Ray Tracing em placas AMD para gamers? Só quando a tecnologia estiver estabelecida

Até o momento, a NVIDIA está correndo sozinha no mercado de placas de vídeo voltadas ao público gamer com suporte a tecnologia de traçado de raios, o já famoso Ray Tracing, que faz parte do mundo das animações desde Carros, e que agora, com os avanços de arquitetura e hardware, pode ser aplicada em tempo real em games. As primeiras placas com essas características são as da série RTX 20 – RTX 2080 Ti,RTX 2080 e RTX 2070. Mas e a AMD dará uma resposta? Sim, porém somente quando a tecnologia estiver estabelecida.

Assim pontuou David Wang,novo chefão da divisão Radeon Technologies Group (RTG), após a saída de Raja Koduri, para a Intel, em entrevista ao site japonês 4Gamer. O executivo ressalta que a companhia, responsável pelas Radeon, deve apresentar placas com suporte ao DXR (DirectX Raytracing), que é a compatibilidade de renderização por traçado de raios na api DirectX 12, suportado no Windows 10.  Porém esse suporte só será adicionado pela AMD quando a tecnologia puder ser aplicada em produtos de todas as faixas de preço, de placas de entrada a alta performance. Atualmente, o Ray Tracing está presente apenas em placas de alta performance.

Ray Tracing

“A utilização de jogos de ray tracing em games não prosseguirá enquanto não possamos oferecer a tecnologia em todos os segmentos de produto, do mais baixo ao topo de linha” – David Wang

A declaração da Wang reflete uma posição pessoal, não uma posição oficial da AMD, porém é bem provável que realmente a AMD não tenha nenhuma pressa por esse suporte nas placas para games. Além de não ter tanta grana quanto sua concorrente para investir na tecnologia a própria NVIDIA, não emplacou suas RTX, além de caras, todo mundo está com um grande ponto de interrogação na cabeça em relação a aplicação prática da tecnologia e o grande impacto que ela acarreta no desempenho, quando ativado.

Você também deve ler!

No momento, a AMD investe em Ray Tracing em outo setor, o profissional, com o desenvolvimento da tecnologia Radeon ProRender. 

Na sua opinião a NVIDIA se precipitou em lançar a série RTX com suporte ao Ray Tracing?

Postado por
Editor-chefe no Hardware.com.br. Aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Siga em:
Compartilhe
Deixe seu comentário
Localize algo no site!