Norton adiciona minerador de moedas Ethereum em seu antivírus

A Norton Antivírus, conceituada empresa de segurança digital e dona do antivírus Norton, está enfrentando uma onda de críticas severas. O motivo foi a decisão de incluir um minerador de criptomoedas em seu produto Norton 360 Premium.

Não é como se a empresa estivesse fazendo isso às escondidas. Pelo contrário, ela foi bem clara ao informar que incluiria o minerador em seu produto e garantiu que a ferramenta é confiável. Mesmo assim, a ação levantou preocupações com relação ao funcionamento da ferramenta e também à ética.

Leia também
AMD limita recursos da Radeon RX 6500 XT para que a GPU seja ruim em minerar criptomoedas
Ativador pirata do Windows libera vírus que rouba criptomoedas

A ferramenta Norton Crypto é desativada por padrão. Mas isso não foi o suficiente para frear as críticas dos usuários. Muitos deles demonstram preocupações referentes à segurança, suspeitas de invasão ou simplesmente aversão ao tema de criptomoedas e blockchain. Além disso, outros acham que a ferramenta de mineração não poderá ser facilmente desinstalada ou mesmo pode ser sequestrada por hackers. Enfim, a galera não gostou nadinha da decisão da Norton.

Pontos positivos

Norton

No entanto, há alguns pontos positivos na ferramenta. O primeiro deles é que o Norton Crypto minera Ethereum e a extrai para um pool com outros usuários do antivírus Norton. Além disso, a interface do programa é bastante simples, permitindo que até mesmo um iniciante no mundo das criptomoedas consiga dar seus primeiros passos. Sem falar que é um software fornecido por uma empresa conhecida e confiável. Não podemos dizer o mesmo de tantos outros softwares de mineração espalhados pela internet e que são bem obscuros.

Além disso, o Norton Crypto só é executado se o computador atender alguns requisitos mínimos. Portanto, máquinas mais antigas não vão conseguir rodar a ferramenta. E aqui acabam os pontos positivos, além, é claro, dele ser opcional, simples de usar e administrado por uma empresa de software respeitável. Vamos agora falar dos pontos negativos.

Pontos negativos

O principal ponto negativo é que a ferramenta de mineração da Norton cobra uma taxa de pool de 15%. Isso é, literalmente, um absurdo! Se você quer mesmo minerar Ethereum, deve procurar outros pools de mineração, que cobram no máximo 2% de taxa. Esse é o padrão do mercado.

Ethereum

Se somarmos a essa taxa absurda da Norton as taxas de transação da criptomoeda, que são bem altas, mais a eletricidade gasta, é difícil ver como um usuário comum pode ter lucro usando o Norton Crypto. É mais fácil ele ter prejuízo!

Portanto, a empresa Norton merece sim ser criticada por essa decisão, já que ela tem implicações éticas, sociais e econômicas. Sem falar que se ela começar a faturar milhões de dólares anuais por conta dessa taxa absurda de 15%, é provável que outros antivírus copiem essa prática. E isso não será nada legal.

Fonte: PC Gamer

Postado por
Cearense. 37 anos. Apaixonado por tecnologia desde que usou um computador pela primeira vez, em um hoje jurássico Windows 95. Além de tech, também curto filmes, séries e jogos.
Siga em:
Compartilhe
Deixe seu comentário
Img de rastreio
Localize algo no site!