FCC diz que menos de 100 Mb/s não é banda larga

A Comissão Federal de Comunicações (FCC), órgão regulador importante nos Estados Unidos, anunciou que atualizou o padrão para velocidades de banda larga. Agora, conforme as novas diretrizes, 100 Mbps de download e 20 Mbps de upload são consideradas as velocidades mínimas aceitáveis para a definição de banda larga.

Isso representa um avanço significativo e muito bem-vindo, pois é quatro vezes mais rápido do que o padrão estabelecido em 2015, quando a velocidade mínima era de apenas 25 Mbps de download e 3 Mbps de upload.

Leia também
Por que a velocidade de download do seu plano de internet é maior que a de upload?
Como entender os resultados do teste de velocidade da internet

A meta é que o padrão de banda larga seja 1 Gbps

Instituto Telecom: Banda larga nas escolas, uma história de empulhação |  Senge RJ

A FCC entende que a velocidade mínima para ser considerada como banda larga tem que aumentar, já que a sociedade depende cada vez mais da Internet para realizar uma vasta gama de atividades diárias.

O aumento do referencial de velocidade fixa da Comissão para a capacidade avançada de telecomunicações baseia-se nos padrões atualmente utilizados em vários programas federais e estaduais (como o Programa BEAD da NTIA e vários programas do USF), nos padrões de uso dos consumidores e no que está realmente disponível e comercializado pelos provedores de serviços de internet“, explicou a FCC.

Além disso, o relatório não deixa de lado visões ambiciosas para o futuro e traça uma meta futura de alcançar velocidades incríveis de 1 Gbps para download e 500 Mbps para upload para os cidadãos americanos. Contudo, ele mantém um certo suspense ao não especificar uma data exata para a realização dessa meta, deixando aberta a questão de quando essa velocidade dos sonhos se tornará o novo padrão.

Milhões de pessoas ainda não têm acesso à internet banda larga

How to get high-speed internet in rural areas

É claro que precisamos de Internet mais rápida para trabalhar, ver filmes e jogar online. As exigências de largura de banda para aplicações modernas são cada vez maiores. Por exemplo, o Nvidia GeForce Now, uma plataforma de jogos em streaming, precisa de pelo menos 35 Mbps para rodar com qualidade adequada, enquanto a Netflix recomenda 15 Mbps para transmissão de filmes na altíssima resolução 4K.

O relatório aborda também questões como a acessibilidade à Internet, incluindo disponibilidade, custo, uso e igualdade de acesso. O governo dos EUA planeja investir US$ 42 bilhões para universalizar o acesso à Internet até 2030. Análises até dezembro de 2022 identificaram diversas situações:

  • Cerca de 24 milhões de americanos, incluindo 28% em áreas rurais e 23% em terras tribais, não têm acesso à banda larga fixa (desconsiderando conexões via satélite);
  • Aproximadamente 9% dos americanos, sendo 36% em áreas rurais e 20% em terras tribais, não estão cobertos pela rede móvel 5G-NR que oferece velocidades de 35/3 Mbps;
  • Um total de 45 milhões de americanos não têm acesso nem ao serviço fixo de 100/20 Mbps, nem ao serviço móvel 5G-NR de 35/3 Mbps;
  • De acordo com o novo padrão estabelecido para as escolas, que é de 1 Gbps por cada 1.000 alunos e funcionários, impressionantes 74% das escolas já alcançaram essa meta desejável.

Para muitos, 100 Mbps são suficientes para as atividades online diárias, mas em áreas remotas, alcançar essa velocidade pode ser difícil ou caro. A FCC destaca a importância de preço, uso, disponibilidade e acesso justo na avaliação da banda larga. Com esses dados, governos podem planejar como levar Internet de alta qualidade a mais regiões, visto que a demanda por conectividade superou a telefonia fixa, tornando essencial o acesso à Internet rápida e acessível para casas, trabalho e educação.

Fonte: FCC via Tom’s Hardware

Postado por
Cearense. 37 anos. Apaixonado por tecnologia desde que usou um computador pela primeira vez, em um hoje jurássico Windows 95. Além de tech, também curto filmes, séries e jogos.
Siga em:
Compartilhe
Deixe seu comentário
Img de rastreio
Localize algo no site!