A chegada do 5G no Brasil, embora ainda esteja acontecendo aos poucos, fez com que o país subisse no ranking mundial de velocidade de internet móvel de acordo com o relatório da Ookla, empresa responsável pelo famoso Speedtest.
Em junho o Brasil estava em 80º lugar no ranking, e agora o relatório trimestral mostra que ele está em 65º, com uma média de 31,52 Mb/s de download na internet móvel. O relatório também revelou informações sobre as operadoras e até mesmo as capitais com internet mais rápida.
Leia também:
Leis defasadas impedem que 6 capitais tenham boa infraestrutura para redes 5G
5G chega ao Rio de Janeiro, Florianópolis, Vitória e Palmas
Internet móvel 5G ainda está bem devagar no Brasil
No resultado do ranking, o Brasil acabou ficando atrás de outros países como Turquia, Azerbaijão, Jamaica e Marrocos, porém também passou na frente de outros grandes nomes como Irlanda, que ficou em 70º lugar, o México em 76º, o Chile em 78º e a Argentina que está em 86º lugar.
Em primeiro lugar no ranking ficou a Noruega, com uma média de incríveis 126,9 Mb/s. Já no final da lista, em último lugar, ficou o Haiti, com uma velocidade medida de apenas 4,44 Mb/s.
Essa subida de ranking do Brasil aconteceu por causa do desenvolvimento das redes 5G que está acontecendo no país, porém ainda caminhando a passos lentos. Principalmente quando se compara esse processo com alguns lugares da Europa e da Ásia, onde o avanço do 5G já é bem notável.
Por aqui o sinal de 5G já chegou para quase todas as capitais, porém de forma ainda restrita, funcionando apenas em alguns bairros ou regiões mais ricas dessas cidades.
O relatório também levou em conta a internet fixa, e nessa o Brasil ficou com uma posição melhor, conquistando o 32º lugar no ranking e com uma velocidade média de 94,6 Mb/s. Isso fez com que ficássemos a frente até mesmo de alguns países mais desenvolvidos da Europa.
O líder foi o Chile, com uma velocidade média de 217,4 Mb/s na internet fixa, enquanto a última colocação ficou com Cuba, com velocidade de apenas 1,82 Mb/s.
Entre as operadoras brasileiras, a Claro é a mais rápida
Um relatório mais preciso revelou também alguns detalhes da internet móvel brasileira, como por exemplo uma comparação entre as operadoras mais usadas por aqui. Nessa disputa quem saiu na frente foi a Claro, que mais uma vez segue como líder no ranking de velocidade de download em redes móveis.
Dessa forma, ela ficou na frente das concorrentes Vivo, Tim e Oi, que ocuparam as posições 2, 3 e 4 respectivamente no relatório do terceiro trimestre de 2022. Confira os resultados:
Ranking de velocidade média de download entre operadoras:
- 1º lugar: Claro com velocidade média de 37,17 Mb/s
- 2º lugar: Vivo com velocidade média de 28,25 Mb/s
- 3º lugar: TIM com velocidade média de 25,98 Mb/s
- 4º lugar: Oi com velocidade média de 15,72 Mb/s
Lembrando que a Oi continua sendo mostrada de forma separada mesmo depois de ter sido vendida para a Claro, Tim e Vivo porque a Ookla considera também que grande parte dos clientes da Oi ainda não foram migrados para a nova operadora.
A Claro também ficou em primeiro lugar na medida de latência, ou PING. A TIM geralmente ficava em primeiro lugar nesse ranking, porém dessa vez seu tempo de resposta acabou posicionando a operadora em 3º lugar, depois até mesmo da Vivo.
Ranking de Latência (PING)
- 1º lugar: Claro com latência de 45 ms
- 2º lugar: Vivo com latência de 50 ms
- 3º lugar: TIM com latência de 56 ms
- 4º lugar: Oi com latência de 70 ms
Por fim, a Ookla também revelou um relatório de comparação em relação a consistência, que é medida pela quantidade de vezes que os testes de velocidade alcançam pelo menos 5 Mb/s de download e 1 Mb/s de upload. A Claro saiu na frente também nesse teste, ficando em 1º lugar.
Ranking de Consistência
- 1º lugar: Claro com consistência de 85,9%
- 2º lugar: Vivo com consistência de 82,1%
- 3º lugar: TIM com consistência de 81,2%
- 4º lugar: Oi com consistência de 68,9%
Entre as capitais, Brasília sai na frente com folga
Outros detalhes do relatório da Ookla revelam uma média de velocidade de internet móvel para as capitais, listando as que contam com os maiores resultados em um total de top 10. Em primeiro lugar está Brasília, com uma diferença enorme de mais que o dobro de velocidade de download em relação ao segundo colocado, São Paulo. Confira a lista completa:
Ranking das capitais brasileiras com maior velocidade de internet móvel
- 1º lugar: Brasília com velocidade de download de 100,52 Mb/s, velocidade de upload de 19,86 Mb/s e latência de 17 ms
- 2º lugar: São Paulo com velocidade de download de 49,25 Mb/s, velocidade de upload de 4,13 Mb/s e latência de 22 ms
- 3º lugar: Curitiba com velocidade de download de 49,08 Mb/s, velocidade de upload de 13,91 Mb/s e latência de 20 ms
- 4º lugar: Rio de Janeiro com velocidade de download de 39,7 Mb/s, velocidade de upload de 12,17 Mb/s e latência de 22 ms
- 5º lugar: Belo Horizonte com velocidade de download de 35,82 Mb/s, velocidade de upload de 12,91 Mb/s e latência de 23 ms
- 6º lugar: Goiânia com velocidade de download de 32,31 Mb/s, velocidade de upload de 11,8 Mb/s e latência de 22 ms
- 7º lugar: Salvador com velocidade de download de 31,81 Mb/s, velocidade de upload de 11,08 Mb/s e latência de 21 ms
- 8º lugar: Fortaleza com velocidade de download de 28,97 Mb/s, velocidade de upload de 12,6 Mb/s e latência de 19 ms
- 9º lugar: Recife com velocidade de download de 24,86 Mb/s, velocidade de upload de 11,01 Mb/s e latência de 27 ms
- 10º lugar: Manaus com velocidade de download de 21,62 Mb/s, velocidade de upload de 9,37 Mb/s e latência de 22 ms
Fonte: Ookla