Limpar o cache do Spotify pode ser bastante benéfico para desafogar mais o smartphone e liberar espaço para outras funções e aplicativos. Não é preciso esperar que um aviso de memória cheia apareça no aparelho para fazer isso.
Por isso, neste artigo vamos te mostrar como limpar o cache do Spotify, algo que não vai afetar em nada a sua experiência com o aplicativo e nem apagar suas músicas, mas que pode ajudar a deixar o smartphone mais leve.
Leia também:
Saiba como proceder se ocorrer um erro com o leitor de impressões digitais do seu smartphone
Instagram: como colocar um perfil nos favoritos
Limpando o cache do Spotify
Limpeza de cache é um procedimento que pode ser feito com todo e qualquer aplicativo e é bem útil principalmente para liberar a memória do aparelho de forma rápida e fácil. Essa limpeza também pode ajudar a evitar o surgimento de alguns bugs e até mesmo corrigir algumas falhas.
O cache guarda algumas informações que são acessadas com frequência pelo aplicativo em questão, o que ajuda com que o sistema do aparelho consiga encontrar esses dados mais rapidamente. Porém, não é algo necessário, é apenas uma forma de acelerar essa busca, então as vezes acaba sendo mais uma desvantagem do que uma vantagem, já que sobrecarrega do smartphone.
Por isso, limpar o cache de um aplicativo é diferente de limpar os dados. Nesse caso, o que você já tem salvo no aplicativo, como suas músicas baixadas, não vão ser afetados. Ou seja, a limpeza do cache não deleta os seus downloads no Spotify.
Agora vamos mostrar como fazer essa limpeza tanto por um smartphone Android quanto iOS.
Passo a passo
No celular, o processo é muito rápido e são poucos passos. Primeiro, abra o aplicativo e tanto no Android quanto no iOS, selecione o ícone de engrenagem que fica localizado no canto superior direito para que ele te mostre as opções de configuração.
A partir daí, você vai descer a página até onde tem a seção “Armazenamento” e em seguida apertar a opção “Limpar cache”. Bem simples. No caso do iOS você precisa primeiro selecionar a opção Armazenamento, mas no Android já aparece a opção “Limpar Cache”.
Ao fazer isso, ele vai pedir uma confirmação se você quer mesmo limpar o cache, então é só selecionar a opção novamente para confirmar.
Dá para limpar cache de qualquer aplicativo
Embora nesse artigo o foco tenha sido no Spotify, é possível limpar o cache de qualquer aplicativo através do próprio sistema do smartphone. No Android, por exemplo, é só ir em Configurações > Aplicativos e então escolher o aplicativo, ir em Armazenamento e Cache e escolher Limpar Cache.
Vale lembrar que esse processo pode mudar um pouco de um smartphone para o outro, mas no geral é o mesmo. Nesse caso é preciso fazer a limpeza de cada um individualmente. O cache no Spotify ajuda a evitar travamento enquanto ele executa música, porém limpá-lo não quer dizer que isso vai acontecer.
O indicado mesmo é limpar o cache ocasionalmente, assim impede que esses dados temporários acabem enchendo a memória e até mesmo influenciando no download de outros arquivos ou instalações.