Um relatório recente da TrendFocus mostra que os fabricantes de discos rígidos estão tendo dificuldades.Nos últimos três meses, os embarques de HDDs atingiram cerca de 77 milhões de unidades, o que representa uma redução de 12% em relação ao trimestre anterior e de 18% em relação a 2018.
A maior queda na demanda por discos rígidos é observada no segmento de consumo, as unidades voltadas para o consumidor final. Aqui, as vendas foram influenciadas não apenas pelo fator sazonal, mas também pelo colapso do mercado de computadores pessoais, juntamente com a tendência de mudar para drives de estado sólido, que estão se tornando mais baratos a cada dia.
Fabricantes tradicionais de unidades de disco rígido estão reduzindo o investimento nesse mercado, a Western Digital, por exemplo, decidiu fechar no ano passado uma fábrica na cidade Petaling Jaya, na Malásia. Após a compra da SanDisk, em 2015, a WD está cada vez mais voltada para o semento de SSDs, quando falamos do setor de consumo. No Hardware.com.br analisamos algumas de suas unidades: WD Black PCIe SSD de 512 GB e WD Black NVMe de 1 TB.
Nos três primeiros meses do ano 24,5 milhões de discos rígidos de 3,5 polegadas e 37 milhões de HDDs de 2,5 polegadas, voltado para os dispositivos portáteis, foram entregues. No quarto trimestre de 2018, esses números foram, respectivamente, 4 milhões e 6 milhões maiores. O único segmento que registrou crescimento foi o corporativo, alcançando 11,5 milhões de unidades, crescimento de quase 1 milhão de unidades em relação no último trimestre do ano passado.
Seagate domina o mercado
O líder do mercado de disco rígido é a Seagate, responsável por entregar 41% de todos os HDDs. A Western Digital ficou em segundo lugar, com cerca de 35%, enquanto a Toshiba aparece em seguida, com 24%.