Google está criando chatbots movidos por IA baseados em celebridades

Google está criando chatbots movidos por IA baseados em celebridades

Os chatbots estão se tornando cada vez mais comuns em soluções com inteligência artificial, e por isso está chegando aquele momento em que eles precisam inovar ou trazer algo de diferente para se destacar. E é mais ou menos o que o Google estaria tentando.

De acordo com o The Information, a empresa estaria trabalhando em uma nova geração de chatbots baseados em celebridades e influenciadores do YouTube. Embora seja de fato uma forma de destacar a nova tecnologia, não é exatamente algo inédito e nem pioneiro. Saiba mais detalhes.

Leia também:

Chatbot do Pornhub conseguiu impedir mais de 4 milhões de buscas por conteúdo de abuso sexual infantil
Elon Musk revela Grok, novo chatbot rebelde e com senso de humor

A estratégia de IA do Google não é inédita

Os novos chatbots do Google serão alimentados pela família de grandes modelos de linguagem Gemini da empresa. Esta família de modelos é projetada para entender e gerar linguagem natural de forma avançada, o que permitirá aos chatbots interagir de forma mais realista e envolvente com os usuários.

Segundo o relatório, o Google está tentando criar parcerias com influenciadores e celebridades, ao mesmo tempo que desenvolve um recurso que permitirá aos usuários criarem seus próprios chatbots descrevendo suas personalidades e aparências.

Esta funcionalidade não é muito nova, já que é possível fazer isso há algum tempo em outros serviços, sendo o Character.ai o mais popular entre eles.

chatbots do Character.ai

Um fato curioso é que Noam Shazeer, um dos co-fundadores do Character.ai, é um ex-engenheiro do Google e um dos criadores dos “transformers”, a tecnologia fundamental que tornou a IA generativa possível. Isso mostra uma conexão entre os avanços tecnológicos que possibilitaram a criação de chatbots sofisticados e a evolução das plataformas de IA.

Novos chatbots ainda são considerados experimento

Ainda não se sabe exatamente quais celebridades ou influenciadores o Google poderá escolher para parcerias, mas ela não sai na frente nesse quesito. Acontece que a Meta, por exemplo, já lançou chatbots baseados em personalidades como a estrela do TikTok Charli D’Amelio, o fenômeno do YouTube Mr. Beast, Snoop Dogg, Tom Brady e Paris Hilton.

chatbots da meta

Já o Character.ai ainda amplia essas possibilidades ao incluir personagens como políticos, filósofos, personagens da ficção e até objetos inanimados, como um bloco de queijo que fala. A equipe do Google, liderada pelo veterano Ryan Germick, conhecido por seu trabalho no Google Doodles, está encarregada deste projeto.

Mas é importante ressaltar que existem indícios de que os chatbots do Google possam ser apenas um experimento. De acordo com o The Information, esses bots podem aparecer inicialmente apenas no Google Labs, o site da empresa para produtos experimentais, ao invés de serem lançados amplamente.

Isso sugere que o Google está preferindo dar passos mais cautelosos, escolhendo testar a receptividade e a funcionalidade dos chatbots antes de um lançamento mais amplo.

Mas será que agrada?

Uma questão importante é por que o Google está investindo nessa área, considerando que os chatbots de IA baseados em celebridades da Meta não tiveram grande sucesso.

Por exemplo, o chatbot da Meta baseado em Snoop Dogg tem apenas 15.000 seguidores no Instagram, comparado aos 87,5 milhões de seguidores do rapper real. Isso levanta dúvidas sobre o apelo e a utilidade desses chatbots para o público em geral.

Fonte: engadget

Sobre o Autor

Avatar de Larissa Ximenes
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X