A Sony pode estar planejando voltar ao mercado de consoles portáteis com um novo PlayStation Portable que roda jogos do PS4, segundo rumores. Enquanto muitos esperam pelo anúncio do PS5 Pro, a Sony parece querer expandir sua linha de consoles ainda mais.
Leia também
Microsoft planeja inundar as configurações do Windows com anúncios do Game Pass
Patente da Sony sugere que IA poderá jogar partes repetitivas de jogos por você
Rumores sobre um novo PSP
Nos fóruns ResetERA, o jornalista russo Anton Logvinov, conhecido por ter antecipado jogos do PlayStation no PC, disse no Telegram que a Sony trabalha em um novo PSP capaz de rodar títulos desenvolvidos para o PS4.
Ainda de acordo com o rumor, os jogos de lançamento são os mesmos disponíveis no PC e no Steam Deck. Ou seja, pelo menos no início, a coleção de jogos disponível será bem pequena. Isso sugere que o novo sistema pode ter surpresas, especialmente porque as lojas parecem duvidar desse portátil.
Já ouvimos sobre um novo PlayStation Portable antes. Em fevereiro, o canal Moore’s Law is Dead mencionou um sistema com APU AMD customizada para jogos do PS4 e PS5. Embora possa ser o mesmo aparelho que Logvinov citou, ele não falou sobre jogos do PS5. Então, a compatibilidade com esses títulos pode ser um segredo ou algo para adicionar depois, se o sistema estiver mesmo em desenvolvimento.
Com o sucesso do Nintendo Switch, Steam Deck e ROG Ally da ASUS, não seria estranho a Sony querer entrar nesse mercado de novo. Até a Microsoft parece interessada. De qualquer forma, é meio estranho pensar num dispositivo só para jogos do PS4, quando já existe o PlayStation Portal, que faz streaming de jogos do PS5.
Nova geração do Xbox em 2026
Em contrapartida, a Microsoft pode lançar sua próxima geração de consoles Xbox mais cedo do que se pensava. O informante TheGhostofHope diz que fontes confiáveis indicam um lançamento para 2026, antes do previsto pelos analistas. Um detalhe interessante é que a empresa pode usar a compra da Activision Blizzard para impulsionar as vendas do novo console, trazendo Call of Duty como um dos jogos no lançamento.
Não é a primeira vez que rumores apontam para o lançamento do novo Xbox em 2026. Em dezembro, o YouTuber RedGamingTech mencionou que a Microsoft escolheria a CPU AMD Ryzen Zen 5 porque a Zen 6 não estaria pronta. Ele também disse que a empresa deixaria de lado a estratégia de dois modelos diferentes desta geração e usaria apenas um.
A Microsoft quer repetir o sucesso do Xbox 360. Lançado um ano antes do PlayStation 3, ele aproveitou a falta de concorrência e vendeu muito bem. Até 2024, o Xbox 360 vendeu 84 milhões de unidades, enquanto o primeiro Xbox teve 24 milhões. O último número do Xbox One foi de 58 milhões. Os atuais Xbox Series X|S estão em torno de 27 milhões.
Lançar um produto assim antes da Sony é arriscado, mas pode ajudar a Microsoft a ganhar mais usuários e ter preços competitivos. A presidente do Xbox, Sarah Bond, falou recentemente que a empresa quer dar o maior salto entre gerações de consoles de sua história.
Provavelmente, a Microsoft não vai lançar uma versão “atualizada” do console no meio da geração, enquanto a Sony deve anunciar o PlayStation 5 Pro este ano. Isso permite que o Xbox se concentre no seu grande lançamento seguinte, enquanto o PlayStation 6 não deve chegar antes de 2027. E aí, será que essa é uma boa estratégia para a Microsoft tentar virar o jogo?
Fontes: Wccftech 1 e Wccftech 2
Deixe seu comentário