Twitter vai permitir postagens com até 4 mil caracteres

Neste domingo (11) o empresário Elon Musk confirmou que o limite de caracteres do Twitter será expandido de 280 para 4 mil. A confirmação ocorreu justamente no perfil pessoal do também CEO da Tesla e SpaceX. Um dos seguidores perguntou se era verdade o aumento do limite de caracteres, o que acabou sendo confirmado pelo bilionário.

Essa é uma mudança bem drástica para a rede social. É válido lembrar que não é a primeira vez que o Twitter aumenta o limite de caracteres. A rede social permitia, originalmente, apenas 140 caracteres por postagem. O limitado número de caracteres foi o responsável pelo surgimento e popularização dos encurtadores de links.

Leia também
Elon Musk revela as principais funções do Twitter 2.0
Criptografia de ponta a ponta está chegando ao Twitter

Porém, em novembro de 2017, a rede social de microblogs aumentou o limite para 280 caracteres. Isso permitiu que os usuários desenvolvessem melhor suas opiniões. Mas ainda mantinha o caráter de microblog da rede social, ou seja, opiniões curtas, rápidas e fáceis de ler.

2022 12 12 15.49.12 twitter.com 466ed1005628.jpg?fm=pjpg&ixlib=php 3.3

Porém, o limite de 4 mil caracteres abrirá espaço para os famigerados “textões” nas redes sociais. Isso eliminará completamente a necessidade das threads, ou seja, os “fios”, que ocorrem quando os usuários postam vários tweets em sequência para explicar um assunto mais complexo.

Por um lado isso é bom. Afinal de contas, o Twitter é considerado uma rede social tóxica muito por conta das brigas, discussões e desentendimentos que rolam por lá. O motivo para isso é que é muito fácil ser mal interpretado ou ser tirado de contexto quando você é limitado a expor suas opiniões em apenas 280 caracteres. Expandir o limite de caracteres vai permitir aos usuários apresentarem seus pontos de vista com mais clareza e detalhes.

No entanto, aumentar o limite de caracteres para 4 mil pode matar totalmente a essência do Twitter. Ao invés de ser uma rede social de microblogs, ou seja, opiniões e pensamentos rápidos, o Twitter ficará muito mais parecido com o Facebook ou o LinkedIn, por exemplo.

Obviamente que o bilionário agora dono do Twitter nem deu qualquer detalhe sobre como funcionará esse novo limite de caracteres. Mas é lógico pensar que tweets maiores aparecerão na timeline de maneira resumida. Talvez com um botão “Leia mais”. Essa dinâmica poderia preservar a característica atual do Twitter e não lotar o feed do usuário com tweets enormes e que ocupam a tela inteira.

E você? O que acha dessa mudança?

Postado por
Cearense. 37 anos. Apaixonado por tecnologia desde que usou um computador pela primeira vez, em um hoje jurássico Windows 95. Além de tech, também curto filmes, séries e jogos.
Siga em:
Compartilhe
Deixe seu comentário
Img de rastreio
Localize algo no site!