Como excluir suas imagens do Instagram da pesquisa do Google

Como excluir suas imagens do Instagram da pesquisa do Google

Diversas aplicações que utilizam a API do Instagram, como os visualizadores web, podem acabar auxiliando o Google na indexação das imagens de suas contas. Não só no Google mas em outros mecanismos de busca. Então, caso você use essas aplicações que, por exemplo, simulam a experiência mobile do Instagram no PC, provavelmente está com suas foto e vídeos indexados nos mecanismos de busca. Vale lembrar que por padrão o Instagram não permite que os motores de busca consigam realizar essa coleta do conteúdo, isso começa a acontecer quando você utiliza um software de terceiro relacionado à maior rede social do mundo de conteúdo multimídia.

Embora não seja tão fácil a remoção, caso você se sinta incomodado com os seus conteúdos postados estarem sendo indexados no Google é possível solicitar a remoção. A primeira coisa que você tem que fazer é verificar e desvincular caso algum app de terceiro esteja tendo acesso ao seu perfil no Instagram. Após logar na sua conta você poderá consultar, tanto pelo computador quanto pelo aplicativo, se há algum serviço ativo vinculado à sua conta.

Para fazer isso no computador siga os seguintes passos:

  1. Clique sobre o ícone da engrenagem, que simboliza o acesso às configurações
  2. Clique na sessão Aplicativos e Sites

Agora serão exibidas duas colunas, de aplicativos ativos e expirados. Caso algum aplicativo esteja autorizado acessar sua conta ele será mostrado na sessão ativo. Conforme explica o Instagram, “estes são aplicativos e sites nos quais você entrou com o login do Instagram e usou recentemente. Eles podem solicitar informações que você escolheu compartilhar com eles”.

No caso dos smartphones, pelo app do Instagram, você pode realizar o mesmo procedimento da seguinte maneira:

  1. Clique nos três tracinhos localizado na parte inferior direita da tela do Instagram
  2. Clique em configurações
  3. Acesse a sessão Segurança
  4. Clique em aplicativos e sites

Pronto, novamente haverá duas categorias, os nomes são: ativo e vencida. Caso apareça alguma aplicação ativa, revogue o acesso.

Outra forma que o Instagram comenta em seu site sobre como encaminhar esse processo de retirada do seu conteúdo dos mecanismos de busca é colocando sua conta no modo privado. Alternando do modo em que qualquer pessoa pode ver o conteúdo postado para o modo restrito, que apenas seus amigos conseguem ter acesso.

Para você colocar sua conta como privada siga os seguintes passos: Configurações > Privacidade > Privacidade da Conta > altere a chavinha seletora para a direita, seu perfil passará a ser privado.

Infelizmente, mesmo que você adote uma medida mais drástica, como excluir a sua conta, pode levar um tempo até que o Google e demais sites em que suas fotos e vídeos foram indexados reverta o processo.

O Instagram também ressalta que não está diretamente associado aos aplicativos de terceiros que utilizam sua API, como visualizadores da Web, aplicativos de desktop ou serviços de impressão de imagens. “Não podemos ajudá-lo a acelerar o processo de remoção de imagens do Instagram que possam aparecer no Google”, explica a rede social.

Pode ser interessante também você entrar em contato diretamente com alguns dos serviços de terceiros mais populares que utilizam a API do Instagram:

Evidentemente que você também pode seguir os procedimentos do Google para a remoção dos seus dados da indexação.

Aproveite para conferir outras matérias interessantes sobre o Instagram publicadas no Hardware.com.br:

Tamanho ideal para fotos e vídeos postados no Instagram

Como ativar o modo noturno no Instagram

Top 10: perfis mais seguidos do Instagram

Origem do TBT, termo que virou tendência nas redes sociais

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X