A Amazon anunciou o lançamento de seu assistente de compras com inteligência artificial, chamado Rufus, que agora já está disponível para todos os clientes nos EUA no aplicativo móvel da Amazon.
O Rufus foi projetado principalmente para ajudar os clientes em suas compras, seja encontrando os melhores produtos, oferecendo informações e comparações com outros produtos da lista, e até mesmo com informações personalizadas sobre pedidos já feitos. Confira mais detalhes!
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Rufus já estava em testes na versão beta, mas de forma limitada
Embora o novo chatbot chegue para todos, ele ainda está na versão beta de testes, segundo a empresa. O Rufus já tinha sido disponibilizado nessa versão desde fevereiro, mas apenas para um grupo selecionado de clientes. Agora, já está liberado para todos, embora apenas nos Estados Unidos por enquanto.
De acordo com a Amazon, foi possível acumular “dezenas de milhões de perguntas” durante a primeira fase de testes do chatbot, conseguindo assim aprimorá-lo o suficiente para lançar para todos nesse momento.
Rufus foi treinado através do grande catálogo de produtos da Amazon, além de usar também as avaliações de clientes, perguntas e respostas da comunidade e outras informações públicas disponíveis na web. No entanto, a Amazon não especificou de quais sites essas informações foram obtidas, nem se incluíam outros sites de varejo.
O chatbot é alimentado por um modelo de linguagem grande interno (LLM), especializado em compras. Isso ajuda com que os clientes tenham respostas mais precisas sobre detalhes dos produtos, fatores a considerar na hora da escolha, diferenças entre itens e a durabilidade, já que ele consegue se basear, além dessas informações tiradas da web, também nas avaliações de clientes da Amazon e até em análises de especialistas.
Exemplos de uso do Rufus
Os clientes podem interagir com Rufus fazendo perguntas como “O que considerar ao comprar fones de ouvido?”, “O que são produtos de beleza limpa?” ou “O que eu preciso para golfe em clima frio?”. Ele também pode ser útil quando o cliente quer começar uma atividade com a qual não tem ainda tanta familiaridade, e quer se certificar de que terá tudo o que é preciso.
Por exemplo, se alguém que começar a construir um jardim interno e disser isso pro Rufus, ele poderá listar os itens que serão necessários para realizar essa tarefa.
Durante os testes, a Amazon observou que os clientes não só faziam perguntas diretamente à IA, mas também clicavam em perguntas relacionadas na janela de chat para obter mais informações. Por exemplo, um cliente poderia perguntar sobre o material de uma mochila e, em seguida, clicar em “O que os clientes dizem?” para ler as avaliações.
O chatbot não apenas lista produtos para compras, mas também ajuda com informações para ajudar na escolha do que comprar. Além de comparar itens, ele também traz atualizações sobre a tendência da moda, por exemplo, para que uma pessoa tenha dicas de quais peças de roupa ou acessórios estão em alta.
Por fim, o Rufus também terá sua assistência personalizada, podendo trazer informações sobre pedidos já feitos em uma determinada conta ou até mesmo sobre os pedidos atuais, como data de previsão de entrega e mais.
Para acessar Rufus, os clientes dos EUA precisam atualizar para a versão mais recente do aplicativo de compras da Amazon. O assistente fica localizado no canto inferior direito da barra de navegação principal do aplicativo, indicado por um ícone com bolhas de chat e um brilho.
Amazon promete melhorias futuras
Por enquanto, por ainda estar em fase de testes, mesmo que o Rufus consiga cumprir seu papel principal e já seja considerado um bom companheiro de compras, ele também está sujeito a erros e limitações em suas recomendações (até porque ele só recomenda produtos disponíveis na Amazon).
A empresa afirmou que continuará a melhorar Rufus com o tempo, buscando torná-lo ainda mais eficiente e útil para os clientes. Ainda assim, o Rufus chega como uma adição bem vinda ao arsenal de ferramentas da Amazon para atender melhor seus clientes.
Fonte: techcrunch, Amazon
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