Mais uma IA generativa: Meta lançará em breve a versão comercial da LLaMA

A Meta, empresa de Mark Zuckerberg, está prestes a lançar a versão comercial de sua inteligência artificial generativa, a LLaMA. A informação foi divulgada pelo Financial Times, que aponta que o lançamento é iminente.

A LLaMA é um modelo de linguagem de IA generativa desenvolvido pela própria Meta e foi disponibilizado no início do ano para acadêmicos e pesquisadores.

Leia também
xAI: Elon Musk lança empresa de inteligência artificial
Google lança IA Bard no Brasil; veja como usar

Inteligência artificial LLaMA será de código-aberto

1677536191104

A versão comercial da IA tem como objetivo competir com outras tecnologias similares, como o ChatGPT, Bard (lançado no Brasil essa semana) e o recentemente anunciado projeto de IA de Elon Musk, a X.AI.

A LLaMA será disponibilizada para empresas que desejam adaptar o modelo de linguagem para seus próprios negócios. Trata-se de uma estratégia que a OpenAI já utiliza com o ChatGPT através de sua API.

Diferentemente do GPT-4, a LLaMA será um modelo de linguagem de código-aberto, de acordo com a própria Meta. Para Nick Clegg, diretor de assuntos globais da Meta, a abertura é o melhor antídoto contra os medos que permeiam as inteligências artificiais. Várias empresas, como OpenAI e Microsoft, temem que essa tecnologia possa destruir a humanidade.

Uma fonte anônima revelou ao Financial Times que o objetivo de abrir o código da LLaMA é diminuir o domínio da OpenAI no segmento de inteligência artificial. No entanto, essa não será uma tarefa fácil, considerando a presença forte da OpenAI no mercado.

Corrida da inteligência artificial

Big Techs AI Race Google Testing AI Powered Chatbot in Response to ChatGPT 1024x576 1

O lançamento da LLaMA pela Meta representa mais um passo na corrida pela liderança no campo da inteligência artificial. Com a entrada de grandes empresas como a Meta e a X.AI de Elon Musk, o mercado de IA está se tornando cada vez mais competitivo.

Ainda não há detalhes sobre quando a versão comercial da LLaMA será lançada, mas a expectativa é que isso aconteça em breve. A chegada dessa nova IA generativa promete trazer novas possibilidades para empresas e pesquisadores, além de acirrar a competição no mercado de inteligência artificial.

No entanto, é importante lembrar que, apesar do potencial dessas tecnologias, ainda há muitos desafios a serem superados. Questões como a ética no uso de IA, a privacidade dos dados e a possibilidade de uso indevido dessas ferramentas são preocupações constantes no campo da inteligência artificial. Portanto, é fundamental que as empresas desenvolvam suas tecnologias de maneira responsável e transparente, garantindo que elas sejam usadas para o benefício de todos.

Fonte: Financial Times

Postado por
Cearense. 37 anos. Apaixonado por tecnologia desde que usou um computador pela primeira vez, em um hoje jurássico Windows 95. Além de tech, também curto filmes, séries e jogos.
Siga em:
Compartilhe
Deixe seu comentário
Veja também
Publicações Relacionadas
Img de rastreio
Localize algo no site!