7nm e até 64 núcleos: AMD lança a linha EYPC Rome baseada em Zen2

7nm e até 64 núcleos: AMD lança a linha EYPC Rome baseada em Zen2

Durante o AMD Next Horizon, evento que também teve a apresentação das placas profissionais Instinct MI60 e MI50, a gigante de Sunnyvale anunciou seus primeiros processadores baseados em Zen2, a evolução da microarquitetura dos processadores Ryzen e EYPC.

A linha EYPC, voltada para o segmento profissional ganha agora os chips codinome Rome, construídos sob o processo de fabricação de 7nm – são os primeiros processadores x86 com essa característica, com opções de até 64 núcleos e 128 threads. Esses novos processadores contam com um controlador de memória DDR4 de 8 canais e um controlador PCI-Express 4.0, suporte máximo a 128 pistas – este também é o primeiro processador x86 com essa característica.

eypc

A AMD explica que os processadores EYPC Rome contam com um design modular. Um módulo multi-chip que consiste em nove chips, numa configuração que a companhia chama de Chiplet Design. No PCB, os engenheiros da empresa colocaram oito módulos de 7 nm (ou “chiplets”, como os representantes da AMD se referem), cada um contendo oito núcleos Zen 2, e um adicional E / S de 14 nm que se comunica com chiplet. O barramento que faz essa interligação é o Infinity Fabric, que agora também está na segunda geração.

7nm

De acordo com a Mark Papermaster, CTO da AMD, a microarquitetura Zen 2, a alma desses novos processadores e dos que ainda virão, é muito mais que uma versão otimizada de 7nm do núcleo Zen existente. O executivo diz que os núcleos foram otimizados de várias maneiras, de modo que o IPC (o número médio de instruções que a CPU pode executar por clock) aumentou significativamente. Em dimensões do transistor, Papermaster diz que o processo de 7nm da TSMC é comparável ao novo processo de 10nm da Intel, porém entregando mais desempenho por watt.


Em comparação com os EYPC atuais, a nova geração consegue fornecer um aumento de 2x na performance. Durante a apresentação também foi demonstrada o potencial de uma versão de engenharia de um EYPC Rome (64 núcleos / 128 threads) no benchmark de renderização cRay, comparado a um sistema dual-socket Xeon Platinum 8180M (56 núcleos / 112 threads). A o processador da AMD executou a tarefa em 28,1 segundos, enquanto o chip da Intel demorou 30,2 segundos.

A AMD também fez questão de frisar que os EYPC Rome estão protegidos contra ataques da ameaça Specter (contra as falhas Meltdown e Foreshadow a microarquitetura anterior da AMD já estava protegida).

Preço e disponibilidade

A AMD já está fornecendo amostras de teste dos processadores EPYC Rome para seus clientes e fabricantes de servidores. As entregas em massa dos novos processadores começarão em 2019.

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X