Samsung anuncia Galaxy Z Fold 3

Samsung anuncia Galaxy Z Fold 3

Depois de muitas especulações, o Galaxy Z Fold 3 da Samsung finalmente foi anunciado oficialmente essa manhã durante o Unpacked 2021. O smartphone dobrável chega como top de linha e por isso ganha um visual mais bonito e elegante, com um toque mais premium e melhorias como resistência a água e câmera sob a tela.

Leia também:

Samsung lança no Brasil o Galaxy M62 e M32 no Brasil
Samsung Galaxy A22 é lançado no Brasil, confira preços e especificações

Especificações de ponta com processador Snapdragon 888

Galaxy Z Fold 3

O Galaxy Z Fold 3 foi a estrela do evento, e chega como lançamento principal da Samsung. Por isso, ele é o que tem mais novidades e tecnologias avançadas. Para começar, seu processador é o Snapdragon 888, o mais atual e potente da empresa. O conjunto se completa com 12GB de memória RAM e opções de 256GB ou 512GB para o armazenamento interno, sem slot para expansão.

A tela externa tem 6,2 polegadas e conta com resolução HD+ de 2268 x 832 pixels. Sua taxa de atualização é de 120Hz, uma boa pedida principalmente para quem curte jogos no smartphone. A câmera frontal da tela externa fica abrigada em um furo e tem 10MP, igual a do Galaxy Z Flip 3.

Já a tela interna tem 7,6 polegadas e tem resolução QXGA+ de 2208 x 1768 pixels. Sua taxa de atualização também é de 120Hz. Ela é a tela principal do smartphone, e por isso conta com um vidro ultrafino mais resistente e uma película que protege 80% mais do que comparado com a geração anterior.

O aparelho promete suportar até 200 mil dobras e a tela principal conta com uma câmera sob o display, além do suporte à S Pen.

A novidade da câmera sob a tela

Galaxy Z Fold 3

Uma das grandes novidades do Galaxy Z Fold 2 é que ele conta com uma câmera sob a tela, assim como acontece com o recém lançado Mi Mix 4 da Xiaomi. É um sensor com resolução de 4MP. É uma novidade interessante, porém ainda é limitada já que começou a ser utilizada agora.

Outro detalhe interessante do aparelho é que ele vem com suporte à S Pen e, para isso, a empresa lançou uma versão da caneta específica para ser usada na tela dobrável. Ela tem uma frequência diferente das versões tradicionais da S Pen, uma ponta retrátil e um formato um pouco menos pontiagudo.

A nova caneta foi denominada S Pen Pro, e foi anunciada no começo do ano, mas só agora começa a chegar no mercado já que pode ser usada com o Galaxy Z Fold 3. É possível usá-la para fazer gestos por bluetooth como atalho de funções, e até mesmo trocar a frequência quando necessário, escolhendo a do modo tradicional ou do modo Fold Edition.

Mais resistência e proteção

Galaxy Z Fold 3

O Galaxy Z Fold 3 também ganha melhorias em sua construção. A Samsung conseguiu reduzir os espaços nas aberturas do smartphone e colocou materiais anticorrosivos e emborrachados para garantir a flexibilidade e, ao mesmo tempo, uma resistência a água. Por isso, o aparelho tem certificado IPX8.

Ainda que os líquidos possam entrar no aparelho, eles secam antes de poder causas danos. Para isso, ele foi submetido a testes em que foi mergulhado a uma profundidade de 1,5 metros por um período de 30 minutos. Mas é bom ressaltar que essa resistência é apenas para água, ou seja, ele ainda pode ter problemas caso entre poeira e detritos.

O smartphone também conta com a proteção do Gorilla Glass Victus tanto na tela externa quando na parte traseira. Além disso, a Samsung usou em sua construção a estrutura Armor Alminum que, segundo a empresa, é 10% mais forte do que o alumínio tradicional.

Câmera sem muitas novidades

Galaxy Z Fold 3

Assim como acontece com o Galaxy Z Flip 3, as câmeras não trouxeram muitas novidades. No vaso do Fold 3, ele oferece 3 lentes na parte traseira, todas com 12MP. Uma principal, uma ultrawide com campo de visão de 123 graus e uma telefoto com zoom óptico de 2x e digital de até 10x.

A bateria é de 4.400mAh e ele conta com conectividade 5G, Wi-Fi 6, Bluetooth 5.2, leitor de digitais no botão de energia e áudio estéreo.

Preço e disponibilidade

Galaxy Z fold 3

O Galaxy Z Fold 3 começa a ser vendido por lá com um preço sugerido de US$1.799 que, em conversão direta, dá algo em torno de R$9.395. Ainda não há informações de quando ele chegará em território brasileiro.

Especificações do Galaxy Z Fold 3

  • Tela Interna: Dynamic AMOLED 2X de 7,6 polegadas, proporção 22,5:18, resolução QXGA+ de 2208 x 1768 pixels, taxa de atualização de 120 Hz
  • Tela Externa: Dynamic AMOLED 2X de 6,2 polegadas, proporção 24,5:9, resolução HD+ de 2268 x 832 pixels, taxa de atualização de 120 Hz
  • Processador: Qualcomm Snapdragon 888
  • Memória RAM: 12 GB
  • Armazenamento interno: 256 GB ou 512 GB UFS 3.1
  • Câmera traseira: 12 MP (Principal, f/1.8) + 12 MP (Ultra wide, f/2.2, 123º) + 12 MP (Telefoto, zoom óptico de 2x, digital de 10x)
  • Câmera frontal: 10 MP (f/2.2, externa), 4 MP (f/1.8, interna, sob o display)
  • Dimensões: 158,2 x 67,1 x 16 mm (aberto), 158,2 x 128,1 x 16 ~ 14,4 mm (fechado)
  • Peso: 271 gramas
  • Bateria: 4.500 mAh
  • Mais: 5G, Wi-Fi 6, NFC, Bluetooth 5.2, suporte à S Pen (Fold Edition ou S Pen Pro), certificação IPX8, leitor de digitais na lateral, áudio estéreo
  • Cores disponíveis: preto, prata e verde
  • Sistema operacional: Android 11, sob a One UI 3.1.1

Fonte: Samsung

Sobre o Autor

Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X