Analistas estimam que a receitas da indústria global de jogos ultrapassará US$ 300 bilhões até 2027. Esse número é mencionado em um relatório da empresa de consultoria Bain & Company. Eles projetam um crescimento de 9% na receita a cada ano, um montante de US$ 199 bilhões até 2022 e US$ 307 bilhões até 2027.
A perspectiva de crescimento é observada em todas as áreas relacionadas – de eSports a jogos para dispositivos móveis. O panorama de alguns títulos como GTA VI se transformando rapidamente em um objeto de interesse coletivo, superando grandes blockbusters cinematográficos, também é uma tendência que deve continuar.
Evidentemente, a franquia GTA costuma ter um nível de apelo que ultrapassa o interesse médio registrado em outros títulos, até mesmo pelo fato de não ser um jogo lançado a todo momento. Até o lançamento de GTA 6, em 2025, serão 12 anos de hiato entre o título que conta a história de Trevor, Michael e Franklin e o próximo jogo focado em um casal, Lucia e Jason.
E esse fenômeno de apelo já é constatado em alguns números. Como informa nosso coirmão, a GameVicio, em apenas sete meses, o trailer de GTA 6 ultrapassou a marca de 200 milhões de visualizações.
Engajamento será cada vez mais importante
Segundo a Bain & Company, o crescimento na receita está sendo impulsionado pelo forte engajamento dos jogadores mais jovens, particularmente aqueles com idades entre 13 e 17 anos, que passam cerca de 40% mais tempo em ambientes de videogames do que em outras formas de mídia, incluindo mídia social, música e TV.
O relatório pontua que o crescimento da indústria de jogos será alimentado pelo engajamento pesado de jogadores mais jovens e pelo aumento da atividade de negócios no setor. O sucesso dependerá diretamente de uma boa gestão de franquias, engajamento e a capacidade de reter os melhores talentos.
Esse panorama também fará com que as empresas envolvidas diretamente com jogos repensem algumas das fontes de receita, como a publicidade. A EA, por exemplo, já disse que tem o objetivo de implementar anúncios dinâmicos dentro dos seus títulos AAA. Equipes da empresa já estão trabalhando internamente em como fazer a aplicação de publicidade bem pensada dentro das experiências in game de alguns jogos.