Para a Ucrânia, guerra cibernética é crucial para vencer a Rússia

Para a Ucrânia, guerra cibernética é crucial para vencer a Rússia

A guerra cibernética entre a Rússia e a Ucrânia ocorre desde o início da invasão russa ao país vizinho, com grupos hackers russos agindo para afetar a infraestrutura digital ucraniana.

Leia também: Ucrânia sofre ciberataque russo; páginas do governo são derrubadas

Desta forma, a Ucrânia trabalha para manter estável a sua infraestrutura digital, travando uma batalha cibernética para combater a desinformação e evitar ciberataques, enquanto trava uma guerra real contra a Rússia.

Oleksandr Bornyakov, Ministro interino da Transformação Digital do Governo da Ucrânia apareceu em uma conferência digital, realizada pela empresa de inteligência artificial Collective[i], para debater sobre o papel da tecnologia e da informação em meio durante a guerra.

Ministro interino da Transformação Digital do Governo da Ucrânia, Oleksandr Bornyakov

“Após dois anos de pandemia, aprendemos a trabalhar de maneira remota e mover nossa infraestrutura digital para a nuvem, então estamos prontos para qualquer evento que tente nos atingir”, disse Bornyakov.

Entretanto, o ministro alertou que, apesar desse preparo devido ao isolamento causado pela pandemia, não há como estar “pronto” para ataques cibernéticos quando o seu país está sofrendo ataques bélicos.

“Antes da guerra, estávamos criando um estado digital, estávamos criando o serviço governamental mais conveniente no mundo, e o nosso foco era em diferentes tarefas. Na verdade, estávamos criando o maior centro de tecnologia da informação no Leste Europeu… Naquela época, o nosso foco era em criar algo”, afirmou o ministro Bornyakov sobre a infraestrutura digital da Ucrânia antes da invasão da Rússia.

Ministro ucraniano reconhece a importância dos satélites da Starlink

Atualmente, segundo o ministro, a maioria da infraestrutura da Ucrânia, embora em momento de guerra, está funcionando. De acordo com o próprio ministro, isso acontece graças à ação de Elon Musk em ativar satélites da Starlink na Ucrânia.

“Até o momento, nós recebemos 1.500 terminais de satélites, mas a expectativa é para 5 mil. Portanto, quando nós tivermos esse total, poderemos utilizá-los no em todo o país para garantir que mesmo se o exército russo destrua as torres de telecomunicações, ou cortem as linhas terrestres, a Ucrânia ainda conseguirá ter comunicação”.

Leia mais: Starlink envia mais terminais de internet para a Ucrânia

Ucrânia tem exército de TI para combater a Rússia na guerra cibernética

O ministro Oleksandr Bornyakov afirma que a Ucrânia criou um “exército” de TI formado por 200 mil pessoas para lutar na guerra cibernética contra a Rússia.

Segundo ele, uma das primeiras conquistas, realizada no primeiro dia pós-criação do exército, foi derrubar o site do Kremlin.

Além disso, o exército cibernético da Ucrânia conseguiu derrubar os serviços digitais da bolsa de valores da Rússia, bem como outros sites relacionados ao governo de Vladimir Putin.

Ucrânia guerra cibernética Rússia
Soldados ucranianos do exército de TI.

Ao se gabar dessas conquistas, Oleksandr Bornyakov não tem medo de atestar que os russos “não estão prontos” para a guerra no campo de batalha cibernético.

Outro ponto curioso na fala do ministro é comparar a infraestrutura da Ucrânia com o Windows, sistema operacional da Microsoft.

“Assim como o nosso país, muitos hackers tentaram invadir o Windows durante muitos anos, assim, eventualmente, a Microsoft desenvolveu o sistema operacional mais protegido. Não é possível penetrar o Windows porque a Microsoft tem muita experiência em proteger o seu sistema. Por isso, eu acredito haver uma característica similar na infraestrutura cibernética da Ucrânia”, disse o ministro Bornyakov.

Por fim, é importante ressaltar que a Microsoft, recentemente, destruiu um malware da Rússia que iria invadir a infraestrutura cibernética da Ucrânia e poderia afetar os países vizinhos e toda a Europa.

Microsoft diz ter desarmado malware direcionado à Ucrânia em apenas 3 horas!

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X