Alguns clientes Nubank já começaram a receber em seus e-mails e em notificações a mensagem de que a fintech estaria pagando R$ 450 para que eles respondessem um questionário e fizessem parte de um estudo.
Como era de se esperar, muitos deles acabaram desconfiando da situação, porém ela já foi confirmada pela própria empresa. O Nubank está, de fato, pedindo para que alguns dos seus clientes respondam perguntas sobre imposto de renda e investimentos.
Leia também:
Banco Central confirma vazamento de 395 mil chaves Pix
Banco N26: um forte concorrente da Nubank inicia operações no Brasil
Só clientes Nubank selecionados pelo sistema participação
Após alguns dos usuários receberem a notificação e ficarem com o pé atrás, a conta oficial Nubank já confirmou pelo Twitter a existência dessa iniciativa por parte da fintech. Eles revelaram que a pesquisa é enviada para o e-mail pessoal de cada cliente.
Sim! Essa pesquisa será encaminhada pro seu e-mail pessoal, ok?
— Nubank (@nubank) March 13, 2022
Primeiramente eles vão enviar apenas um questionário sobre esse assunto para o e-mail de alguns clientes selecionados. Esse questionário leva cerca de 10 minutos para ser respondido.
Depois disso, só aí, eles vão eleger quais são os clientes que participarão desse estudo e levarão os R$ 450 como compensação por isso. Ou seja, o primeiro e-mail com o questionário não é garantia de que aquele cliente em questão levará essa grana. Segundo a empresa, esse estudo pode levar alguns dias.
https://twitter.com/nubank/status/1502348959045627908
E, ainda assim, esse primeiro e-mail não chegará para todos. Segundo a própria empresa, o questionário está sendo enviado de forma automática através do sistema, então eles não podem escolher quais clientes vão participar ou não.
Estudo pode ser com objetivo de facilitar a Declaração de Imposto de Renda
Eles não comentaram nada a respeito de sobre o que é a pesquisa em questão, porém algumas teorias já afirmam que ela terá a ver com a criação de um novo serviço focado em contabilidade e voltado para o público mais jovens. Isso porque a maioria dos clientes Nubank estão na faixa etária de 18 a 35 anos.
O assunto se torna ainda mais interessante nessa época de Declaração de Imposto de Renda, já que muitos brasileiros estão começando agora a fazer isso e ainda existem poucas ferramentas tecnológicas para facilitar o processo. O cálculo de imposto de renda atual pode parece até mesmo já ultrapassado.
Isso porque, durante o questionário, eles perguntam se o cliente contratou um contador para fazer o imposto de renda, ou se ele calcula investimentos a partir da dedução do IR e se isso é determinante para suas aplicações.
Além disso, ainda conta o fato da Nubank ser dona da plataforma Nu Invest, a antiga Easy Invest. Dessa forma, também há uma possibilidade desse estudo ser focado em melhorias para esse serviço de investimentos.
Fonte: twitter