ACHI, ai para nao da erro de tela azul onde eu instalo tal driver SATA? lá no F6???

Enquanto não tiver o driver instalado vai dar erro. Por isso vc deve instalar o driver assim que completar a instalação. Neste tópico aqui isso foi bem discutido:
https://www.hardware.com.br/comunidade/modo-ativar/904051

Mas não sei porque isso nunca deu certo comigo. A melhor solução para mim foi integrar o driver via Nlite e instalar o xp direto como AHC. Já que não tenho drive de disquete a anos, não posso usar o esquema de teclar F6 na inicialização..
"De onde menos se espera, daí é que não sai nada"(Barão de Itararé)

FUI...
Responder Tópico
© 1999-2024 Hardware.com.br. Todos os direitos reservados.
Imagem do Modal