Caso você não saiba, o TARS é um dos personagens do filme Interestelar, de 2014 (um dos clássicos do diretor Christopher Nolan).
O TARS é um robô retangular e articulado, projetado para várias funções, incluindo pilotagem de espaçonaves, coleta de dados e assistência em missões. TARS possui uma inteligência artificial avançada que lhe permite interagir com humanos, tomar decisões autônomas e até expressar senso de humor através de ajustes em sua “configuração de humor”. Ele é leal à equipe de exploradores espaciais e desempenha um papel crucial na navegação pelo espaço e na resolução de problemas ao longo da jornada interestelar do filme.
Pois bem, um cara que atende pelo nome de usuário @gptars construiu um modelo real do TARS. Só não é em tamanho real por que aí seria querer demais. Mas ele tem o mesmo design e se move da mesma maneira que o TARS do filme do Nolan. Veja abaixo um dos vídeos que ele postou:
Modo avançado de voz do ChatGPT
A OpenAI começou a disponibilizar o modo avançado de conversa por voz do ChatGPT, permitindo que assinantes selecionados do plano ChatGPT Plus interajam com respostas em áudio geradas pelo modelo GPT-4o, atualmente o mais avançado da empresa. Inicialmente, o recurso está acessível para um grupo limitado de usuários, mas há planos de estendê-lo a todos os assinantes Plus até o final de 2024.
O modo avançado de voz com o GPT-4 foi revelado ao público em maio deste ano, durante o evento Spring Update da OpenAI. O destaque foi a habilidade do recurso de criar respostas em áudio que tornam a interação mais parecida com uma conversa natural.
Esse novo recurso do ChatGPT se destaca por integrar a função de voz em um único modelo multimodal, o que diminui a demora nas respostas. Além disso, a tecnologia promete reconhecer nuances emocionais na voz dos usuários, como tristeza e entusiasmo, enriquecendo a qualidade da interação.
TARS com ChatGPT-4o
Acontece que o @gptars foi um dos usuários selecionados para testar o modo avançado de conversa por voz do ChatGPT. E o que ele fez? Integrou a LLM em seu TARS, deixando-o realmente mais inteligente.
No vídeo abaixo você consegue ver uma demonstração impressionante:
O cara pede para o TARS dizer o que ele está segurando. Depois de alguns segundos, TARS responde que é o livro “American Prometheus”, uma biografia de Oppenheimer. Depois ele abre o livro em uma página aleatória e pede para o TARS ler e resumir a página. E é exatamente o que ele faz, citando o número da página e fazendo um resumo conciso do que está escrito.
Não sei você, mas eu fiquei bem impressionado e animado com o futuro.