Chipsets para o Pentium 4 (soquete 423 e soquete 478)

Leituras recomendadas:

Tutorial: Todos os processadores da família Pentium 4
https://www.hardware.com.br/tutoriais/processadores-pentium/

Tutorial: Chipsets e placas, parte 1
https://www.hardware.com.br/tutoriais/chipsets-placas/

Era uma vez um chipset chamado i440BX, um chipset originalmente destinado aos processadores Pentium II com bus de 100 MHz, mas que se revelou tão robusto que continuou sendo utilizado em vários modelos de placas mãe para Pentium III, incluindo os modelos de 133 MHz. Algumas placas como as Abit BX6 e BH6 baseadas no i440BX fizeram história pelo seu desempenho e possibilidades de overclock.

Depois do i440BX a Intel lançou a série 800, que trouxe uma nova arquitetura e o uso do AHA, um barramento rápido utilizado interligar a ponte norte e ponte sul do chipset, evitando o uso do já saturado barramento PCI. Tivemos o i810, o i815 e o i815E, destinados aos processadores Pentium III; o malfadado i820, a primeira tentativa de lançar um chipset com suporte à memória Rambus e o i840, destinado a máquinas de alto desempenho.

Depois surgiram os chipsets para o Pentium 4. As versões iniciais do Pentium 4 utilizavam o soquete 423, que foi rapidamente substituído pelo soquete 478, introduzido com o lançamento do Pentium 4 com core Northwood. Apesar de diferentes fisicamente, os dois soquetes são muito similares eletricamente, de forma que compartilham a mesma linha de chipsets, composta pelos modelos atualizados da série Intel 800, além de chipsets da SiS, VIA, ATI e Ali.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X