DJ David Guetta recria voz do rapper Eminem com Inteligência Artificial em sua música

O uso de Inteligência Artificial no mundo da arte ainda gera muitas discussões, dúvidas e suposições, mas não dá para negar que essa presença está cada vez mais comum. Dessa vez a novidade foi vista em uma nova música do famoso DJ David Guetta, que revelou usar programas de IA para recriar a voz do rapper Eminem.

A “parceria” aconteceu de forma inusitada, quando David estava “brincando” com os programas e acabou tendo essa ideia. Na faixa inédita, a voz do rapper surge em uma frase, muito parecida com a original.

Leia também:

Getty Image processa empresa responsável por gerador de imagens via IA
IA que imita vozes de pessoas famosas é usada em conteúdos criminosos
Netflix anuncia animação feita com ajuda de IA e é criticada

Eminem em AI é batizado como “Emin-AI-em”

David Guetta batizou seu Eminem artificial como Emin-AI-em. Ele surge como uma voz na introdução da música que é muito parecida com a do artista original. Na frase ele diz “Este é o futuro do rave sound, estou ficando incrível no submundo”.

O DJ contou que foi algo que ele acabou criando como uma brincadeira e que no final acabou dando muito certo. Nem ele mesmo acreditou. Ele disse que descobriu alguns sites sobre Inteligência Artificial onde basicamente era possível criar uma letra no estilo de um artista específico.

Ele então pediu para o programa escrever um verso no estilo do Eminem sobre o futuro da rave e esse foi o resultado. Depois ele foi em outro site, dessa vez um que pode dublar e recriar vozes conhecidas a partir de prévias, e então escreveu a frase e pronto. Quando colocou para tocar, as pessoas foram a loucura.

Ele ainda revelou que não pretende lançar a música comercialmente com a tal parceria inusitada, por causa dos direitos autorais, mas mesmo sem querer, David acaba colaborando ainda mais com toda essa discussão ética do uso de IA e deepfake pare recriar imagens e sons de outras pessoas sem autorização.

Nesse caso, as pessoas no show do DJ podem facilmente acreditar que aquela música é uma parceria com o verdadeiro Eminem, enquanto o próprio rapper não faz ideia de que sua voz esteja sendo usada nessa ocasião.

Uso de Inteligência Artificial na arte é cada vez mais controverso

Inteligência Artificial

Programas como os usados por David Guetta já são centro de discussões em diversos locais, principalmente quando eles são usados de forma imprópria. É o que aconteceu com o Prime Voice AI, que tem essa capacidade de recriar vozes a partir de prévias e que acabou sendo usado na internet de forma ilegal, espalhando discursos de ódio e de violência ao usar vozes de artistas e personagens conhecidos.

A Netflix também acabou sendo alvo de críticas depois de anunciar uma anime que teve o fundo feito com imagens geradas por um IA, abrindo caminho para a discussão sobre substituição de trabalho de artistas de verdade por algo artificial e que é mais barato para a própria empresa.

Alguns casos estão chegando até mesmo no tribunal, como foi o caso da Getty Image, que processou a Stability AI, criadora do Stable Diffusion, acusando-a de violação de fragrante de propriedade intelectual da Getty Image.

Fonte: consequence

Postado por
Redatora apaixonada por tecnologia, séries e jogos. Adoro explorar tendências tech, mergulhar no universo geek e transformar tudo isso em conteúdo que conecta e inspira!
Siga em:
Compartilhe
Deixe seu comentário
Veja também
Publicações Relacionadas
Img de rastreio
Localize algo no site!