A maior rede de streaming pirata do mundo foi fechada pela polícia

Uma coalizão anti-pirataria formada por grandes estúdios dos EUA e do mundo inteiro está celebrando uma vitória contra a Fmovies, um notório serviço de streaming sediado no Vietnã.

Leia também
Depois de aumento de preços, streaming da Disney começa a dar lucros (e vem mais aumento por aí)
SBT anuncia seu serviço de streaming grátis; conheça os detalhes

Rede de streaming pirata tinha mais de 6 bilhões de visitas

Na última quinta-feira, a Aliança pela Criatividade e Entretenimento (ACE) anunciou que colaborou com a polícia de Hanói para desativar a Fmovies e seus sites relacionados, descritos como “a maior operação de streaming pirata do mundo” pela organização. Os sites incluíam bflixz, flixtorz, movies7, myflixer e aniwave, além da própria Fmovies, que juntos receberam mais de 6,7 bilhões de visitas entre janeiro de 2023 e junho de 2024, segundo a ACE.

What Killed Fmovies? Death By a 1000 Cuts, One Killer Blow, Or Possibly  Both * TorrentFreak

A ação também resultou no fechamento do provedor de hospedagem de vídeos Vidsrc.to e sites vinculados, supostamente gerenciados pelos mesmos indivíduos. Dois homens vietnamitas foram detidos pela polícia de Hanói em relação ao caso da Fmovies, mas ainda não foram formalmente acusados.

Charles Rivkin, presidente e CEO da Motion Picture Association e líder da ACE, qualificou o ocorrido como “uma vitória notável para atores, equipes, escritores, diretores, estúdios e a comunidade criativa global“. Larissa Knapp, vice-presidente executiva e diretora de proteção de conteúdo da MPA, destacou que a ação envia uma “mensagem de dissuasão forte” e mencionou a expectativa de mais cooperação com as autoridades vietnamitas e agências dos EUA para responsabilizar os infratores.

Quais estúdios fazem parte da ACE?

Portal Exibidor - Hollywood e empresas de mídia criam aliança contra  pirataria

Com membros influentes como Netflix, Apple TV+, Amazon e The Walt Disney Studios, a ACE se dedica a combater a pirataria online em parceria com autoridades nacionais e internacionais. O grupo também realiza ações legais e emite avisos de cessação. Entre seus membros internacionais estão BBC Studios, Canal+ Groupe, Televisa, MBC Group e RTL.

A Fmovies tem sido um alvo frequente da MPA, com Rivkin apontando que um terço do tráfego do site vinha dos EUA durante um discurso na CinemaCon em 2024. O site também foi listado várias vezes pelo Escritório do Representante de Comércio dos EUA em seu relatório anual sobre mercados notórios de falsificação e pirataria, junto com outros como ThePirateBay, Sci-Hub e 1337X. De acordo com a SimilarWeb, o Fmoviesz.to estava entre os 280 sites mais acessados do mundo em 2023.

Usuários de subreddits dedicados à Fmovies e à pirataria têm comentado sobre os fechamentos recentes e discutido alternativas. Um usuário postou pedindo recomendações: “Alguém pode me enviar sites decentes? Não quero passar o dia todo no YouTube, estava assistindo Call the Midwife quando saiu do ar.” Outro lamentou: “Entre ontem à noite e hoje de manhã, todos acordaram para o apocalipse do streaming, com seus sites favoritos sendo derrubados pelo Tio Sam. Quem postou um link ou mencionou um site nesta página, parabéns, você contribuiu para isso.

Fonte: Hollywood Reporter

Postado por
Siga em:
Compartilhe
Deixe seu comentário
Veja também
Publicações Relacionadas
Localize algo no site!