O Metaverso surgiu como um grande anúncio da Meta, que inclusive mudou o seu nome para dedicar todo o seu foco no novo conceito. Mark Zuckerberg está certo de que esse será o futuro, porém grandes executivos de outras empresas de tecnologia não parecem muito impressionados ou até mesmo acreditam que isso irá de fato acontecer.
Enquanto muitas empresas apostam no novo conceito de Metaverso com seus produtos, outras não parecem tão empolgadas com isso, como é o caso da Microsoft e até mesmo da Apple. Executivos de ambas as empresas já deram seu parecer sobre o assunto e não são nada favoráveis.
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Executivos da Microsoft e da Apple não acreditam no Metaverso
Entre eles estão Phil Spencer do Xbox, e Greg Joswiak, que é vice presidente de marketing mundial da Apple, que parecem se mostrar bem céticos quanto ao Metaverso. Essas opiniões podem ajudar também a dividir ainda mais os usuários.
Phill Spencer, que é CEO da área de jogos da Microsoft, é uma das vozes contrárias ao conceito.
Em uma conferência nesta quarta-feira (26), ele estava respondendo algumas perguntas e uma delas foi qual seria a sua definição a respeito do Metaverso. Em resposta, ele disse:
Hoje, eu diria que isso é um jogo de videogame mal feito. Quando eu penso sobre games, por anos nós colocamos pessoas juntas em espaços 3D para salvar o mundo de uma ameaça alienígena ou conquistar um castelo. Criar um metaverso que parece uma sala de reuniões acaba sendo um local que eu não gostaria de passar o meu tempo.
Ou seja, fica bem claro que a Microsoft não pretende, até o momento, participar desse novo mundo virtual, nem em relação ao Windows e nem em relação ao Xbox. Se Zuckerberg deseja essa parceria, pelo visto ele terá que se dedicar a convencer Phil Spencer de que ela é uma boa ideia.
Durante o mesmo evento, o WSJ Tech Live, outro executivo de grande nome falou sobre o assunto. Greg Joswiak, VP mundial de marketing da Apple, foi um dos entrevistados pela jornalista Joanna Stern. Ela repetiu a mesma pergunta feita para Phil Spencer, perguntando a ele qual seria sua definição do que é metaverso.
Sua resposta, entretanto, foi bem curta e clara:
Uma palavra que jamais vou usar.
Ele pareceu um tanto escorregadio sobre o assunto, sem dar mais explicações ou informações sobre produtos futuros que tenham algo a ver com esse tipo de conceito. Até mesmo quando alguém perguntou sobre a possibilidade de lançamento de headset de realidade virtual no futuro da empresa, ele acabou desviando o assunto para falar sobre a qualidade dos AirPods.
Tim Cook, que é CEO da Apple, já tinha deixado clara sua opinião sobre o metaverso em uma entrevista para um jornal holandês. Segundo ele, o conceito ainda não parece certo, e ele não está nada convencido sequer de que as pessoas comuns conseguem explicar o que é o Metaverso. Com isso, ele acha que essa ideia será bem difícil de ser concretizada.
O conceito ainda é alvo de discussões
Atualmente, investidores da Meta vêm se mostrando um tanto descontentes com o foco de Mark Zuckerberg no conceito. Em uma carta publicada pelo CEO da gestora Altimeter Capital, Brad Gerstiner, ele pediu para que Mark Zuckerberg não cometa excessos.
“A Meta precisa reconstruir a relação de confiança com investidores, funcionários e a comunidade de tecnologia para atrair, inspirar e reter as melhores pessoas do mundo. Como muitas outras, a companhia caiu em um mundo de excessos, muitos funcionários, muitas ideias e pouca urgência. A Meta precisa se reencontrar.”
Mas as discussões sobre o Metaverso estão longes de acabar. Enquanto muitos ainda continuam contrários a ela, outras empresas estão apostando no futuro do conceito. Uma delas é a Disney, que atualmente contratou o executivo de jogos da Apple, Mark Bozon, para ser o líder de uma divisão criativa da empresa, chamada de “Next Generation Storytelling”.
Aqui no Brasil, as Lojas Americanas é um dos exemplos, já que a empresa entrou para o MetaEXP, onde poderá vender alguns produtos dentro do Metaverso.
O analista Ivan Feinseth ainda revelou que acredita nessa visão de Zuckerberg, revelando que quando ele comprou o Instagram, muitas pessoas riram e o chamaram de louco, acreditando que ele estava jogando dinheiro fora.