O repelente OFF é muito conhecido aqui no Brasil, e a marca responsável por ele, a SC Johnson, traz uma novidade bem interessante para quem quiser ficar informado sobre a previsão de mosquitos e muriçocas na sua área através de um smartphone ou pelo próprio computador.
Em parceria com o Google Cloud e o Climate Engine, eles trazem para o Brasil uma ferramenta que já tinha sido lançada nos Estados Unidos e que é capaz de prever a chegada de mosquitos em uma área com uma antecipação de até 7 dias. Tudo isso através de análise de aspectos biológicos e ambientais.
Leia também:
Google divulga lista com problemas sociais que pretende resolver com o uso de IA
Google Maps ganha função “Neighborhood Vibe”, que diz se um bairro é bom ou não para visitar
Plataforma ajuda e evitar doenças por contágio
De acordo com a empresa, hoje em dia os mosquitos ainda são responsáveis por transmitir doenças perigosas infectando mais de 700 milhões de pessoas no mundo inteiro. Entre essas doenças estão por exemplo a Dengue, a Malária, a Zika e a Chikungunya. No Brasil essas doenças ainda estão em alta, infelizmente, tendo uma média de 1,45 milhão de casos só no ano passado.
Por isso, é importante se prevenir e impedir esse contágio e uma das formas mais eficazes é justamente manter os mosquitos afastados já que eles que são os transmissores. Por isso, eles anunciaram a novidade, já que aqui no Brasil é tão importante.
“A SC Johnson — desenvolvedora e fabricante global de produtos de controle de pragas, produtos domésticos e profissionais — tem contribuído com a redução da transmissão de doenças transmitidas por mosquitos. Para colocar a tecnologia a serviço da prevenção, o Google Cloud se juntou com à OFF!®, marca líder em repelentes de insetos da SC Johnson, para desenvolver uma nova ferramenta de previsão que mostra quando e onde as populações de mosquitos podem estar surgindo.”
Eles revelaram que notaram mudanças de hábitos de compras dos seus produtos em diversas regiões do Brasil, e isso acontece justamente porque existe uma mudança nos padrões climáticos também. Essas mudanças fazem com que em certos períodos exista mais presença de mosquitos e muriçocas do que outros.
Mas quando o tempo está propício e os mosquitos aparecem, as pessoas só percebem mesmo quando eles incomodam, e nesse momento já estão sendo picadas. Por isso a marca decidiu que a plataforma seria importante para que essas pessoas já estejam preparadas antes, protegendo-se da chegada dos mosquitos.
Foi assim que surgiu o OFF!Cast Previsão de mosquitos, uma plataforma que utiliza as soluções de nuvem do Google Cloud. Ela foi lançada nos Estados Unidos no ano passado e agora também já está disponível aqui no Brasil.
Como saber a previsão de mosquitos na minha região?
O OFF!Cast Previsão de Mosquitos é uma plataforma no site da empresa, então ela funciona pelo navegador tanto pelo computador quanto pelos dispositivos móveis. Ao acessar a plataforma, clicando aqui, é preciso colocar sua localização, ou seja, sua cidade ou até mesmo o seu bairro ou rua.
A partir daí, a plataforma utiliza tecnologias geoespaciais e de análise de dados do Google Cloud para prever e informar a respeito da abundância de mosquitos naquele local por um período de 7 dias, ou seja, durante a semana.
“Ao aplicar dados da ciência da biologia do mosquito, o OFF!Cast™ Previsão de Mosquitos prevê com precisão o comportamento e as populações de mosquitos em localizações geográficas específicas, de acordo com o CEP ou localidade fornecido pelo usuário.”
Para quem quiser receber esse dados semanalmente de forma atualizada, também é possível cadastrar um e-mail e assim a plataforma vai enviar uma previsão semanal para aquela região escolhida.
Quais as tecnologias usadas?
A análise geoespacial utilizada no recurso é feita através do Google Earth Engine, que consegue combinar imagens via satélite com dados geoespaciais para ajudar tanto as organizações quanto as pessoas a entender melhor quais são as mudanças que estão acontecendo no planeta.
Ou seja, a plataforma OFF!Cast Previsão de Mosquito utiliza uma combinação de tecnologias. Primeiro, o Google Earth Engine que é o responsável por trazer os pontos de dados climáticos. Depois, vem o algoritmo científico desenvolvido pelo Centro SC Johnson para Ciência de Insetos e Saúde da Família em co-parceria com a Climate Engine, que usa os dados meteorológicos para traduzir em como cada clima é propício para o aparecimento de mosquitos.
Essa relação é feita a partir das informações sobre o ciclo de vida desses insetos e quais são as condições climáticas mais favoráveis para sua reprodução. No final de tudo eles colocam essas informações no modelo e elas são traduzidas na previsão populacional de mosquitos em um período de 7 dias.
Para facilitar a visualização, eles colocam o nível dessa população representado também por cores. A cor verde é com poucos mosquitos, e a medida que vai passando pela amarela, laranja e vermelha, representa o aumento dessa população.
O Dr. Tom Mascari, entomologista da SC Johnson, falou um pouco sobre a plataforma.
“A prevenção é a melhor forma de proteção contra os mosquitos e as possíveis doenças que eles transmitem. Com o OFF!CastTM Previsão de Mosquitos, estamos colocando a educação a serviço dos consumidores, a fim de ajudá-los a conhecer as atividades de mosquitos em sua área e usar essa informação para se planejarem com antecedência, colaborando para prevenir picadas desses insetos.”
Fonte: Google