Em junho a Amazon adquiriu uma startup de carros autônomos chamada Zoox. O valor da transação foi de cerca de US$ 1 bilhão! Pois bem, nesta segunda-feira (14) a Zoox apresentou o que ela chamou de robotáxi, um veículo 100% elétrico e autônomo, com lugar para 4 pessoas, design que lembra uma carruagem antiga e rodas que se movimentam também para os lados!
A Zoox trabalha nesse projeto há 6 longos anos. Depois de vários protótipos e uma política de confidencialidade bem rigorosa, foi apresentado este carro autônomo com uma série de recursos bem interessantes e que fizeram valer a pena a espera.
Para começar, o robotáxi da Zoox não tem volante. Ou seja, é impossível para qualquer pessoa assumir o controle da direção. Apesar de parecer assustador, isso ajudou a diminuir o tamanho e o peso do veículo.
A bateria, por sua vez, é maior do que a usada nos carros da Tesla, que já é bastante conhecida por seus carros autônomos super eficientes. Ela tem uma capacidade total de 133 kWh e uma autonomia de 16 horas de uso. Impressiona também a velocidade máxima do Zoox, que chega a 120 km/h.
Mas o recurso mais interessante e inovador, com certeza, são as rodas. Além de se movimentarem para frente e para trás, elas também podem se movimentar para os lados. Sabe quando você precisa estacionar em uma vaga bem apertada e, para não bater nos carros já estacionados, você precisa ficar indo para frente e para trás o tempo todo? Pois é, com o robotáxi Zoox as rodas simplesmente ficam de lado e permitem ao veículo se movimentar nessa direção. Essa função realmente é ótima para cidades mais populosas, como São Paulo e outras capitais onde o trânsito pode ser bem estressante.
Para conseguir trafegar com segurança pelas estradas, o Zoox conta com diversos sensores LiDAR no topo, os mesmos usados nos novos iPhones e no iPad Pro. Com o auxílio desses sensores o carro consegue “enxergar” até 150 metros à frente. E como forma de backup, há ainda diversos radares e câmeras que assumirão o controle caso haja falha de um dos sensores LiDAR. No total, o Zoox enxerga até 270 graus de cada lado.
O visual também é bem interessante. Como já dissemos, ele lembra uma carruagem e foge dos visuais futuristas que normalmente vemos nesse tipo de projeto. Os quatro assentos são feitos de tecido e, aparentemente, bem confortáveis, com o banco abraçando os passageiros.
Em cada assento há airbags para proteção em caso de acidente. Há também porta-copos, um painel digital com tela sensível ao toque para controlar algumas funções do veículo, como a rota, temperatura do ar-condicionado, playlist, dentre outras coisas. Ah! E os tapetes contam com tecnologia de carregamento sem fio. Achei isso bem legal.
O Zoox, atualmente, está em testes em estradas privadas localizadas em Foster City, Las Vegas e São Francisco. Infelizmente, ainda não há nenhuma previsão de quando ele receberá permissão para trafegar nas estradas públicas dos Estados Unidos. Provavelmente falte também legislação sobre esse assunto.
Mas, com esse projeto finalmente saindo do papel, pode ser que as coisas comecem a andar mais rápidas nesse sentido. Ainda mais com o dedo da Amazon, que tem bastante influência nos Estados Unidos.
Fonte: The Verge