Throwback Thursday, também conhecido pela hashtag #tbt, é uma das expressões mais populares da atualidade, uma espécie de padrão nas redes sociais para trazer à nota algum fato antigo, que tenha sido marcante em algum momento. Como diz a clássica música de Vitor Espaldinha “recordar é viver”. Aproveitando que o “tbt” trata justamente do resgate de acontecimentos, a lembrança de algum momento, buscamos a origem desse termo e como ele se tornou tendência nas redes sociais.
A expressão throwback thursday surgiu bem antes da sua aplicação nos dias de hoje, com o uso da hashtag #tbt. A palavra throwback, que na tradução tem sentido de retrocesso, um retorno ao passado, de acordo com o site Know Your Meme, que analisa termos e memes que se tornaram popular, relata que desde 2003 esta palavra tem sido utilizada para referenciar coisas que são clássicas.
E a junção com a palavra Thursday (quinta-feira) surgiu da onde? A primeira pessoa a utilizar a expressão throwback thursday foi o premiado ilustrador e animador americano Saxton Moore, que já colaborou com o Cartoon Network, Nickelodeon, Hasbro Toys, entre outras empresas.
Em 2006, Moore usou throwback thursday (que em tradução livre significa “uma volta ao passado na quinta-feira”), em seu blog como o título de uma série de postagens que mostrava sua releitura para desenhos animados clássicos. Abaixo você confere uma versão do Pica-Pau desenhada por Saxton Moore, e que inclusive serviu como uma das postagens de sua série throwback thursday.
Neste mesmo ano a expressão começou a aparecer em outros ambientes do mundo virtual, como, por exemplo, no blog Nice Kicks, que trata sobre a cultura sneaker. O blog usava a expressão throwback thursday para algum tênis lendário. O primeiro modelo escolhido para ser utilizado junto com a expressão foi o Nike Air Trainer SCII, lançado em 1991.
A popularidade do throwback thursday, que viria se tornar #tbt, tem relação direta com o Instagram, a rede social focada no compartilhamento de fotos e vídeos, criada por Kevin Systrom e Mike Krieger em 2010, transformou em sucesso muitas hashtags, esses termos utilizados para categorizar conteúdo por tema. Em janeiro de 2011 o Instagram implementou a possibilidade do uso de hashtags na plataforma. Apenas nove meses após o lançamento desse novo recurso começaram a surgir as primeiras fotos que com a hashtag #throwbackthursday. É difícil apontar a primeira pessoa a utilizar essa hasthags no Instagram, alguns levantamentos sugerem que um dos primeiros usuários a fazer uso dessas expressões foi @bobbysanders22 .
Com as hashtags os usuários conseguem misturar suas postagens com outras tantas que também receberam o mesmo termo, ampliando as chances de que outras pessoas encontrem aquela foto ou vídeo e acabem curtindo, comentando ou até seguindo o perfil que publicou. Com o #throwbackthursday ou #tbt você expõe recordações importantes com milhões de pessoas, mantendo a essência da web, o compartilhamento. Nos últimos anos o #tbt ganhou ainda mais relevância, virando uma verdadeira “modinha” entre os usuários do Instagram. Atualmente mais de 500 milhões de postagens na plataforma utilizam esta hasthag.
O uso do “tbt e do “throwbackthursday não está restrito somente ao Instagram, o termo é popular também em outras redes sociais, como o Twitter. Diversos usuários do microblog começaram a fazer uso das expressões a partir de 2012. O “tbt hoje é muito mais do que uma hashtag, é o termo moderno para nostalgia. As “celebridades” também foram determinantes para a propagação do uso da expressão, já que acabam influenciando muitas outras pessoas a aderir.
Como utilizar o TBT?
Brincar com o TBT é simples, você escolhe uma imagem ou vídeo antigo e no processo da postagem atribui a hashtag “tbt. No entanto, alguns levam o processo um pouco mais a sério, existe até um conjunto de “regras” para a utilização mais apropriada. Os tais protocolos são os seguintes:
- Postar imagens com pelo menos cinco anos
- Não postar imagens do verão passado ou da última semana
- Não postar várias imagens no mesmo dia utilizando a hashtag #tbt
- Postar apenas uma ou duas fotos por semana utilizando #tbt
Evidentemente que você pode utilizar o #tbt da forma que mais lhe agradar, sem ficar se prendendo a tais restrições. Porém, em contas comerciais ou de “influenciadores digitais” realmente é necessário seguir algumas recomendações para que o uso de hasthags na indexação do conteúdo traga os melhores resultados.
Entre essas recomendações estão o uso do #tbt com outras hashtags que se relacionam com sua imagem e público-alvo.No caso de marcas vale a pena utilizar o #tbt para recordar produtos lançados há algum tempo e que se tornaram sucesso. O horário em que o conteúdo será postado também é de suma importância. Há ainda muitas outras dicas que empresa de Marketing Digital e gestão de redes sociais podem lhe auxiliar.
Você também deve ler!
Os melhores players de vídeo gratuitos para PC
Deixe seu comentário