Na semana passada o lançamento do Threads, nova rede social da Meta, foi um dos tópicos principais no mundo da tecnologia. Mas, ao contrário do que muitos podem pensar, o Threads não incentivará conteúdo político ou notícias. As similaridades da plataforma com o Twitter, bem como as recentes polêmicas em que a rede social do passarinho azul se meteu alçaram o Threads a um possível substituto da rede de microblogs dirigida por Elon Musk.
Mas, para frustração de muitos, o Threads não tem a intenção de se tornar um novo Twitter, especialmente no que diz respeito a conteúdos políticos e notícias. Quem disse isso foi ninguém mais ninguém menos do que Adam Mosseri, o responsável geral pelo Instagram.
Leia também
Tudo o que você precisa saber sobre o Threads
Após lançamento do Threads, Twitter ameaça processar Meta
Meta não quer transformar o Threads em um campo de batalha
Adam Mosseri, CEO do Instagram, deixou claro que o Threads não incentivará esse tipo de conteúdo. O assunto se desenrolou no próprio perfil do executivo no Threads, onde ele teve uma conversa com alguns jornalistas de tecnologias. Um deles era Alex Heath, editor do conhecido site The Verge.
Mosseri afirmou que, embora seja inevitável que notícias e política apareçam no Threads, a empresa não fará nada para encorajar isso. O executivo acredita que o engajamento e a receita incremental que esses conteúdos podem gerar não compensam o escrutínio, a negatividade e os riscos de integridade que os acompanham.
Em outras palavras, a Meta não quer que o Threads se torne um campo de batalha para debates políticos ou um veículo para notícias, como acontece com o Twitter. Veja o que ele disse na íntegra:
“Política e notícias são importantes, não quero insinuar o contrário. Mas a minha opinião é que, da perspectiva de uma plataforma, qualquer engajamento ou receita incremental que elas possam gerar não vale a pena o escrutínio, a negatividade (sejamos honestos) ou os riscos de integridade que as acompanham.
Há comunidades incríveis mais do que suficientes — esportes, música, moda, beleza, entretenimento, etc. — para criar uma plataforma vibrante sem precisar entrar em política ou notícias.”
Erros do passado serão evitados
A visão de Mosseri para o Threads é criar uma “praça pública” para comunidades do Instagram que nunca abraçaram o Twitter e para comunidades do Twitter que estão interessadas em um lugar menos inflamado para conversas. Ele vê o Threads como um espaço para comunidades focadas em esportes, música, moda, beleza, entretenimento e outros temas, mas não para política ou notícias.
Essa abordagem é uma mudança significativa em relação à postura anterior da Meta. No passado, a empresa incentivou ativamente a indústria jornalística a usar o Facebook como uma plataforma para notícias. Mosseri reconhece que seria um erro repetir isso. Veja o que ele disse:
“Não vamos desencorajar ou rebaixar as notícias ou a política, simplesmente não vamos cortejá-los da maneira que tivemos no passado. Se formos honestos, fomos rápidos demais em prometer muito à indústria [jornalística] no Facebook no início da década de 2010, e seria um erro repetir isso…”
A decisão para o Threads não incentivar conteúdo político e notícias no Threads é uma tentativa de evitar os problemas que surgiram no Facebook e no Instagram, onde a disseminação de notícias falsas e conteúdo político polarizador tem sido um problema contínuo. Inclusive, no Canadá a Meta não veicula mais notícias no Facebook e Instagram.
Em outras palavras, o Threads quer ser um espaço para conversas mais leves e menos inflamadas. E talvez seja justamente por isso que a nova rede social do momento não tome o lugar do Twitter ou sequer chegue a ter a mesma relevância que o Instagram e TikTok têm no momento.
E você? Já está usando o Threads? O que achou da nova rede social de Mark Zuckerberg?
Fontes: Adam Mosseri (Threads) via The Verge
Deixe seu comentário