Mesmo com aumento de assinantes, Spotify tem prejuízo enorme

Nesta quarta-feira (27) o serviço de streaming de músicas Spotify divulgou seu relatório financeiro. Os resultados são referentes ao segundo trimestre de 2022. A plataforma conseguiu aumentar a sua base de assinantes Premium. Mesmo assim, amargou um enorme prejuízo de 125 milhões de euros!

Leia também
5 playlists com músicas de games para ouvir no Spotify
Meta, dona do Facebook, sofre primeira queda de receita em 10 anos

Número de usuários ativos impressiona

O Spotify surpreendeu os acionistas e até mesmo os diretores no que diz respeito ao número de usuários ativos. Em relação ao mesmo período do ano passado, a plataforma ganhou 19% mais assinantes.

Com isso, o segundo trimestre de 2022 terminou com a plataforma tendo 433 milhões de usuários ativos mensalmente. Esse número superou até mesmo as previsões da companhia, que esperava alcançar a marca de 428 milhões de usuários ativos por mês.

Card 16 9 1 100 1024x576 1.jpg?fit=scale&fm=pjpg&h=432&ixlib=php 3.3

Conforme a própria empresa mencionou em seu site, o aumento no número de usuários se deu por alguns motivos. O primeiro deles foi por campanhas de marketing bem sucedidas em todo o mundo. Na Europa eles conseguiram várias reativações. E na América Latina a Geração Z teve um papel importante para impulsionar o uso do Spotify.

A plataforma também divulgou o número de usuários por modalidade (Premium e Gratuita). Os usuários Premium, ou seja, aqueles que pagam uma taxa mensal ao Spotify, somaram 188 milhões no segundo trimestre de 2022. Isso representa um aumento de 14% em relação ao mesmo período do ano passado. Já os usuários gratuitos somaram 256 milhões, um aumento de 22%.

Apesar do crescimento, Spotify amarga prejuízo

Mas nem tudo são flores. É óbvio que o aumento no número de usuários aumentou também o faturamento da companhia. Mas não o suficiente para evitar um prejuízo líquido de 125 milhões de euros.

Spotify

Os usuários Premium foram responsáveis por aumentar o faturamento do Spotify em 22% no comparativo anual. Ou seja, eles levaram para o caixa do Spotify um total de 2,5 bilhões de euros. Os usuários gratuitos, por sua vez, trouxeram uma receita de 360 milhões de euros. Isso representa um aumento de 31% em relação ao segundo trimestre de 2021.

A receita total do Spotify no período foi de 2,8 bilhões. No comparativo anual o resultado representa um aumento de 23%. No segundo trimestre de 2021 a empresa faturou 2,3 bilhões de euros. Porém, como os custos da plataforma são muito altos, a empresa não conseguiu terminar o trimestre no azul.

Expectativa para o próximo trimestre

A expectativa da empresa para os próximos três meses também é de crescimento contínuo. Até o final de setembro, o serviço de streaming espera contar com 450 milhões de usuários ativos mensais. A meta é que o número de assinantes suba para 194 milhões e a receita finalmente chegue ao patamar de 3 bilhões de euros.

Spotify

Porém, o Spotify nada falou sobre novos recursos para a plataforma. Um dos mais esperados é o plano HiFi. Anunciado oficialmente há mais de 1 ano, até agora o plano com músicas em maior qualidade não saiu do papel. Em contrapartida, concorrentes diretos como Apple Music, Deezer e Tidal já contam com faixas em alta qualidade para os assinantes.

Enfim, é esperar para ver. Eu, particularmente, acho incrível como o Spotify ainda se mantém de pé e na liderança do segmento mesmo dando tanto prejuízo. Empresas como Apple e Google eu até entendo, já que contam com fontes de receitas em outras frentes. Mas o Spotify eu acho incrível mesmo.

E você? Utiliza qual plataforma de streaming de música?

Fonte: Spotify Newsroom

Postado por
Siga em:
Compartilhe
Deixe seu comentário
Veja também
Publicações Relacionadas
Img de rastreio
Localize algo no site!