A Samsung e AMD anunciaram os primeiros monitores com o recurso FreeSync, trazendo uma melhor experiência para o usuário, principalmente em jogos.
O FreeSync da AMD é um ataque direto ao G-Sync da Nivida, apresentando a um tempo atrás. E as duas tecnologias tem como principio eliminar distorções e melhorando a fluidez nos jogos.
Os planos da Samsung e AMD é apresentar os primeiros monitores com o FreeSync a partir de março de 2015, e os primeiros modelos serão o UD590 (com variações de 23,6 e 28 polegadas) e UE850 (23,6, 27 e 31,5 polegadas) ambos com suporte Ultra HD (4K). O ponto chave das duas tecnologias tanto o FreeSync e o G-Sync é a alteração dinâmica da taxa de atualização do monitor para coincidir com a saída da placa de vídeo.
O FreeSync usa-se de um protocolo código aberto, o que significa que qualquer um pode implementar em um monitor compatível, já o G-Sync da Nvidia acrescenta-se US$ 200 no custo do monitor. O FreeSync funciona como uma modificação do padrão DisplayPort 1.2a (padrão DisplayPort 1.3).
“Estamos muito satisfeitos por adotar a tecnologia AMD FreeSync ao nosso roteiro de monitores UHD da Samsung Electronics, nós apoiamos totalmente os padrões abertos, Com essa tecnologia, acreditamos que usuários, incluindo gamers, vão aproveitar seus vídeos e jogos de maneira mais suave sem falhas ou tearing em seus monitores”, afirmou Joe Chan, vice-presidente da Samsung Electronics Southeast Asia. divisão Visual Display.
Os monitores estarão estar disponíveis a partir de março de 2015, e deverão ser apresentados em janeiro durante a CES 2015 em Las Vegas.
Fonte(s): PC Gamer