A hegemonia dos stories em redes sociais, principal recurso do Instagram, chegou ao último local onde não estava presente: no TikTok. Aparentemente, a rede social mais popular entre os jovens irá ganhar o recurso que fez o seu principal rival sepultar o Snapchat e causar uma revolução nas plataformas de redes sociais.
Diferentemente do Twitter, que utiliza(va) o termo “fleet” para os seus (recém-finados) stories, o TikTok manterá o nome que foi popularizado pelo Instagram e terá funções similares ao recurso da plataforma rival.
Com isso, o TikTok adicionou uma nova barra lateral onde ficarão os stories postados pelos usuários que você segue. Será possível adicionar legendas, músicas e textos aos stories, contando com as mesmas ferramentas disponíveis em um post normal do TikTok.
Em contrapartida, os stories do TikTok serão apenas vídeos, algo que não é imposto pelo Instagram, que permite fotos e o compartilhamento de posts via determinados aplicativos, como os de streaming de vídeo e música.
Além disso, assim como os stories do Instagram, os do TikTok terão o prazo de 24 horas até desaparecerem automaticamente.
TikTok Stories: empresa não quis dar muitos detalhes
Também será possível reagir e comentar aos stories e, novamente, seguindo a mesma linha do Instagram, no TikTok será possível clicar na foto de perfil de um usuário e visualizar seus stories.
O TikTok afirma que o novo recurso do seu aplicativo é uma nova forma que os influencers terão para interagir com os seus fãs, mas não informou quando irá lançá-lo.
Além disso, o TikTok não confirmou, de fato, se irá lançar o recurso de stories após essa fase de testes. No entanto, várias pessoas revelaram ter o acesso à ferramenta.
Fleets vanished just in time when Tiktok launched their own version of IG Stories. pic.twitter.com/qsJYQesm14
— Ate Dick (Inah Evans) (@_AteDick) August 3, 2021
Tal postura sigilosa do TikTok é um reflexo da preocupação que as grandes plataformas sociais possuem acerca de um fracasso da implementação do recurso de stories. Por exemplo, o Twitter decidiu acabar com o recurso Fleets nesta semana, oito meses após o seu lançamento, devido ao pouco uso. Aliás, existem aplicativos que talvez ninguém saiba que possuem stories, como o aplicativo do Xbox, que ganhou tal função em junho deste ano.
Leia também:
Instagram Reels: duração dos vídeos é aumentada para um minuto