Hoje em dia, é quase inevitável que o smartphone acabe desempenhando também a função de player de mídia. Praticamente todos os aparelhos atuais incluem players com suporte a arquivos MP3, AAC, eAAC+ e WMA e são capazes de tocar pelo menos 6 ou 8 horas de música com uma única carga, com uma qualidade de áudio superior à de muitos MP3 players stand-alone. Com isso, mais e mais pessoas tem optado por simplesmente usar o smartphone para ouvir música, em vez de usar um MP3player separado, como antigamente.
No player de áudio incluído nos aparelhos com o S60, por exemplo, as faixas são organizadas em uma “bibliotecas”, onde são classificadas por artista, album, etc. A classificação é feita automaticamente a partir das tags ID3 incluídas nos arquivos, você precisa apenas usar a função “Atualiz. bibl. musical” depois de transferí-los para o cartão.
Os aparelhos atuais também se saem bem na função de player de vídeo, o que pode se tornar bastante útil se você tem o hábito de baixar vídeos via web, ou de gravar programas da TV usando uma placa de captura. Muito se discute sobre a viabilidade de assistir filmes e vídeos longos em smartphones com telas de duas ou três polegadas, mas em muitos casos esta é apenas mais uma questão de costume. Assistir a um filme em formato 16×9 e com legendas beira o inviável, mas assistir a vídeos no formato 4×3 é perfeitamente utilizável.
Naturalmente, os fabricantes já perceberam essa tendência há muito tempo e passaram a produzir aparelhos otimizados para multimídia, como no caso dos aparelhos da série N da Nokia:
Entretanto, praticamente qualquer aparelho atual (e mesmo muitos modelos antigos, baseados no S40) pode ser usado para assistir vídeos, basta ter os softwares adequados. Usando um cartão de capacidade suficiente, você pode simplesmente deixar os vídeos que pretende assistir já previamente copiados e aproveitar as filas e as idas de um lugar a outro para ir assistindo. Para muitos, isso acaba sendo melhor do que ter um aparelho com recepção de TV, já que você pode escolher o que assistir, em vez de ficar condicionado ao que estiver passando.
A principal dificuldade nos aparelhos mais simples, reside em converter os vídeos ou em encontrar um player adequado, já que a maioria dos aparelhos utilizam o Real Player ou o Windows Media, que suportam apenas seus próprios formatos e oferecem um desempenho longe do ideal.
Deixe seu comentário