Sessão Particular: como esconder o que você está ouvindo no Spotify

Sessão Particular: como esconder o que você está ouvindo no Spotify

Lançado em 2008, o Spotify é a principal plataforma de streaming de música da atualidade, com quase 250 milhões de usuários entre que utilizam a plataforma de forma gratuita e paga (113 milhões são assinantes).

Além de oferecer um catálogo bem vasto, com mais de 40 milhões de faixas, divididas entre os mais variados álbuns e playlists, o Spotify também carrega consigo funções de redes sociais. Além de seguir seus cantores e bandas favoritas você também pode seguir algum amigo seu, além de você também pode começar a receber alguns seguidores, principalmente se compartilhar algumas playlists por aí.

A partir do momento que você recebe um seguidor, acontece o que o Spotify chama de interação com atividade de amigos. Essas atividades revelam as músicas ouvidas por você e os perfis públicos (incluindo marcas e celebridades) que você segue.

Por padrão, qualquer pessoa que te seguir terá acesso a essas informações. Você pode consultar a lista de pessoas que te seguem clicando no seu nome no canto superior direito do aplicativo e por último sem seguidores.

Além do perfil público que revela suas atividades, é possível ajustar pelas configurações a “Sessão de Música Particular”. “Por padrão, qualquer pessoa que seguir você no Spotify pode ver o que você está ouvindo na Atividade de amigos. Caso não queira que outras pessoas saibam o que você está ouvindo, é possível ativar uma sessão particular, explica o Spotify em seu site oficial. 

Habilitar a sessão particular irá lhe garantir mais privacidade, já que oculta as músicas que você está ouvindo, porém há um ônus em adotar tal prática. O Spotify explica que quando essa sessão está ativa talvez o que você ouvir não influencie as suas recomendações musicais, como as Descobertas da Semana.

A playlist Descobertas da Semana é uma lista de faixas personalizada para cada usuário. Ao passar do tempo, com a sua interação com o serviço, os algoritmos vão aprendendo mais sobre seu gosto musical e passa a ser cada vez mais assertivo na recomendação de canções similares ao que você anda ouvindo no momento. Essa playlist é uma curadoria via IA para que você conheça novos cantores e bandas. Então, fica aqui a ressalva. Talvez com a sessão particular as recomendações de faixas passem a não ser tão precisas.

Como habilitar a Sessão Particular no Spotify?

O procedimento de ocultar suas atividades no Spotify pode ser realizado tanto na versão do player para PC quanto no aplicativo, disponível para Android e iOS. Veremos das duas maneiras:

Habilitando a sessão particular no aplicativo do Spotify para PC:

  • Clique sobre o nome da sua conta, no canto superior direito da tela;
  • Clique na terceira opção; preferências;
  • Vá até a sessão “Redes Sociais” e marque a opção “Inicie uma sessão particular para ouvir música de forma anônima.
  • Você irá notar que a foto do seu perfil conta agora com um cadeado, ícone que representa que você está em uma Sessão Particular
  • Também é possível adotar um meio termo, deixar que o app mais personalizado em termos de como ele irá gerenciar a questão da privacidade. Ao invés de você adotar a Sessão Particular, que irá ocultar o que você escuta e os artistas tocados recentemente, é possível escolher apenas uma dessas duas opções. Habilitando o marcador correspondente.

Habilitando a sessão particular no app do Spotify para celulares e tablets:

  • Clique sobre o ícone da engrenagem, que simboliza o acesso às configurações;
  • Na sessão “Redes Sociais” basta você seguir o que comentamos acima. Ao marcar “Sessão Particular” é habilitado o modo completamente anônimo do Spotify, mas você também pode lidar de forma personalizada, escondendo as músicas escutadas ou os artistas tocados recentemente.

O Spotify frisa que a sessão particular termina automaticamente quando você reinicia o Spotify ou depois de um longo período de inatividade.

A última etapa da sua privacidade com o Spotify é esconder as suas playlists, que se tornam públicas logo assim que são criadas. Para esconder esse conjunto de faixas personalizado no computador ou smartphones e tablets siga os passos abaixo:

Escondendo playlists no computador:

  • Procure pela sessão “Playlists”, localizada na parte esquerda da tela;
  • Clique com o botão direito do mouse sobre a playlist que você deseja ocultar
  • A playlist que está pública pode ficar reservada, para isso marque a opção “Tornar secreta”. Caso queira desfazer é só mudar de “Tornar Secreta” para “Tornar Pública”.

Escondendo playlists no app do Spotify para celulares e tablets:

  • Na parte inferior da tela clique em “Sua Biblioteca”
  • Clique sobre alguma das playlists criada por você
  • Agora clique nos três pontos no canto superior direito e selecione a opção “Tornar secreta”

Além de ocultar as suas atividades você também pode deixar de visualizar o que os seus amigos e demais perfis que você segue está ouvindo. O procedimento é bem simples:

  • Clique sobre o nome da sua conta, no canto superior direito da tela
  • Clique na terceira opção; preferências.
  • Vá até a sessão “Opções de exibição” e desmarque a opção  “mostrar atividades de amigos”
  • Ao desmarcar a opção, você irá notar que automaticamente irá sumir a área da tela no canto direito do player do Spotify, destinado a exibição das atividades de amigos.

 

Você também deve ler!

Melhores aplicativos para ouvir música grátis

MP3, WAV, FLAC, AIFF… conheça os principais formatos de áudio

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X