Zoom Docs chega com IA para competir com Word e Google Docs

Zoom Docs chega com IA para competir com Word e Google Docs

Os usuários do Zoom já estão começando a ter acesso a uma nova ferramenta de documentos integrada ao aplicativo de videochamadas, Zoom Docs, que permite principalmente a criação e compartilhamento de arquivos diretamente a partir das reuniões.

Além disso, a nova funcionalidade contará com o uso de IA generativa para ajudar na escrita e edição dos documentos, mostrando um esforço do Zoom para competir com gigantes como Microsoft e Google na busca por se tornar uma plataforma completa para ambientes de trabalho.

Leia também:

Proton lança programa alternativo ao Google Docs e Microsoft Word
Gmail e Docs agora contam com IA generativa para te ajudar a escrever

Integração de IA no Zoom

O Zoom Docs já tinha sido anunciado em outubro do ano passado, 2023, e agora chega sem custo extra para quem é assinante do Zoom Workspace. Embora os usuários do plano gratuito ainda possam criar documentos pessoais de forma ilimitada e até 10 documentos compartilhados, os recursos de IA ainda são exclusivos para usuários pagantes.

Isso porque a nova ferramenta, uma espécie de versão do Google Docs dentro do Zoom, contará com o AI Companion, um recurso de IA generativa desenvolvido com base em modelos de linguagem de grandes dimensões (LLMs) da OpenAI, Anthropic, Meta e também dos próprios modelos da empresa.

Lançado no último outono, o AI Companion pode transformar a transcrição de uma reunião em templates organizados, além de criar tabelas, listas de verificação, resumos de reuniões e rastreadores para gerenciar processos e tarefas. Os documentos podem ser integrados às reuniões do Zoom para facilitar o compartilhamento e a edição colaborativa.

Zoom Docs

“A IA é o que torna a experiência tão diferenciada”, afirma Smita Hashim, diretora de produto do Zoom. “O objetivo é que as tarefas mundanas e de alta fricção, que consomem tanto do nosso tempo, possam ser realizadas pela IA.”

A novidade ainda permite que até 100 pessoas possam se unir para colaborar em tempo real, inclusive fazendo edições, adicionando imagens, tabelas e outros itens, além dos comentários. O recurso de IA também permite ajustes no próprio texto, como tom e estilo,

Zoom Docs que vencer no preço

A Zoom traz a nova funcionalidade em meio a um mercado altamente competitivo, dominado principalmente pelo Google Workspace e pelo Microsoft 365, que já inclusive oferecem suas próprias soluções de IA em suas ferramentas e dispositivos.

Zoom Docs

O Zoom está tentando conquistar uma fatia desse mercado, tenteando ao menos vencer no preço. Seus planos Workplace que incluem o AI Companion sem custo adicional, tem preço a partir de R$ 56,75 por mês aqui no Brasil.

Em comparação, o Copilot da Microsoft para 365 custa R$ 110,00 por usuário por mês, e o Gemini for Business do Google custa R$ 70 por usuário por mês para o Business Standard, além dos custos básicos dos serviços. O Google ao menos oferece um plano Business Starter que também conta com o Gemini com um preço mais acessível, que é de R$ 35 por mês (atualmente em promoção por R$28).

Enquanto o Gemini do Google ajuda usuários a criar ideias, gerar imagens, e resumir e refinar textos no Google Docs, o Copilot da Microsoft oferece funcionalidades em Word, PowerPoint e Excel, analisando e reescrevendo informações, além de criar apresentações.

Desafios para embarcar nesse mercado

Convencer empresas a trocar de fornecedor de tecnologia é um desafio significativo, mas o Zoom pode se beneficiar do fato de muitas organizações já utilizarem seu serviço em conjunto com outras plataformas, deixando espaço para uma possível migração completa.

Durante a pandemia de Covid-19, o Zoom experimentou um crescimento explosivo à medida que pessoas usavam a plataforma para trabalhar e se conectar socialmente. No entanto, com o retorno à normalidade, a empresa enfrenta o desafio de manter sua relevância e expandir suas ofertas.

A plataforma em expansão do Zoom apresenta “bom potencial”, segundo Adam Holtby, analista principal de transformação do ambiente de trabalho na empresa de pesquisa Omdia, especialmente entre trabalhadores da linha de frente que não foram tradicionalmente visados por Google ou Microsoft, e que não estão vinculados a escritórios, mas prontos para a disrupção digital e em busca de soluções tecnológicas.

No entanto, realizar mudanças significativas na IA no local de trabalho requer um investimento substancial em capital e treinamento de funcionários. As empresas querem estar na vanguarda da inovação em IA, mas algumas líderes ainda não forneceram orientações claras para seus trabalhadores. O impacto desse investimento pode não ser evidente até o final desta década.

Para se destacar em meio ao hype da IA, o Zoom precisa “continuar ampliando suas capacidades de IA”, segundo Holtby, mostrando que suas ferramentas são prioritárias e valem o investimento. Normalizar o uso de IA entre uma ampla gama de trabalhadores ainda levará tempo, mas o Zoom está determinado a estar à frente nessa transformação.

Fonte: Wired

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X