WhatsApp já começou a liberar o recurso Comunidades

Anunciado pelo WhatsApp no começo do ano, o recurso Comunidades parece estar mais perto de chegar para todos. A plataforma já liberou o uso da ferramenta em sua versão beta no Android para testadores, porém ainda de forma limitada.

A novidade está presente na versão 2.33.19.3 do WhatsApp Beta para alguns usuários, que já podem ter acesso à opção de criar as comunidades e reunir grupos relacionados a um mesmo assunto.

Comunidades já disponível no Beta do WhatsApp

O WABetaInfo compartilhou um print que revela como o recurso está funcionando na versão de testes do mensageiro. É possível notar que o ícone para Comunidades aparece com a imagem de 3 bonequinhos no canto superior esquerdo, onde normalmente fica o ícone de câmera nas versões atuais que não contam com essa função.

Comunidades

“Introduzindo Comunidades. Organize facilmente seus grupos relacionados e mande anúncios. Agora, suas comunidades, como vizinhança ou escola, têm seu próprio espaço”.

É possível criar uma Comunidade com até 10 grupos diferentes. Nesse caso, quando dentro de uma Comunidade, os grupos são chamados de subgrupos e são salas de bate papo específicas para um tema. Elas poderão contar com até 512 pessoas, um número limite maior do que o atual.

Quem participa da comunidade terá a opção de escolher em quais subgrupos quer entrar e fazer parte. Isso significa que não é obrigatório estar em todos os grupos para fazer parte de cada comunidade, tudo vai depender da preferência de cada um.

Os administradores da Comunidade terão controle total sob ela. Eles podem criar e excluir subgrupos e tirar ou colocar pessoas. Já quem é apenas integrante vai poder interagir normalmente nos subgrupos que faz parte, como já faz em grupos do WhatsApp atualmente. Será possível até mesmo denunciar uma Comunidade caso ela viole os temos de serviços da plataforma.

Envio de mensagem em massa

Comunidades

Um dos recursos mais interessantes que chega com as Comunidades é o de enviar uma mensagem em massa para quem é administrador. Quando alguém cria uma Comunidade, já poderá configurar o alerta em massa pelo aplicativo e ele serve como se fosse um quadro de aviso para que todos os integrantes possam ver.

Essas mensagens podem conter ainda links para redirecionamento, ações, e eventos com datas. Como a ideia é ser como um quadro de avisos, elas estarão sempre visíveis para os participantes, ao menos até que os administradores apaguem. Uma mensagem já enviada também poderá ser editada pelo administrador.

O WABetaInfo também passou mais algumas novidades sobre o que eles já viram do recurso, como por exemplo, que será impossível ocultar o número de telefone dos participantes nos subgrupos por enquanto. Pode ser que isso seja liberado em atualizações futuras, já que o WhatsApp já anunciou que está trabalhando em uma solução para garantir mais privacidade em grupos.

Isso seria interessante principalmente no caso de comunidades mais públicas, caso o usuário não quisesse que qualquer outro integrante pudesse ter o seu contato de número telefônico a vista dessa forma.

Vale lembrar que o Telegram já conta com um recurso como o de Comunidades, e por isso ela é uma atualização muito aguardada para quem usa o WhatsApp. A ideia de poder organizar alguns grupos em um só lugar é bastante interessante principalmente para quem usa o mensageiro para trabalho. Para entrar em uma comunidade será preciso um link de convite ou caso o administrador adicione manualmente.

Por enquanto não são todos os testadores com a versão 2.22.19.3 que já contam com acesso liberado para a novidade.

No Brasil as Comunidades só chegarão no ano que vem

Mesmo que os testes já tenham iniciado na versão Beta do aplicativo, o recurso de Comunidades ainda não tem previsão de chegar para todos, mas aqui no Brasil isso não acontecerá por agora.

Isso porque o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e o Ministério Público Federal (MPF) solicitaram para que esse recurso não chegue ao Brasil esse ano, como uma forma de evitar qualquer tipo de abuso durante o período eleitoral.

“(…) A nova funcionalidade agora anunciada precisa ser vista com muito cuidado, pois pode, a depender de como vier a ser implementada, representar um real retrocesso do movimento de contenção de comportamentos abusivos potencialmente ligados à desinformação, que o WhatsApp, a princípio, vinha promovendo de forma eficiente nos últimos anos”, disse o MPF em despacho.

Por isso, é provável que as Comunidades só dêem as caras por aqui no segundo trimestre do ano que vem.

Postado por
Redatora apaixonada por tecnologia, séries e jogos. Adoro explorar tendências tech, mergulhar no universo geek e transformar tudo isso em conteúdo que conecta e inspira!
Siga em:
Compartilhe
Deixe seu comentário
Img de rastreio
Localize algo no site!