O novo sistema de pagamentos instantâneos Pix ficou fora do ar nesta quinta-feira. A falha afetou todos os bancos que usam a tecnologia, dentre eles Banco do Brasil, Bradesco, Caixa, Inter, Itaú, Next, Nubank, PicPay e outros. Ninguém está conseguindo fazer transferências via Pix. E as que já foram realizadas estão demorando mais de 1 hora para serem finalizadas.
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Ao tentar fazer um Pix para outra pessoa, o aplicativo do banco retorna uma mensagem de erro, que varia de banco para banco. “Pagamento rejeitado pelo PSP do recebedor”, “Sistema temporariamente indisponível” e “Algo deu errado” são algumas das mensagens que os usuários estão postando no Twitter.
Ainda no microblog, o Nubank explicou o seguinte: “nosso time identificou uma oscilação e já está trabalhando para resolver, pedimos que aguarde alguns minutos enquanto isso e não repita a operação até que o sistema esteja normalizado”.
Interessante notar também que os erros ocorrem quando tentamos usar uma chave Pix e também quando colocamos manualmente os dados bancários, como agência, número da conta e nome do beneficiado. E, nos raros casos que a transferência dá certo, aparece a mensagem: “Transferência em processamento”. E daí esse processamento leva mais de uma hora para ser realizado.
O sistema de pagamentos Pix estreou no Brasil em novembro do ano passado. E eu lembro que na época também houve esse tipo de instabilidade. Mas a justificativa foi que os bancos e fintechs ainda estavam se adaptando à nova tecnologia. Mas qual seria o problema dessa vez?
Ao que tudo indica, até agora, a falha está no Banco Central. Todas as transações são validadas pelo Banco Central, portanto, se houver algum problema nesse sistema, as transações ficam impossibilitadas de acontecer. E por aí? Você percebeu alguma instabilidade no Pix?