Neste domingo (11) o empresário Elon Musk confirmou que o limite de caracteres do Twitter será expandido de 280 para 4 mil. A confirmação ocorreu justamente no perfil pessoal do também CEO da Tesla e SpaceX. Um dos seguidores perguntou se era verdade o aumento do limite de caracteres, o que acabou sendo confirmado pelo bilionário.
Essa é uma mudança bem drástica para a rede social. É válido lembrar que não é a primeira vez que o Twitter aumenta o limite de caracteres. A rede social permitia, originalmente, apenas 140 caracteres por postagem. O limitado número de caracteres foi o responsável pelo surgimento e popularização dos encurtadores de links.
Leia também
Elon Musk revela as principais funções do Twitter 2.0
Criptografia de ponta a ponta está chegando ao Twitter
Porém, em novembro de 2017, a rede social de microblogs aumentou o limite para 280 caracteres. Isso permitiu que os usuários desenvolvessem melhor suas opiniões. Mas ainda mantinha o caráter de microblog da rede social, ou seja, opiniões curtas, rápidas e fáceis de ler.
Porém, o limite de 4 mil caracteres abrirá espaço para os famigerados “textões” nas redes sociais. Isso eliminará completamente a necessidade das threads, ou seja, os “fios”, que ocorrem quando os usuários postam vários tweets em sequência para explicar um assunto mais complexo.
Por um lado isso é bom. Afinal de contas, o Twitter é considerado uma rede social tóxica muito por conta das brigas, discussões e desentendimentos que rolam por lá. O motivo para isso é que é muito fácil ser mal interpretado ou ser tirado de contexto quando você é limitado a expor suas opiniões em apenas 280 caracteres. Expandir o limite de caracteres vai permitir aos usuários apresentarem seus pontos de vista com mais clareza e detalhes.
No entanto, aumentar o limite de caracteres para 4 mil pode matar totalmente a essência do Twitter. Ao invés de ser uma rede social de microblogs, ou seja, opiniões e pensamentos rápidos, o Twitter ficará muito mais parecido com o Facebook ou o LinkedIn, por exemplo.
Obviamente que o bilionário agora dono do Twitter nem deu qualquer detalhe sobre como funcionará esse novo limite de caracteres. Mas é lógico pensar que tweets maiores aparecerão na timeline de maneira resumida. Talvez com um botão “Leia mais”. Essa dinâmica poderia preservar a característica atual do Twitter e não lotar o feed do usuário com tweets enormes e que ocupam a tela inteira.
E você? O que acha dessa mudança?