Iti Itaú e Claro NET ficam fora do ar nesta segunda-feira

Nesta segunda-feira (27) os serviços Iti Itaú e Claro/NET ficaram fora do ar e apresentaram instabilidades por várias horas. No caso dos clientes da carteira digital, a dificuldade está em acessar a conta, emitir boletos, consultar saldo e até fazer transferências via Pix.

Já para quem é cliente Claro/NET, a instabilidade afetou os serviços de telefonia móvel, as recargas e a indisponibilidade de alguns aplicativos. A instabilidade também afetou os serviços de banda larga e TV por assinatura. Além disso, clientes de várias regiões do país relataram problemas. São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Brasília e Porto Alegre foram algumas das capitais afetadas.

Iti Itaú

A carteira digital do banco Itaú simplesmente parou de funcionar nesta segunda-feira (27). Fizemos o teste por volta das 14 horas. Colocamos os dados para entrar no aplicativo e nos deparamos com a seguinte mensagem de erro: “o sistema falhou; pedimos desculpas, por favor, tente de novo”.

Entretanto, alguns clientes ainda conseguem fazer login na carteira digital. Mas não conseguem fazer pagamentos. A mensagem de erro apresentada é a seguinte: “o pagamento falhou; confira suas movimentações e, se não encontrar esse pagamento, tente de novo”.

imagem 2021 12 27 151747

A principal fonte de reclamações é no Twitter. Basta uma breve pesquisa na área de busca para encontrar tweets de usuários frustrados com o serviço. Um dos usuários diz: “Iti está fora de operação ainda! Meu dinheiro está preso lá, não posso fazer nada”. Já uma outra usuária reclama: “Eu amo usar o @fazumiti para finanças, mas é complicado quando precisa fazer pagamentos urgentes e o app fica fora do ar”.

Mas as reclamações não estão apenas no Twitter. O site DownDetector e Reclame Aqui também estão repletos de reclamações. No primeiro site o pico de reclamações se deu por volta das 13 horas (horário de Brasília). E no Reclame Aqui há alguns relatos bem constrangedores. Por exemplo: “Estávamos agora há pouco na boca do caixa para fazer o pagamento de nossas compras e simplesmente o aplicativo não abre”. Situação bem inconveniente, não é mesmo?

Claro/NET

Com a operadora Claro o problema é ainda pior, pois perdura por mais tempo. No Twitter as reclamações são inúmeras. E acontecem desde ontem. Veja o que alguns usuários disseram:

  • Gente a @ClaroBrasil tá fora do ar desde de ontem cara… como que pode? Qual operadora vocês estão usando ultimamente?
  • Claro tá fora do ar hoje aqui também. Ontem e hoje tentei colocar crédito no celular e nada
  • todas as lojas da claro fora do ar…

O site DownDetector, que mede as quedas em vários serviços e plataformas, vem registrando reclamações desde ontem! Mas na manhã desta segunda-feira (27), conforme você pode ver no gráfico abaixo, houve um pico de reclamações.

downdetector claro fora do ar

Dando uma olhada nos comentários vemos que a Claro deu um prazo para retorno até às 16 horas desta segunda-feira. Veja algumas das reclamações:

  • Claro Net residencial na cidade de Santos sem sinal(tv, internet e fixo), 4G oscilando demais. Liguei no atendimento claro e a informação é que eles estão sem sistema, previsão de volta somente após as 16h. Atendente não pode fazer nada pois não acessam nossos contratos.
  • Estou monitorando este problema com a Claro e me disseram que as 6 da manhã estaria regularizado. Liguei agora as 06:15 e me disseram para ligar de novo em 24 horas!!! É um absurdo isso! Estou tendo prejuízos imensos com isso.

Uma falha dessa no sistema é inadmissível. Ainda mais para pessoas que trabalham de home office ou que precisam da conexão para manter contato com os clientes.

Em nota, a empresa se justificou:

A Claro informa que foi constatada uma instabilidade sistêmica e, com isso, clientes podem ter dificuldades para acessar os canais de atendimento da empresa. A Claro ressalta que está empenhada e que as equipes técnicas estão atuando para que os serviços impactados pela instabilidade sejam plenamente restabelecidos o mais breve possível.

A operadora reforça ainda que os serviços de voz, dados móveis, banda larga fixa e TV por assinatura seguem operando normalmente.

Postado por
Cearense. 37 anos. Apaixonado por tecnologia desde que usou um computador pela primeira vez, em um hoje jurássico Windows 95. Além de tech, também curto filmes, séries e jogos.
Siga em:
Compartilhe
Deixe seu comentário
Veja também
Publicações Relacionadas
Img de rastreio
Localize algo no site!