Esse ano a bola da vez em temos de arquitetura para as placas de vídeo da AMD, é a Polaris, que inclusive já foi anunciada e que terá como grande diferencial o processo de fabricação FinFet de 14 nm, o que garantirá bons níveis de eficiência energética.
Porém, durante a GDC 2016 a AMD anunciou o roadmap, isto é o mapa de lançamento, das próximas arquiteturas destinadas as GPUs: Vega em 2017 e Navi que deverá aparecer entre 2018 e 2019. A príncipio no próprio mapa divulgado ficava claro que a arquitetura Vega trará como principal característica a implementação das memórias HBM2. E agora, graças a página do Linkedin de um profissional ligado à área de pesquisa e desenvolvimento da AMD, novas informações acabaram sendo reveladas.
Na página desse funcionário chamado Yu Zheng, é descrito um projeto intitulado “Greenland” que será baseado em uma geração futura de placas de vídeo com um total de 4096 shaders, tratada como IP v9.0, que irá suceder a IP v8.0 em 2017, que é justamente o ano que a Vega chegará ao mercado.
Recentemente realizamos uma entrevista com Alfredo Heiss da AMD durante o bate-papo ele nos conta sobre os próximos planos da companhia, inclusive em relação a arquitetura Polaris e a arquitetura Zen que será responsvável pelas novas CPUs e APUs da empresa.
Fonte(s): VideoCardz
Siga-me no Twitter: @WRPlaza 🙂