A Samsung lançou uma nova campanha de marketing que provoca diretamente uma de suas rivais, a Apple.
Humor e Provocação no estilo “O Mestre Mandou”
O vídeo de 30 segundos brinca com algumas características associadas ao público fiel aos produtos da gigante da maçã, como a prática de formar filas na Apple Store para o início das vendas de um novo aparelho.
A Samsung satiriza esse comportamento com uma alusão à brincadeira “o mestre mandou”. Em um trecho, a primeira pessoa na fila, representando um cliente da Apple, expressa desapontamento ao questionar: “O que tem de novo?”.
Inovação x Tradição: Aposta nos modelos dobráveis
O comercial também faz uma comparação entre as novas apostas da Samsung, que fogem do convencional, como os modelos dobrável Galaxy Z Fold 6 e Galaxy Z Flip 6, oferecendo novas formas de interação. Em contrapartida, a Apple segue o padrão que a consagrou no mercado mobile, mantendo uma abordagem mais conservadora em termos de design e funcionalidades.
Com o slogan “Ninguém deveria esperar por inovação”, a Samsung envia uma mensagem clara de que, enquanto a Apple parece hesitar em algumas apostas, outras empresas já estão oferecendo novas possibilidades e produtos com características distintas.
Em nota oficial sobre o comercial, Olga Suvorova , vice-presidente de marketing de experiência móvel da Samsung Electronics America, diz que “como marca, adotamos uma abordagem aberta com menos limites e menos exclusividade para ajudar todos nós a ir mais longe e alcançar mais. Essa abordagem quebra barreiras, abre possibilidades e permite maior criatividade. É tentador continuar com o familiar e queremos aquecer as pessoas para a ideia de que a melhor experiência móvel pode vir de experimentar um novo dispositivo.”
O comercial foi desenvolvido em parceria com a agência criativa BBH USA e foi dirigido pela dupla de diretores Rubberband, do estúdio criativo SMUGGLER.
Você também deve ler!
Windows x Mac: relembre a clássica imagem que imaginou o perfil de usuário de cada plataforma
Apple promove privacidade do navegador Safari com um comercial de impacto (e que provoca o Chrome)
Histórico de Rivalidade e Humor nos Comerciais
A Samsung é conhecida por provocar a Apple em suas campanhas publicitárias. Em 2022, a sul-coreana já havia criticado a falta de novidades nos aparelhos da Apple. Em 2023, foi a vez de zombar a demora da concorrente em adotar o USB-C no iPhone.
A Apple e seu Comercial Icônico de 1984
No embate histórico entre empresas, a Apple também possui um dos comerciais mais emblemáticos da publicidade: o clássico “1984”. Criado para promover o Macintosh, esse anúncio coloca a Apple como uma libertadora em um cenário totalitário estabelecido pela IBM. Temos um artigo com algumas curiosidades sobre esse famoso comercial.
Deixe seu comentário