Nesta segunda-feira (27) os serviços Iti Itaú e Claro/NET ficaram fora do ar e apresentaram instabilidades por várias horas. No caso dos clientes da carteira digital, a dificuldade está em acessar a conta, emitir boletos, consultar saldo e até fazer transferências via Pix.
Já para quem é cliente Claro/NET, a instabilidade afetou os serviços de telefonia móvel, as recargas e a indisponibilidade de alguns aplicativos. A instabilidade também afetou os serviços de banda larga e TV por assinatura. Além disso, clientes de várias regiões do país relataram problemas. São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Brasília e Porto Alegre foram algumas das capitais afetadas.
Iti Itaú
A carteira digital do banco Itaú simplesmente parou de funcionar nesta segunda-feira (27). Fizemos o teste por volta das 14 horas. Colocamos os dados para entrar no aplicativo e nos deparamos com a seguinte mensagem de erro: “o sistema falhou; pedimos desculpas, por favor, tente de novo”.
Entretanto, alguns clientes ainda conseguem fazer login na carteira digital. Mas não conseguem fazer pagamentos. A mensagem de erro apresentada é a seguinte: “o pagamento falhou; confira suas movimentações e, se não encontrar esse pagamento, tente de novo”.
A principal fonte de reclamações é no Twitter. Basta uma breve pesquisa na área de busca para encontrar tweets de usuários frustrados com o serviço. Um dos usuários diz: “Iti está fora de operação ainda! Meu dinheiro está preso lá, não posso fazer nada”. Já uma outra usuária reclama: “Eu amo usar o @fazumiti para finanças, mas é complicado quando precisa fazer pagamentos urgentes e o app fica fora do ar”.
Mas as reclamações não estão apenas no Twitter. O site DownDetector e Reclame Aqui também estão repletos de reclamações. No primeiro site o pico de reclamações se deu por volta das 13 horas (horário de Brasília). E no Reclame Aqui há alguns relatos bem constrangedores. Por exemplo: “Estávamos agora há pouco na boca do caixa para fazer o pagamento de nossas compras e simplesmente o aplicativo não abre”. Situação bem inconveniente, não é mesmo?
Claro/NET
Com a operadora Claro o problema é ainda pior, pois perdura por mais tempo. No Twitter as reclamações são inúmeras. E acontecem desde ontem. Veja o que alguns usuários disseram:
- “Gente a @ClaroBrasil tá fora do ar desde de ontem cara… como que pode? Qual operadora vocês estão usando ultimamente?”
- “Claro tá fora do ar hoje aqui também. Ontem e hoje tentei colocar crédito no celular e nada”
- “todas as lojas da claro fora do ar…”
O site DownDetector, que mede as quedas em vários serviços e plataformas, vem registrando reclamações desde ontem! Mas na manhã desta segunda-feira (27), conforme você pode ver no gráfico abaixo, houve um pico de reclamações.
Dando uma olhada nos comentários vemos que a Claro deu um prazo para retorno até às 16 horas desta segunda-feira. Veja algumas das reclamações:
- “Claro Net residencial na cidade de Santos sem sinal(tv, internet e fixo), 4G oscilando demais. Liguei no atendimento claro e a informação é que eles estão sem sistema, previsão de volta somente após as 16h. Atendente não pode fazer nada pois não acessam nossos contratos.”
- “Estou monitorando este problema com a Claro e me disseram que as 6 da manhã estaria regularizado. Liguei agora as 06:15 e me disseram para ligar de novo em 24 horas!!! É um absurdo isso! Estou tendo prejuízos imensos com isso.”
Uma falha dessa no sistema é inadmissível. Ainda mais para pessoas que trabalham de home office ou que precisam da conexão para manter contato com os clientes.
Em nota, a empresa se justificou:
“A Claro informa que foi constatada uma instabilidade sistêmica e, com isso, clientes podem ter dificuldades para acessar os canais de atendimento da empresa. A Claro ressalta que está empenhada e que as equipes técnicas estão atuando para que os serviços impactados pela instabilidade sejam plenamente restabelecidos o mais breve possível.
A operadora reforça ainda que os serviços de voz, dados móveis, banda larga fixa e TV por assinatura seguem operando normalmente.”