Os smartphones com tela dobrável já são uma realidade e estão ganhando cada vez mais mercado e público. Mas ao que tudo indica esse tipo de tecnologia está apenas no início. A Samsung, pioneira no mercado de smartphones com telas dobráveis, apresentou um protótipo de um novo dispositivo multidobrável.
Leia também:
Samsung anuncia Galaxy Z Fold 3
Xiaomi anuncia o smartphone dobrável Mi Mix Fold
O protótipo foi apresentado pela Samsung Display durante o iMiD (International Meeting for Information Displays) 2021 que aconteceu na Coréia do Sul. Ele é um celular/tablet com uma tela de 7,2 polegadas que conta com duas dobras e tem um formato de um S. Essas duas dobras estão localizadas em pontos diferentes da tela.
O aparelho parece ser o fruto de anos de dedicação, já que a Samsung vem trabalhando em cima de uma patente de 2018, e provavelmente se apresentará no futuro como uma evolução do atual Galaxy Fold 3, porém com um visual diferenciado.
Uma tela com duas dobras
O protótipo foi exibido em um pedestal durante o evento mas apenas para ser observado de longe, sem que os visitantes da exposição pudessem manuseá-lo. Nele, o aparelho está aberto, mas levemente dobrado para que seja possível identificar essas dobras.
Ele parece ter diversas formas de interações, podendo usar só uma tela quando dobrado ou a tela inteira quando totalmente aberto. A tela, mesmo aberta, pode ser dividida para um uso de multitarefas e a forma como ele dobra lembra bastante uma carteira. Confira:
Por enquanto existem poucas informações sobre ele. Já foi informado o nome, Flex In & Out e também que é uma tela de 7,2 polegadas multidobrável. A Samsung Display já havia exibido uma versão preliminar em maio desse ano em outro evento, porém na época ele não estava funcionando direito.
De qualquer forma, a ideia do aparelho é bastante interessante, já que uma tela com duas dobras apresenta ainda mais opções de configurações e maior flexibilidade. Além de ser uma forma prática de ter sempre em mãos uma tela grande a qualquer momento.
Samsung também apresentou tela resistente ao frio
Outra apresentação da Samsung no evento teve a ver com uma tela dobrável que é OLED e tem 7,6 polegadas. Ela conta com um mecanismo que permite que ela possa ser aberta ou fechada de forma satisfatória mesmo em locais com baixa temperatura.
Segundo dados da empresa, a tela pode ser dobrada 200.000 vezes em temperatura ambiente em termos laboratoriais (sendo em média 25 °C) e 30.000 vezes em temperaturas baixas de -20°C sem sofrer nenhuma deformação.
Outra novidade da empresa que também chamou bastante atenção na iMiD 2021 foi um protótipo de caixa de som inteligente chamada AI Speaker. Ela tem uma tela OLED de 12,4 polegadas que também é flexível e quando está em uso, ela abre.
Ao liga-la, a tela se abre e torna-se um alto falante multitarefas. É possível assistir informações de vídeos ou até mesmo fazer chamadas de vídeo nela. Quando em descanso ela apresenta informações como hora, data, temperatura e previsão do tempo. Tudo pode ser controlado por um aplicativo.
Fonte: Samsung Display