Gmail e Docs agora contam com IA generativa para te ajudar a escrever

Gmail e Docs agora contam com IA generativa para te ajudar a escrever

Nesta terça-feira (11), durante o evento Google for Brasil, a Gigante das Buscas trouxe uma série de novidades voltadas para os brasileiros. Além de lançar um sistema antirroubo para smartphones Android e de apresentar uma ferramenta para facilitar a remoção de dados pessoais das buscas, o Google trouxe outra novidade envolvendo inteligência artificial.

O Google trouxe para o Brasil a integração do Gemini, sua principal LLM (large Language Model), com o Gmail e o Docs. Agora, o assistente entende e cria textos complexos em português com a função “Ajude-me a Escrever“. Nos próximos parágrafos dou mais detalhes sobre esta novidade.

Leia também
Google lança sistema contra roubo de celulares Android no Brasil
IA Gemini deverá receber em breve uma extensão do Spotify

Gemini vai ajudar a escrever e-mails

ajude-me a escrever gmail

 

Para usar essa tecnologia, no entanto, você precisa de uma conta do Workspace ou assinar o Google One AI Premium, que custa salgados R$ 96,99 por mês. Segundo a empresa, o português e o espanhol foram as primeiras línguas escolhidas depois do inglês, mostrando a importância dos mercados brasileiro e latino-americano.

Vamos falar primeiro da integração com a ferramenta de e-mail. As sugestões automáticas no Gmail já são velhas conhecidas dos usuários. Mas agora, com o Gemini, o assistente pode ler e resumir e-mails, destacar ações importantes e sugerir respostas mais elaboradas.

Além disso, o “Ajude-me a Escrever” permite mudar o tom do texto para mais casual ou formal conforme necessário e trocar idiomas rápido para falar com pessoas de outros países.

Marco Túlio Pires, do Google News Lab no Brasil, mostrou aos jornalistas que o Gemini é bom em traduzir porque vem do Transformer, um modelo de deep learning criado pela equipe do Google Tradutor. Mas ele avisou que não se deve usar a ferramenta como única fonte de informação por causa de possíveis erros.

Gemini também estará presente no Google Docs

Já no editor de textos Google Docs, a função “Quero ajuda para escrever” abre uma caixa onde você pode pedir ideias para textos ou criar artigos completos. Você pode definir o tom, expandir temas e pedir justificativas ou referências, o que ajuda a verificar dados mais rápido.

E tem mais: o Gemini 1.5 Pro chegou ao Workspace no Brasil. Ainda em inglês, está disponível para usuários do Workspace Labs, do Gemini para Workspace Alpha e no plano Google One AI Premium.

Lançado em fevereiro de 2024, o Gemini 1.5 melhorou em desempenho. Ele usa a técnica Mixture of Experts (MoE), que otimiza o uso do modelo de linguagem para resolver problemas específicos. O Gemini 1.5 Pro oferece capacidades avançadas de IA, como análise de vídeo, áudio e código.

No Google I/O 2024, foi anunciado que uma futura atualização dobrará a janela de contexto para 2 milhões de tokens, beneficiando desenvolvedores e usuários do Google Cloud. Assim, o Gemini será um analista de dados autônomo, especialmente com as melhorias no processamento de código, raciocínio lógico e compreensão de diálogos e multimídia.

Sobre o Autor

Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X