Ontem (16), o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskyy, legalizou o uso operações em criptomoedas no país.
Um projeto de lei do mês passado do parlamento da Ucrânia visava legalizar as criptomoedas, preparando um sistema normativo para a regulação e gestão de criptomoedas como Bitcoin e Ethereum.
Desde o início da invasão russa à Ucrânia, membros do governo ucraniano pediram doações em criptomoedas. A Ucrânia também pedia às gigantes da indústria tech a suspensão de suas operações e serviços na Rússia.
Aliás, muitas empresas de tecnologia abandonaram a Rússia e outros serviços foram banidos pelo próprio Kremlin.
Leia mais!
- Activision Blizzard e Epic Games interrompem venda de jogos na Rússia
- Samsung e Microsoft suspendem vendas de produtos na Rússia
- Rússia bane acesso ao Instagram
No início do mês, o perfil oficial da Ucrânia no Twitter compartilhou a sua carteira de criptomoedas para angariar fundos durante a guerra.
Stand with the people of Ukraine. Now accepting cryptocurrency donations. Bitcoin, Ethereum and USDT.
BTC – 357a3So9CbsNfBBgFYACGvxxS6tMaDoa1P
ETH and USDT (ERC-20) – 0x165CD37b4C644C2921454429E7F9358d18A45e14
— Ukraine / Україна (@Ukraine) February 26, 2022
Antes da guerra, a visão do governo da Ucrânia era se tornar o país mais receptivo do mundo em termos de oferta de serviços públicos digitais.
No entanto, em setembro do ano passado, o presidente da Ucrânia vetou um projeto de lei que também visava regularizar as criptomoedas no país. À época, Volodymyr Zelenskyy afirmou que a Ucrânia não estava apta a criar um novo órgão regulador para lidar com criptomoedas.
Mas, infelizmente, o momento agora é outro e a Ucrânia precisa utilizar todos os meios possíveis para travar a guerra contra a Rússia. Portanto, na quarta-feira, (16), o presidente aprovou a lei.
Leia também: Para a Ucrânia, guerra cibernética é crucial para vencer a Rússia
Ukraine has legalized the crypto sector — @ZelenskyyUa signed a law. From now on foreign and Ukrainian cryptocurrencies exchanges will operate legally and banks will open accounts for crypto companies. It is an important step towards the development of the VA market in Ukraine. pic.twitter.com/lqqO1J9r1k
— Мінцифра (@mintsyfra) March 16, 2022
Como funcionará o mercado de criptomoedas na Ucrânia?
Na última terça-feira (15), o Ministro da Transformação Digital da Ucrânia, Mykhailo Fedorov, deu uma entrevista a um site americano falando sobe o projeto de lei.
“O parlamento adotou uma lei que regulariza os ativos virtuais. Eu acredito que o presidente deve aprovar a lei em questão de dias, pois nos estamos na luta para sermos mais amistosos em relação a esse tipo de ativo. Nós continuamos com esse esforço também durante este período de guerra”, afirmou Fedorov.
Fedorov, aliás, informou que a Ucrânia já obteve US$ 55 milhões de doações em criptomoedas. Todo esse valor foi investido no exército do país.
Agora, com a aprovação da lei, as transações de criptomoedas e as empresas de moedas digitais devem se registrar no governo para operar de maneira legal na Ucrânia.
Além disso, os bancos da Ucrânia receberam permissão para abrir contas para empresas de criptomoedas.
A lei ainda fortalece a Comissão Nacional de Valores Mobiliários e Mercado de Ações da Ucrânia. O órgão poderá determinar as políticas do governo país em relação aos ativos digitais.
Essas políticas do governo da Ucrânia incluem a permissão para empresas privadas utilizarem criptomoedas, agindo como um regulador financeiro.
A Comissão Nacional de Valores Mobiliários e Mercado de Ações da Ucrânia também afirmou que o Ministério da Economia se juntou para trabalhar em um projeto que diminua a tributação do país para incluir a nova lei sobre ativos virtuais.
Quem gerencia os ativos digitais do governo ucraniano?
Em 2014, Michael Chobanian lançou a firma de câmbio de criptomoedas Kuna, na Ucrânia, que se tornou a maior do país.
Com sede em Kiev, a Kuna é a firma que mais recebe transações em Ethereum. Desde o início da guerra, a firma fornece suporte ao governo da Ucrânia para angariar fundos em criptomoedas.
De acordo com um representante da Kuna, todos os fundos estão seguros, sendo direcionados ao governo do país.
Com a nova lei, a firma de câmbio não irá apenas ajudar o país a gerenciar as doações diretamente com fornecedores de equipamentos que aceitam criptomoedas, mas também irá converter as criptomoedas em moedas fiduciárias.
Enquanto isso, a Ucrânia efetivou uma parceria com outra firma de câmbios, a gigante FTX. Desse modo, tal parceria ajudará o esforço de guerra da Ucrânia em converter as criptomoedas em fiduciárias para depósito no banco nacional do país.
Além disso, a FTX, a Kuna e Everstake, plataforma de especulação de ativos digitais, se juntaram para criar um site de doações chamado Aid for Ukraine (Ajuda para a Ucrânia).
O site aceita doações em Bitcoin, Ethereum, Polkadot, Dogecoin e outras moedas digitais para “ajudar o povo ucraniano em sua luta pela liberdade”. Enfim, a comunidade internacional, assim como as instituições financeiras, se uniram para ajudar a Ucrânia a enfrentar a guerra.
A Rússia, portanto, recebe uma reviravolta econômica, pois Putin acreditava o conflito iria durar pouco tempo. No entanto, com o reforço econômico do exército ucraniano, a guerra pode tomar outro rumo, afinal de contas, os recursos financeiros são de extrema importância em conflitos armados.