Curitiba ganhou, nesta última semana, um novo supermercado operado com inteligência artificial que se destaca pelo fato de ser o primeiro supermercado 100% autônomo do Brasil. O espaço pertence ao Grupo Muffato, que atualmente é dono de uma das maiores redes de supermercado do Brasil e a maior do Paraná.
O Muffato Go traz para o Brasil mais uma opção de supermercado autônomo, onde o cliente pega o que quer, paga pelo aplicativo e não precisa passar por caixas ou filas. Para isso, ele é totalmente operado por Inteligência Artificial, que utiliza ainda sensores e diversas câmeras.
Leia também:
Inteligência artificial reimagina alguns pôsteres de filmes de terror
Adobe anuncia inteligência artificial que recria partes cortadas de fotos
Como funciona o mercado autônomo?
A inauguração do Muffato Go aconteceu na última quinta-feira (3) e teve a presença do governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD). Na ocasião, o governador elogiou a novidade e também a empresa, que garantiu a chegada de mais uma evolução para o mundo dos supermercados ao Brasil.
O Grupo Muffato é uma das maiores redes varejistas em todo o Brasil, contando com 83 lojas espalhadas no país, que possuem 19 mil empregados diretos e mais cerca de 10 mil indiretos. Só no Paraná, eles têm estabelecimentos em 32 cidades, incluindo o Super Muffato, Max Atacadista e outros.
Esse modelo de mercado já é bastante popular em outros países e aos poucos caminha para também começar a fazer história no Brasil. O consumidor precisará ter um aplicativo do estabelecimento em seu smartphone, e é com ele que o processo é feito. Depois de fazer o seu cadastro no aplicativo, o consumidor vai até a loja, escolhe um produto e escaneia o QR Code correspondente a ele.
Ao fazer isso, ao finalizar a compra, o total é cobrado pelo próprio aplicativo a partir da forma de pagamento escolhida e o cartão de crédito previamente cadastrado. Ou seja, tudo acontece de forma digital.
Muffato Go funciona com inteligência artificial
Para manter tudo funcionando, o supermercado autônomo conta com tecnologias exclusivas, que utilizam sensores, câmeras e Inteligência Artificial (IA) com machine deep learning (aprendizado profundo de máquinas). Os sensores estão nas prateleiras para que eles saibam quais são os produtos retirados ou que precisam de mais estoque.
São cerca de 500 câmeras instaladas no local, que conseguem também detectar a movimentação no espaço e quando os produtos são retirados e recolocados. Já o aplicativo consegue registrar os produtos que estão sendo comprados, com os preços que são colocados em etiquetas eletrônicas. Com isso, é possível atualizar essas informações através da conexão wi-fi e com o sistema online, de forma rápida e fácil.
Essa tecnologia é desenvolvida por uma empresa de Portugal, a Sensei. Seu CEO, Vasco Portugal, revelou que o objetivo é fazer com que esse modelo chegue em toda a América Latina.
“O varejo está se tornando mais rápido e conveniente, e nossa tecnologia de loja sem atrito está trazendo um novo nível de experiência para os compradores nas lojas. Estamos entusiasmados em levar nossa tecnologia para a América Latina”
O governador Carlos Massa revelou que a chegada do empreendimento no Paraná representa inovação, com grande geração de empregos.
“O Paraná é o estado mais inovador do Brasil e para nós é motivo de muito orgulho ter uma loja inteligente lançada por um grupo paranaense. Você tem muita geração de emprego por trás dessa loja. Tem o software, pessoal da área de tecnologia, repositores, o que ajuda a movimentar a nossa economia”
Já Everton Muffato, que é diretor do Grupo Muffato, destacou que outra vantagem sobre a novidade em Curitiba é que ela trará mais visibilidade para a área de tecnologia do estado, com um impacto positivo.
“O lançamento da Muffato Go, em Curitiba, é um grande passo para a indústria supermercadista brasileira. Retirando as filas e o checkout, estamos oferecendo aos clientes uma experiência de compras mais rápida e conveniente”
Fonte: omaringa