Chipsets para placas soquete 775

Leituras recomendadas:

Tutorial: Todos os processadores da família Pentium 4
https://www.hardware.com.br/tutoriais/processadores-pentium/

Tutorial: Chipsets e placas, parte 1
https://www.hardware.com.br/tutoriais/chipsets-placas/

Tutorial: Chipsets para o Pentium 4 (soquete 423 e soquete 478)
https://www.hardware.com.br/tutoriais/chipsets-soquete-775/

A partir de 2004, a Intel migrou rapidamente todos os processadores de alto desempenho para o soquete 775, transformando as placas soquete 478 em uma plataforma de baixo custo, destinada sobretudo aos Celerons. O principal problema com a plataforma 478 é que ela é um beco sem saída em termos de upgrade, já que não é possível atualizar para um Core 2 Duo. Apesar disso, as placas soquete 478 se tornaram tão baratas, que continuaram representando a maior parte das vendas no Brasil ao longo de 2005 e 2006. Além das placas, o Celeron D (baseados no core Prescott) teve seu preço drasticamente reduzido após o lançamento do Core 2 Duo, tornando-se mais barato que os Semprons equivalentes.

As primeiras placas soquete 775 chegaram ao mercado na primeira metade de 2004, o que representa uma demora sem precedentes com relação à popularização de uma nova plataforma para processadores Intel. O principal motivo é que os uso do soquete 775 realmente encarece as placas e apresenta vantagens reais apenas no caso de processadores que operam com bus de 1066 MHz ou mais, o que não é o caso dos Celerons. O principal motivo da Intel ter permitido que a plataforma soquete 478 tivesse uma sobrevida tão grande era conservar uma plataforma de baixo custo, que pudesse conter o avanço dos processadores AMD.

De qualquer forma, com a popularização dos processadores baseados na arquitetura Core, as placas soquete 478 chegaram ao fim da linha, abrindo espaço para suas sucessoras, baseadas nos chipsets Intel da série 9xx, juntamente com os concorrentes da nVidia, SiS e VIA.

Além de introduzirem o suporte aos processadores que utilizam o soquete 775, os chipsets da série Intel 9xx trouxeram outra mudança radical, que foi a morte do barramento AGP, que deu espaço ao barramento PCI-Express. Embora nem todos os chipsets da série 9xx ofereçam slots PCIe 16x para a conexão de placas 3D offboard, nenhum deles oferece suporte a slots AGP.

Uma observação importante é que nem todas as placas soquete 775 são compatíveis com os processadores Core 2 Duo. Toda a leva inicial de placas, produzidas em 2004 e 2005 e também muitas das placas produzidas no início de 2006 não são diretamente compatíveis com os processadores baseados no core Conroe.

Parte destas placas utilizam componentes e um regulador de tensão compatíveis e precisam apenas de um upgrade de BIOS para suportar os processadores da nova plataforma. Mas, muitas utilizam reguladores de tensão incompatíveis e por isso não podem ser atualizadas. Para elas, o Pentium D é o limite.

Isso acontece por que o Core 2 Duo exige uma placa com um regulador de tensão compatível com a especificação VRM 11, que foi finalizada apenas em 2006. Mesmo que a placa utilize um chipset compatível e um BIOS atualizado, a questão do regulador de tensão torna-se um obstáculo intransponível. A lista de placas incompatíveis inclui muitas placas baseadas nos chipsets i915, i925, i945, i955 e até mesmo nos chipsets i975X, nForce 4 SLI, SiS 661FX e outros. Ou seja, inclui até mesmo placas baseadas em chipsets premium.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X