Os chatbots estão se tornando cada vez mais comuns em soluções com inteligência artificial, e por isso está chegando aquele momento em que eles precisam inovar ou trazer algo de diferente para se destacar. E é mais ou menos o que o Google estaria tentando.
De acordo com o The Information, a empresa estaria trabalhando em uma nova geração de chatbots baseados em celebridades e influenciadores do YouTube. Embora seja de fato uma forma de destacar a nova tecnologia, não é exatamente algo inédito e nem pioneiro. Saiba mais detalhes.
Leia também:
Chatbot do Pornhub conseguiu impedir mais de 4 milhões de buscas por conteúdo de abuso sexual infantil
Elon Musk revela Grok, novo chatbot rebelde e com senso de humor
A estratégia de IA do Google não é inédita
Os novos chatbots do Google serão alimentados pela família de grandes modelos de linguagem Gemini da empresa. Esta família de modelos é projetada para entender e gerar linguagem natural de forma avançada, o que permitirá aos chatbots interagir de forma mais realista e envolvente com os usuários.
Segundo o relatório, o Google está tentando criar parcerias com influenciadores e celebridades, ao mesmo tempo que desenvolve um recurso que permitirá aos usuários criarem seus próprios chatbots descrevendo suas personalidades e aparências.
Esta funcionalidade não é muito nova, já que é possível fazer isso há algum tempo em outros serviços, sendo o Character.ai o mais popular entre eles.
Um fato curioso é que Noam Shazeer, um dos co-fundadores do Character.ai, é um ex-engenheiro do Google e um dos criadores dos “transformers”, a tecnologia fundamental que tornou a IA generativa possível. Isso mostra uma conexão entre os avanços tecnológicos que possibilitaram a criação de chatbots sofisticados e a evolução das plataformas de IA.
Novos chatbots ainda são considerados experimento
Ainda não se sabe exatamente quais celebridades ou influenciadores o Google poderá escolher para parcerias, mas ela não sai na frente nesse quesito. Acontece que a Meta, por exemplo, já lançou chatbots baseados em personalidades como a estrela do TikTok Charli D’Amelio, o fenômeno do YouTube Mr. Beast, Snoop Dogg, Tom Brady e Paris Hilton.
Já o Character.ai ainda amplia essas possibilidades ao incluir personagens como políticos, filósofos, personagens da ficção e até objetos inanimados, como um bloco de queijo que fala. A equipe do Google, liderada pelo veterano Ryan Germick, conhecido por seu trabalho no Google Doodles, está encarregada deste projeto.
Mas é importante ressaltar que existem indícios de que os chatbots do Google possam ser apenas um experimento. De acordo com o The Information, esses bots podem aparecer inicialmente apenas no Google Labs, o site da empresa para produtos experimentais, ao invés de serem lançados amplamente.
Isso sugere que o Google está preferindo dar passos mais cautelosos, escolhendo testar a receptividade e a funcionalidade dos chatbots antes de um lançamento mais amplo.
Mas será que agrada?
Uma questão importante é por que o Google está investindo nessa área, considerando que os chatbots de IA baseados em celebridades da Meta não tiveram grande sucesso.
Por exemplo, o chatbot da Meta baseado em Snoop Dogg tem apenas 15.000 seguidores no Instagram, comparado aos 87,5 milhões de seguidores do rapper real. Isso levanta dúvidas sobre o apelo e a utilidade desses chatbots para o público em geral.
Fonte: engadget
Deixe seu comentário