Em 2019 veremos uma nova corrida na indústria dos smartphones: modelos dobráveis. Deixando um pouco de lado os problemas que tal aplicação pode gerar no dia a dia, e até um retrocesso em muitos desses modelos, que serão dobráveis, mas ao mesmo tempo com uma maior espessura, a aposta nesses modelos virá tanto de empresas menores como de gigantes do setor.
O primeiro modelo lançado com esse conceito é o FlexPai, da Rouyu Technology (Royole Corporation). Porém, como contamos aqui, ele parece muito mais um protótipo do que um produto final. As melhores apostas serão mesmo de empresas com maior poder de investimento e daquelas que investirem realmente nas melhores aplicações de painéis OLED, que tornam mais viável o fator dobra. No campo de telas OLED para smartphones Samsung e LG se destacam. Ambas as empresas sul-coreanas produzem telas de excelente qualidade. Em termos de participação no mercado a Samsung conta com uma liderança esmagadora. A companhia é responsável pelos fornecimento de 93% das telas OLED voltadas para smartphone.
Há varias maneiras de entregar o tal smartphone dobrável, no caso da LG, um esquema que surgiu na internet, parece ser um dos mais interessantes. Ele segue a mesma linha base de uma TV OLED 65 polegadas que podia ser enrolada, demonstrada pela gigante asiática na CES 2018.
Em 2018 essa TV era um protótipo, em 2019 ela se tornará um produto comercial. Embora já tenha declaro que não irá apresentar um smartphone dobrável em 2019, rumores indicam que a LG o fará, e que sua mecânica de operação de uma tela OLED enrolável. Como você pode conferir abaixo na imagem, a tela do smartphone dobrável da LG poderia ser puxada, aparecendo de acordo com a amplitude.
Além da tela principal enrolável o aparelho teria ainda um segundo display, responsável por exibir notificações, um conjunto de câmeras na traseira, com sensor a laser e flash. O aumento dos painéis OLED flexíveis nos próximos anos será bem representativo. De acordo com dados da IHS Market a expectativa é que serão vendidos 50 milhões de telas com essa característica em 2025. Além dos smartphones, veremos cada vez mais gadgets com essa característica, a partir da continuidade na redução do preço para produção.
Agora só nos resta aguardar. A expectativa é que o smartphone dobrável da LG apareça durante a CES 2019, que acontecerá em Las Vegas, entre 8 e 11 de janeiro.