Aleksandar Mandić, um dos pioneiros da internet no Brasil, morre aos 66 anos

Nesta quinta-feira (6) ficamos sabendo da triste notícia do falecimento de Aleksandar Mandić, um dos pioneiros quando o assunto é internet no Brasil. Ele foi o fundador do primeiro provedor de internet do país e também fundou o portal iG, que está na ativa até os dias de hoje.

A trajetória de Aleksandar Mandić como empresário começou em 1990. Ou seja, antes do surgimento da internet no Brasil. Na época ele trabalhava na Siemens. Foi lá que ele conheceu a tecnologia BBS (Bulletin Board System). Esse é um sistema que permitia que os computadores trocassem informações e dados através de linhas telefônicas. Te lembra alguma coisa?

Então ele saiu da Siemens e fundou a Mandic BBS, para já começar a trabalhar com o sistema. Em 1996, quando a internet dava seus primeiros passinhos no Brasil, a Mandic BBS mudou de nome para Mandic Internet. Ela foi o primeiro provedor de internet de todo o Brasil, graças ao know-how de Aleksandar Mandić e à parceria com o grupo GP Investimentos.

3 anos depois, em 1999, a Mandic e a GP Investimentos venderam a empresa para um grupo argentino chamado Impsat. Com o dinheiro da venda, Aleksandar Mandić fundou a iG em sociedade com Nizan Guanaes no ano 2000.

aleksandar mandic

Apesar de não ter a mesma força e nem a mesma popularidade de outrora, a iG (que hoje é um portal de conteúdo) fez muito sucesso no início do século por investir em internet discada grátis. Esse era um modelo de negócio que estava em franco crescimento nos anos 2000 e foi uma mina de ouro para o empresário.

Como todo bom empresário, Aleksandar Mandić não parava quieto. Em 2002, após já ter saído da iG, ele fundou a Mandic Mail, um serviço de e-mail focado no mercado corporativo. Ao longo de mais de uma década a empresa Mandic foi evoluindo e acompanhando as tendências do mercado. Até que em 2012 ela foi vendida para a Riverwood Capital, onde Aleksandar manteve um cargo no conselho administrativo.

O último grande trabalho de Aleksandar Mandić aconteceu em 2013, com o Mandic Magic que depois teve seu nome alterado para Wi-Fi Magic. Este serviço possibilita aos usuários saber a senha de redes Wi-Fi públicas de todo o mundo.

Você também deve ler!

OPINIÃO: Aleksandar Mandić foi um gigante do empreendedorismo digital no Brasil

A causa da morte não foi revelada. Sabemos que em 2020 ele contraiu a temida COVID-19 e por ser parte do grupo de risco passou por maus bocados. No total, foram 40 dias na UTI. Mas em maio de 2020 ele se recuperou e voltou para casa.

Entretanto, alguns meses depois ele foi diagnosticado com leucemia e aguardava um transplante de medula óssea enquanto se tratava da doença. Não sabemos, mas sua morte pode ter sido em decorrência dessa enfermidade.

Postado por
Cearense. 37 anos. Apaixonado por tecnologia desde que usou um computador pela primeira vez, em um hoje jurássico Windows 95. Além de tech, também curto filmes, séries e jogos.
Siga em:
Compartilhe
Deixe seu comentário
Img de rastreio
Localize algo no site!