Bengala inteligente pode ajudar pessoas cegas com informações sobre o ambiente

A Inteligência Artificial é uma das tendências para os próximos anos, e o melhor uso desse tipo de tecnologia é para ajudar pessoas. Por isso é cada vez mais comum encontrar dispositivos inteligentes com esse intuito, e dessa vez o que se destaca é a bengala inteligente, que promete ajudar pessoas cegas a entender melhor o ambiente ao seu redor.

Os pesquisadores da Universidade do Colorado em Boulder, nos Estados Unidos, são os responsáveis pela novidade e já compartilharam algumas informações do que a bengala inteligente poderá funcionar. O foco é justamente auxiliar pessoas cegas com tarefas diárias mais complicadas como por exemplo escolher um produto adequado no supermercado ou até mesmo encontrar o melhor assento em uma lanchonete.

Leia também:

Positivo lança Luminária Inteligente de Mesa Wi-Fi com luzes RGB
Kohler inicia vendas da privada inteligente que vem com Alexa e bidê high tech

Bengala inteligente conta com câmeras e sensores

A bengala inteligente poderá ser uma ferramenta muito útil para que pessoas que são cegas ou têm problemas de visão possam se locomover e realizar tarefas de forma independente em locais onde a visão parece ser essencial.

Shivendra Agrawal é um doutorando em ciência da computação e está a frente da pesquisa, sendo um dos autores principais do estudo. Ele revelou que teve a ideia ao entender como algumas tarefas básicas para quem enxerga pode ser um desafio para pessoas cegas.

“Eu realmente gosto de fazer compras e passo bastante tempo na loja, mas tenho noção de que muitas pessoas não podem fazer isso, tornando esse processo simples em algo realmente restritivo. No entanto, acreditamos que esse é um problema que pode ser solucionado”.

A bengala inteligente se difere das convencionais por contar com câmera e sensores localizados em sua extensão e ponto e que oferecem uma visão computacional capaz de mapear e catalogar os objetos e espaços ao seu redor.

Bengala inteligente

Para comunicação com o usuário cego, ela utiliza de vibrações e também de falas que são processadas em tempo real. Graças a essas falas ela pode dar opções e sugestões para a pessoa e até mesmo direcionamento para onde mirar a bengala e ter uma melhor leitura do ambiente. Além disso, esses comandos também ajudam tanto na locomoção dessas pessoas quanto para que eles possam se situar melhor mesmo em locais que não conhece.

“A inteligência artificial e a visão computacional estão melhorando e as pessoas estão usando-as para construir carros autônomos e invenções semelhantes. No entanto, essas tecnologias também têm o potencial de melhorar a qualidade de vida de muitas pessoas.

Dispositivo inteligente já está em fase de testes

Os pesquisadores utilizaram a nova bengala inteligente em testes práticos simulando duas situações. A primeira delas é simular uma compra em um supermercado, colocando uma prateleira com diversas caixas de cereais. Nesse caso a tarefa é conseguir identificar o tipo de cereal desejado pela pessoa.

Já na segunda eles recriaram um ambiente como de uma lanchonete, com várias mesas e cadeiras. Nesse caso eles tinham que encontrar a cadeira certa para se sentar usando a bengala e suas instruções.

No teste do supermercado todos os participantes conseguiram concluir a tarefa com êxito. Já na da lanchonete, 10 entre os 12 participantes conseguiram a façanha, que também é um resultado bom.

“Ainda precisamos de um laptop em uma mochila para rodar o software de IA, mas a ideia é tornar o sistema mais compacto para funcionar com um smartphone comum. Nosso objetivo é amadurecer essa tecnologia, pois acreditamos que a robótica assistida tem o potencial de mudar a realidade de muita gente”

Fonte: colorado.edu

Postado por
Redatora apaixonada por tecnologia, séries e jogos. Adoro explorar tendências tech, mergulhar no universo geek e transformar tudo isso em conteúdo que conecta e inspira!
Siga em:
Compartilhe
Deixe seu comentário
Img de rastreio
Localize algo no site!